Responsabilidades, contas para pagar, cobranças no trabalho, cuidar dos filhos e da casa — a rotina é, para a maioria das pessoas, caótica e cheia de afazeres. Isso contribui para a ascensão do estresse e para a queda na qualidade de vida. Por sorte, esses fatores podem ser combatidos com a prática do pilates como atividade física.

Joseph Pilates, criador da técnica, acreditava que as pessoas são responsáveis pelo próprio corpo e que hábitos incorretos têm como consequência a maior parte das enfermidades.

O pilates é, muitas vezes, associado a uma atividade, aparentemente leve, de alongamento e fortificação dos músculos. No entanto, seus benefícios vão muito além disso. Confira algumas das vantagens do pilates como atividade física:

Fortalece os músculos

A prática trabalha com músculos do corpo inteiro, mas foca principalmente no core (tronco e pelve). Esta área é conhecida, pelos instrutores e praticantes, como ‘’centro de força’’.

Os músculos localizados no centro de força são responsáveis pela estabilidade do corpo e, quando devidamente exercitados, auxiliam no fortalecimento de outras áreas do corpo.

Ajuda a emagrecer

Embora não seja uma atividade aeróbica — que visa à queima rápida e intensa de calorias —, o pilates também auxilia no emagrecimento.

Isso acontece porque, com o tempo, ocorre a troca de gordura por massa magra. Além disso, é possível queimar, cerca de, 400 calorias em cada aula, sem falar na queima proporcionada pelos músculos.

Melhora a concentração

Para quem vê de fora, os exercícios do pilates parecem fáceis e simples. Na prática, no entanto, isso muda de figura — eles demandam técnica, controle e precisão.

A concentração é fundamental para a execução correta dos exercícios, que envolvem atenção na respiração e em todos os movimentos feitos. Isso beneficia a concentração no geral, caso os ensinamentos das aulas sejam levados para o dia a dia.

Combate o estresse

Toda essa atenção requisitada pelos exercícios pode, em alguns pontos, ser comparada à meditação. Se você é daquelas pessoas que não tem paciência para a repetição de exercícios na academia, não se preocupe: há uma grande variedade de movimentos possíveis, o que torna a aula bem diversificada e dinâmica.

O resultado disso é simples. Substâncias são liberadas pelo cérebro na corrente sanguínea e há um ganho inestimável em qualidade do sono, paz interior e autoestima.

Confere consciência corporal

Voltando à filosofia que diz que somos responsáveis pelo nosso corpo, entramos em um dos pontos cruciais do pilates: o controle corporal.

Em uma jornada de autoconhecimento e aprendizado, quem pratica a atividade desenvolve consciência e a aplica em atividades rotineiras, como a adequação da postura ao mexer no computador e ao dirigir, por exemplo.

Previne e trata doenças

A prática do pilates, como atividade física, vem se mostrando benéfica na prevenção e tratamentos de doenças neurológicas (Alzheimer e Parkinson), reumáticas (osteoporose e tendinite) e cardiovasculares (cardiopatias e hipertensão).

Além disso, a melhora na postura ameniza dores na coluna e promove, a longo prazo, seu realinhamento, trazendo uma melhora considerável a problemas como escoliose e lordose.

Estimula a coordenação motora

A realização de atividades cotidianas fica comprometida em pessoas que possuem uma baixa coordenação motora. No pilates, essa questão é resolvida. O equilíbrio será estimulado e, com isso, serão observadas melhoras em atividades como esportes e até na produtividade do trabalho.

O pilates se trata de uma atividade democrática, de zero impacto, que pode ser praticada por todas as faixas etárias (crianças e idosos também), por mulheres grávidas — ou que tiveram bebês recentemente — e, até mesmo, por quem está se recuperando lesões ou de uma cirurgia.

É também um exercício excelente para quem não possui muito tempo: as aulas duram no máximo uma hora; e caso você não possa — ou não queira — se deslocar, pode praticar em casa! Existem vários cursos disponíveis, inclusive para nível básico!

Se você se encantou com as vantagens do pilates, aproveite para conferir três movimentos de pilates fitness para iniciantes! Não perca tempo e comece ainda hoje a praticar o pilates como atividade física!