Não é nada fácil conciliar o trabalho do dia a dia e manter a qualidade de vida. Sair cedo e chegar muito tarde em casa estão entre os principais empecilhos para quem deseja desfrutar de pequenos prazeres, como realizar um exercício físico. O que muitos não entendem é que é de extrema importância manter a saúde física e mental equilibrada para que consigam ter tranquilidade e ficar longe de futuros problemas.

Pensando nisso, o blog do NAMU Cursos resolveu dar uma ajuda e listou algumas atividades que contribuem para o bem-estar. Quer saber quais são? Confira:

Pilates

O pilates é uma das atividades mais queridas do momento. Como trabalha toda a musculatura é capaz de corrigir a postura e ainda proporcionar um grande bem-estar. A prática ajuda no relaxamento e no combate ao estresse e a ansiedade, problemas muito comuns na sociedade atual. Por exigir concentração e disciplina, também auxilia no dia a dia de quem a realiza. A paciência e a respiração são outras áreas trabalhadas, ambas contribuem para a paz interior.

Yoga

Assim como o pilates, a yoga é outra prática procurada quando o assunto é qualidade de vida. Ansiedade, estresse e depressão são transtornos que podem ser prevenidos com a yoga, até mesmo tratados. Como ela trabalha tanto o lado físico quanto o mental, o corpo fica em perfeita harmonia, o que contribui para o equilíbrio interior. Ao praticar yoga constantemente, o indivíduo começa a notar as mudanças, melhorando sua autoestima e confiança.

Meditar

Entre os benefícios da meditação estão o aumento do concentração, equilíbrio emocional e diminuição do estresse. Além disso, também auxilia no crescimento da imunidade. De acordo com um estudo feito por pesquisadores que foi divulgado em 2013, a técnica tem ação anti-inflamatória e analgésica. A pesquisa mostrou que as substâncias liberadas pela prática diminuem o estresse, o que é bom para manter a imunidade no organismo.

Cozinhar

O gosto pelo cozinhar é outro grande aliado da saúde, inclusive serve como terapia para muitas pessoas. É ótimo preparar sua própria comida sem pressa e com os ingredientes que tanto ama. Além do vínculo emocional, quando se faz um prato para um amigo querido, ingerir alimentos saborosos traz sensação de bem-estar e relaxamento.

Uma dica é deixar de lado os produtos industrializados e apostar nos mais naturais, já que os nutrientes são bons aliados na manutenção do corpo. Faça cardápios saudáveis e deliciosos, inove nas sobremesas e não se esqueça de preparar uma deliciosa marmita para levar ao trabalho.

Caminhar

Para dar adeus a uma vida sedentária, a caminhada diária já é um bom começo. Além de melhorar a circulação sanguínea e a respiração, é uma das formas de manter o peso equilibrado. Ao caminhar, o corpo tem a capacidade de liberar substâncias como a endorfina, responsável pela sensação de felicidade e bem-estar. Ou seja, uma simples ida ao livre pode aumentar o bom humor e a autoestima, importantes para uma mente saudável.

Pedalar

Essa atividade física é um ótimo pedido para fortalecer os músculos das pernas. Também melhora a frequência cardíaca e, assim como qualquer outra prática, estimula a sensação de bem-estar no organismo.

Como se viu, maneiras procurar qualidade de vida é que não faltam. Então que tal começar a melhorar sua saúde hoje mesmo? Conheça as aulas da plataforma NAMU Cursos e escolha o que mais lhe apetecer. Você pode optar por cursos de gastronomia saudável, pilates e yoga.

Foto: Mariya Prokopyuk / Flickr: VII MARATON ZARAGOZA 2013 / CC BY 2.0