Com o fim do verão chega o outono, as temperaturas baixam e o clima fica mais seco, já anunciando o inverno. Assim como em toda estação, alguns hábitos e atitudes nos ajudam a superar seus aspectos negativos e intensificam o que há de bom nela.

Pequenas ações diárias podem ajudar você a aproveitar melhor essa época, mas você já sabe quais são elas? Se não, continue a leitura e descubra 4 dicas que vão fazer o seu outono ainda melhor.

1. Evite aglomerações e lugares empoeirados

A mudança de temperatura juntamente com o ar seco pode nos deixar muito mais suscetíveis a infecções, resfriados, gripes e doenças respiratórias.

Como a população fica mais doente nesse período, evite aglomerações e, especialmente, espaços fechados com muitas pessoas. A concentração de pessoas proporciona um aumento de contato indesejado e facilita a disseminação de doenças — ainda mais quando não há uma boa circulação de ar.

Já locais com sujeira e poeira devem ser evitados por pessoas alérgicas e com casos de doenças crônicas como rinite, sinusite e bronquite. Respirar em ambientes assim pode potencializar as chances de desenvolver tais estados e agravar a situação. Dessa forma, lembre-se de manter tudo limpo e usar algum umidificador para o ar.

2. Tome cuidado com doenças

Além de evitar certos tipos de lugares, algumas atitudes podem ser tomadas para prevenir doenças. Lembre-se de lavar as mãos constantemente e tente não levá-las próximo ao nariz, à boca e aos olhos.

A vacinação também é importante na prevenção, principalmente para crianças e idosos. Antes do inverno, vacinas que combinam os vírus mais comuns de gripes e resfriados costumam ser desenvolvidas. Elas não cobrem todos os micro-organismos tamanha a variação, mas já ajudam seu corpo a combatê-los.

Caso você tenha algum sintoma, procure assistência médica, trate-se corretamente e tome ações preventivas para não transmitir sua enfermidade para os outros. Procure cobrir a boca e o nariz ao tossir e tome os cuidados necessários com suas mãos também.

3. Não se esqueça da alimentação no outono

Com as temperaturas caindo, acabamos por ceder àquelas comidas mais quentinhas e gordurosas, não é mesmo? O frio faz o metabolismo acelerar e, desse modo, gastamos mais energia e tendemos a comer em maior quantidade. Porém, tente manter alimentos frescos e saudáveis na sua dieta.

O outono é a estação das frutas e legumes, então invista em alimentos da época e orgânicos, que são mais frescos e possuem menos agrotóxicos, já que tendem a crescer naturalmente. Consuma goiaba, tangerina, mamão, beterraba, berinjela, repolho, abóbora, entre outros.

Uma ótima dica é apostar em sopas, legumes e verduras grelhados, chás e frutas quentes como sobremesa.

Além disso, a hidratação continua sendo importantíssima durante a estação. O pulmão consome bastante água por dia durante a respiração, e esse consumo aumenta durante o frio por produzir mais vapor. Por isso, beba bastante água e líquidos e mantenha o seu bem-estar.

4. Mantenha-se aquecido

Uma dica de todas as avós é se proteger do frio — e elas estão certas. Manter-nos aquecidos é essencial para nosso organismo e fortalece nossa imunidade. Você pode apostar em um kit de outono com um guarda-chuva e um casaco para te acompanhar diariamente. Vale colocar no carro ou na bolsa.

O escalda-pés também é uma ótima alternativa para as noites geladas. Além de aquecer e relaxar, ele ativa a circulação, o intestino e até melhora o prazer sexual.

O outono é uma época maravilhosa e muito bonita, mas lembre-se desses cuidados com a alimentação e com o corpo. Dessa forma você consegue aproveitar ao máximo a estação e manter sua qualidade de vida.