Seja durante as férias ou em meio a uma rotina agitada, existem exercícios para fazer na praia que garantem que o corpo esteja sempre em movimento, saudável e em forma.

Realizar exercícios com frequência é essencial para quem quer se manter saudável e melhorar a qualidade de vida. Além de melhorar o condicionamento físico e fortalecer o corpo, atividades físicas também ajudam a elevar a autoestima. Quer saber como fazer isso na praia? Confira 4 tipos de exercícios:

1. Abdominais

Abdominais são ótimos exercícios para fazer na praia: são práticos, já que não exigem nenhum tipo de equipamento ou ambiente próprio, e extremamente eficientes para quem quer se manter em forma e queimar calorias.

Com os joelhos flexionados e as solas dos pés tocando o chão, eleve o tronco com os braços flexionados na linha das orelhas. Repita pelo menos 15 vezes e descanse por alguns segundos. Caso queira aumentar o grau de dificuldade, experimente estender as pernas em um ângulo de 90 graus ou até mesmo eleve as pernas sem deixá-las tocar o chão.

Seja após algum exercício aeróbico como caminhadas ou corridas, antes de se exercitar ou até mesmo durante aquele tempo relaxante debaixo do sol, abdominais são ótimas alternativas para trabalhar o corpo.

2. Corridas e caminhadas

Caminhar na praia é uma das atividades mais prazerosas tanto para quem está de férias quanto para quem vive perto do mar. Além de não exigir nenhum aparelho ou roupa especial (apenas um tênis confortável), caminhar é uma forma de apreciar o lugar ao mesmo tempo em que você se exercita.

Andar na areia pela manhã ou ao final da tarde pode ser extremamente prazeroso, visto que, nessas horas, o sol não está a pino. Para os mais condicionados, corridas durante esses horários também são muito aconselháveis para queimar calorias.

A areia é perfeita para aliviar o impacto do corpo com o chão, o que é benéfico para as articulações, evita desgastes físicos e fortalece os músculos.

3. Agachamentos

Para quem procura fortalecer e tonificar as pernas e os glúteos, agachamentos são exercícios obrigatórios e que se encaixam na proposta de atividades ao ar livre que dispensam equipamentos.

Em pé, com as mãos entrelaçadas e os braços esticados à frente, junte os pés e abaixe o quadril até a altura dos joelhos e eleve o corpo. Repita o movimento algumas vezes e lembre-se de descansar por alguns segundos entre as séries.

Outro tipo eficiente de agachamento requer que você dê um passo para frente com o joelho flexionado de um jeito que a coxa e o joelho estejam alinhados e a canela faça um ângulo de 90 graus com o chão. Suba até uma posição de pé e troque a ordem das pernas.

4. Yoga

Yoga é uma atividade perfeita para aqueles que gostam de praticar exercícios ao ar livre. Ele conecta você ao seu corpo e ao ambiente ao seu redor, tornando sua prática ainda mais prazerosa em um local como a praia.

Durante a meditação, concentre-se nos sons das ondas do mar, dos passos dos banhistas, do vento na areia e na vegetação. Ao longo da prática, sincronize a sua respiração e seus movimentos aos sons que você percebeu anteriormente.

O Surya Namaskar (saudação ao sol), além de trabalhar várias partes do corpo e estimular a flexibilidade, o alongamento e a tonificação de músculos, prepara o corpo para a meditação. Já a Vrikshasana, a postura da árvore, trabalha o equilíbrio e ajuda a conectar melhor mente e corpo. Por fim, a Kapotasana (postura do pombo) é excelente para aumentar a flexibilidade e alongar costas, peito e virilha.

São inúmeros exemplos de posições de yoga que podem ser feitas na praia que vão trabalhar seu corpo, exercitá-lo e melhorar sua qualidade de vida.

Viu como é possível tirar proveito da praia para exercitar e sentir-se em paz consigo mesma mesmo enquanto trabalha o corpo? Com caminhadas, abdominais, agachamentos e um pouco de yoga você conseguirá manter-se saudável e feliz enquanto curte uma praia!

Gostou do post e quer algumas dicas de exercícios para fazer na praia? Então confira 5 exercícios de yoga que estimulam a concentração. Também não deixe de conhecer nossos cursos online de yoga, ótimos para fazer durante a viagem.