Está pensando em encarar o desafio de fazer dieta e caminhada diária para perder aqueles quilinhos indesejáveis? Siga as nossas dicas e você conseguirá conquistar mais saúde e vitalidade.

Para começar, é importante buscar uma alimentação balanceada, com poucas calorias — mas que contenha os principais nutrientes. Aliado à atividade física diária, isso surtirá efeitos fantásticos.

Apesar de parecer uma atividade leve, andar com regularidade em esteira, pelas ruas ou em parque é uma excelente alternativa de entrar em forma e ganhar qualidade de vida. Mas, como em qualquer outra atividade física, é preciso ficar atento à alimentação.

Sendo assim, continue sua leitura e fique por dentro de algumas dicas sobre alimentação que vamos listar. Nada como começar uma dieta fazendo tudo do jeito certo. Confira:

1. Evite o jejum

Antes de mais nada, é bom deixar claro que o jejum não é aconselhável, mesmo antes de exercícios leves.

Praticar atividade física sem nada no estômago pode levar, além da perda de rendimento, à hipoglicemia — uma baixa de açúcar no sangue — que tem como consequências dores de cabeça, tontura e mal estar.

2. Alimente-se bem ao acordar

Se o seu dia começará com uma caminhada, é bom que você pense em uma alimentação que forneça energia gradativa durante o exercício, cerca de 30 a 40 minutos antes da atividade.

Os alimentos mais indicados são carboidratos de baixo índice glicêmico — que liberam o açúcar no sangue de forma gradual. Algumas opções são: pão integral, batata-doce, frutas e iogurte desnatado sem açúcar, com aveia ou granola.

3. Alimente-se bem após a caminhada

Dieta e caminhada devem andar juntas, por isso, a alimentação após a atividade física deve ser reparadora e não ter como objetivo a recuperação das calorias perdidas — pois, dessa forma, não haverá perda de peso.

É muito importante alimentar-se, pelo menos, meia hora após o exercício. O ideal é o consumo de carboidrato com proteínas de fácil digestão, como sucos naturais, torradas, queijo branco, água de coco e peito de frango.

4. Beba bastante líquido

Beber cerca de 2 litros de água, diariamente, pode contribuir muito com sua dieta, além de, é claro, fazer bem para a saúde de um modo geral.

Para quem pratica atividade física é essencial hidratar-se antes, durante e após a prática. Isso porque, durante o exercício, há uma perda significativa de líquido e a reposição dele vai evitar que o corpo desidrate.

Vale lembrar que não somente o líquido é perdido durante o treino, mas também alguns minerais. Por isso, bebidas isotônicas são sempre bem-vindas no pós-treino.

5. Evite a ingestão de bebidas alcoólicas

Evite o consumo de bebida alcoólica, pelo menos 12 horas antes da atividade física. As bebidas alcoólicas comprometem tanto o desenvolvimento psicológico quanto o físico e os resultados dos seus esforços ficarão comprometidos.

Gostou de nossas dicas para o seu projeto de dieta e caminhada? Que tal aproveitá-las nos seus treinos e potencializar seus resultados? Conheça também o curso de cardápio equilibrado para atletas e praticantes de atividade física para manter sua alimentação saudável.

Se quiser ficar por dentro de outros artigos como este, curta a nossa página no Facebook.