Um organismo saudável é garantia de uma vida mais longa e feliz. Mesmo com os imprevistos e corres do dia a dia, é preciso reservar um tempo para si mesmo e não relaxar quando o assunto é qualidade de vida e bem-estar. E mesmo que passe longas horas fora de casa, seja para trabalhar ou estudar, é possível manter a saúde do seu corpo sem muito esforço.

Pessoas que ficam muito tempo em pé ou sentadas tendem a aumentar as chances de problemas, como a má circulação sanguínea, e já sabemos que esse mal pode desencadear inúmeras doenças degenerativas. Sintomas como pernas ou pés inchados; rachaduras no calcanhar; varizes; manchas vermelhas; e sensação de dormência ou formigamento podem estar ligados a falta de circulação.

Com dicas simples é possível reverter o caso, mas para isso você necessita dedicar-se ao máximo. Por exemplo, se trabalha sentado, levante por alguns minutos. Já se fica em pé, mude de posição assim que conseguir. A prática de exercícios também é uma boa aliada nesses casos. Caminhar ao ar livre ou ir a uma academia podem ser boas soluções. Mas se não tem dinheiro e nem tempo, se arrisque nos cursos online. As aulas de pilates e yoga sempre são alternativas dadas por especialistas.

Outro ponto muito importante é a alimentação. Se não se alimenta direito, de nada adiantará realizar exercícios. Por isso, evite ao máximo produtos industrializados e cheios de gorduras. Opte pelos saudáveis, de preferência os que ajudam na oxigenação cerebral e na circulação. Alimentos com ação antioxidante não podem faltar na sua lista.

Pensando nisso, o blog do NAMU Cursos trouxe três receitas funcionais e deliciosas que te ajudarão a melhorar a circulação. Quer saber quais são? Confira:

Suco verde

Ingredientes

1 cenoura

1 fatia de abacaxi

200 ml de água

2 talos de aipo

Salsinha a gosto

Modo de preparo

Pegue os talos de aipo e corte-os. Em seguida, corte a salsinha. Descasque a cenoura e corte-a em pequenos pedaços. Faça o mesmo procedimento com o abacaxi e descarte o miolo. Passada essa etapa, bata tudo no liquidificador, junto com o copo de água. Beba.

Suco de toranja e amoras

Ingredientes

1 toranja ou grapefruit

200 ml de água

10 amoras

Modo de preparo

Esprema o suco da toranja. Em seguida coloque no liquidificador as amoras com o suco da toranja e o copo de água. Bata os ingredientes. Beba.

Suco vermelho

Ingredientes

2 fatias de abacaxi

1 fatia de melancia

200 ml de água

6 morangos

1 colher de gengibre (fresco ralado)

Modo de preparo

Descasque o abacaxi e corte duas fatias, não se esqueça de tirar o miolo. Corte aos pedaços o abacaxi, os morangos e a melancia, lembre-se de tirar a casca e as sementes da fruta. Descasque o gengibre. Em seguida, coloque todas as frutas no liquidificador e rale o gengibre antes de colocá-lo. Acrescente o copo de água e bata tudo. Beba.

Gostou das receitas? E que tal aprender mais pratos saudáveis? Invista na sua saúde e compartilhe com seus amigos.

Foto:  Derrick Brutel / Flickr / CC BY-SA 2.0

Fonte das receitas: Melhor com saúde