fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Gerais »

Gerais

Como relaxar em casa depois de um dia estressante

A pesada rotina de trabalho é um dos principais motivos que levam pessoas a sofrerem de problemas como ansiedade, depressão e estresse.
Da redação
28/10/16

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

O ser humano vive sob muita pressão, isso é fato, principalmente os que moram nas grandes cidades. Acordar cedo; não tomar um bom café-da-manhã; correr para o ponto de ônibus, e ele estar lotado; chegar na empresa; trabalhar; hora do almoço; mais trabalho; voltar para casa. Essa rotina é vivenciada pela maioria da população urbana, inclusive é uns dos principais motivos que levam tantos a sofrerem de depressão, ansiedade e estresse. Para essas pessoas, o melhor momento do dia é chegar em casa, tomar um bom banho e tentar relaxar. Mas as vezes isso não é possível, seja por conta de tarefas domésticas acumuladas ou pelo fato do corpo estar tenso, o que o torna incapaz de repousar. E por carregar todas as preocupações na mente, o sono também acaba por ser comprometido. Ao invés de ter um noite agradável, o indivíduo fica com insônia e não dorme as horas necessárias. Mas como se livrar do estresse e relaxar em casa? O NAMU Cursos listou algumas atividades para realizar ao chegar do trabalho e que podem te ajudar a ter mais qualidade de vida e bem-estar. Confira:

Yoga

Já pensou em praticar yoga? Pois é, ela pode ser feita no aconchego de sua casa, e você só precisa de uma roupa confortável, um local especial e um mat. Se desejar, também pode harmonizar a iluminação, colocar uma música e um incenso relaxante. Os benefícios da prática constante de yoga são capazes de diminuir a ansiedade, o estresse e melhorar a concentração. A elevação do nível espiritual também está entre suas vantagens, já que a prática trabalha tanto o lado físico quanto o mental.

Meditação

Especialistas já comprovaram os benefícios da meditação e como ela contribui para uma vida mais plena e satisfatória. Ao meditar você afasta todos os pensamentos negativos e abre janela para uma mente tranquila e sem preocupações. Como a respiração também é trabalhada no decorrer do método, problemas como ansiedade são reduzidos. O autoconhecimento adquirido por essa atividade transforma a maneira de como o indivíduo enxerga o mundo e suas ações frente a situações desagradáveis.

Conversar

Ter um ombro amigo para desabafar é muito bom, principalmente quando não se está bem. Então saia com seus amigos, vá a um cinema ou a um restaurante. Deixe seus problemas de lado e ocupe sua cabeça com o que te faz bem.

Cozinhar

Nada como uma ótima comida para acalmar os nervos. O ato de cozinhar o que mais se gosta é uma boa terapia para os dias estressantes. Além do vínculo emocional, ao estar preparando um prato delicioso para sua família ou simplesmente para um amigo mais próximo, o aroma e o sabor dos alimentos são como relaxantes para a mente e trazem a sensação de bem-estar. A criatividade também está liberada. Aprenda novas receitas, inove em seus cardápios e seja feliz. Não gosta de comer muito a noite? Existem inúmeros pratos saudáveis, leves e muito saborosos, inclusive veganos e vegetarianos também. Prefira alimentos ricos em nutrientes e que te saciem até a manhã seguinte. Se não sabe cozinhar, você pode comprar cursos online e experimentar em casa. Se ficou interessado em aprender novos menus, conheça nossos cursos de gastronomia saudável e delicie-se com as receitas. Foto: Kevin Dooley / Flickr

Recomendados
Gerais

Transtorno obsessivo-compulsivo: o que é e como tratar

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um tr...

Gerais

Gastrite! Saiba como tratar e prevenir a doença

Você anda sofrendo com constantes dores estomac...