Você é daquelas pessoas que não gosta de academia? Já pensou em fazer atividades alternativas? Se sua resposta foi sim, saiba que não está sozinho nessa — muitos não gostam e não conseguem se adaptar aos moldes de uma academia, que envolvem séries de musculação, ginástica localizada, entre outras atividades coletivas indoor.

Mas o bom da história é que existem várias outras maneiras, também muito eficazes, de ficar em forma e garantir uma boa saúde. Listamos abaixo algumas atividades que você pode fazer e que contribuirão para a conquista de seus objetivos. Acompanhe!

1. Caminhar ou correr

Essas atividades podem ser feitas ao ar livre e você não gastará um centavo para praticá-las. Basta ter acesso a lugares que facilitem tais práticas, como um parque, ruas tranquilas, um bom espaço no condomínio, entre outros.

Para evitar cair na monotonia, pratique a caminhada ou a corrida com amigos, o que ajuda muito a ter disciplina e a levar os objetivos adiante. Essas atividades contribuem para melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, além, é lógico, de exercitar as musculaturas das pernas, glúteos e abdômen.

2. Pedalar

Para essa atividade basta ter uma bicicleta e bons espaços ao ar livre. Pedalar livremente, além de garantir uma sensação enorme de bem-estar, contribui para o condicionamento físico e a boa forma. Adquirir uma bike ergométrica e pedalar indoor é também uma excelente alternativa para quem deseja se livrar da monotonia das academias. Pense nisso!

3. Alongamento

Não é porque você não gosta de academia que vai deixar de se alongar, não é mesmo? O alongamento é uma atividade física simples e pode ser executado em um pequeno espaço da casa. Seu objetivo é promover ou melhorar a flexibilidade.

Ele deve ser praticado antes e depois dos exercícios, visto que reduz o risco de lesões musculares, relaxa a musculatura e aumenta a amplitude dos movimentos, dessa forma, contribuindo para a melhora do desempenho em qualquer atividade física.

4. Dançar

Dançar é uma das atividades alternativas mais gostosas e traz muita alegria e descontração. Apesar de poder ser praticada em casa, é em estúdios de dança que podemos usufruir melhor de suas vantagens.

Trata-se de uma atividade aeróbica que traz inúmeros benefícios para saúde. Entre eles podemos citar: perda de peso (é possível gastar de 300 a 400 kcal/hora), melhora do funcionamento cardíaco, melhora da postura e coordenação motora, combate à ansiedade e ao estresse, entre outros.

5. Yoga

É uma prática milenar que utiliza movimentos antiestresse que acabam trazendo benefícios para todo o organismo. Essa técnica utiliza exercícios posturais, trazendo serenidade e paz interior. Ela pode ser feita em casa — desde que haja a devida orientação.

Seus benefícios são muitos, como melhora da flexibilidade, diminuição do estresse e ansiedade, perda de peso, combate à insônia e depressão, entre outros.

6. Pilates

pilates é um método que propõe a reeducação do movimento e a boa postura. Isso ocorre por meio de exercícios físicos e alongamentos, que em sua maioria usa o peso do próprio corpo na execução. Utiliza movimentos suaves e contínuos, priorizando a concentração e estabilizando os músculos do abdômen, coluna e pelve.

7. Atividades em casa

Com uma boa dose de disciplina, você pode se exercitar sem problemas em casa. Basta que escolha algumas atividades que se adaptem a esse ambiente e, o principal, que você tenha foco em seus objetivos.

Boas dicas de atividades que podem ser feitas em casa são: bicicleta ergométrica, pular corda, pilates, exercícios de alongamento e de yoga — desde que você saiba a execução correta do movimento.

O que achou de nossas dicas sobre atividades alternativas? Que tal acessar nosso site e descobrir o que oferecemos para melhorar sua qualidade de vida?