fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Respiração » Gerais

Gerais

Aprenda como respirar corretamente e garanta uma vida mais saudável

A oxigenação causada pela respiração perfeita previne envelhecimento, infecções, garante um sono mais tranquilo e aumenta a capacidade de concentração
Da redação
23/09/16

Sem tempo para ler "Aprenda como respirar corretamente e garanta uma vida mais saudável"? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

  Talvez nada seja tão instintivo, automático, simples e essencial quanto a respiração. No entanto, o estresse, nossa postura inadequada e hábitos errados muitas vezes impedem que tenhamos todos os benefícios desse ato. Você sabia que a respiração correta pode garantir uma vida mais saudável? Então, não perca mais tempo. Preste atenção nas nossas dicas e aprenda agora como respirar melhor.

Saiba a importância de respirar melhor

É a respiração que supre todos os tecidos do nosso corpo com o precioso oxigênio, fundamental para a vida celular e seu bom funcionamento. A respiração curta e rápida não fornece todo o oxigênio que precisamos, e pode provocar doenças. Além disso, respirar melhor nos deixa mais calmos e relaxados. A oxigenação causada pela respiração perfeita previne envelhecimento, infecções, garante um sono mais tranquilo, aumenta nossa capacidade de concentração e nos ajuda a manter o equilíbrio. Por isso, aprender técnicas e truques para obter os melhores efeitos dessa função é um conhecimento realmente valioso. Então, respire fundo porque vamos começar.

Aprenda técnicas de respiração

O primeiro passo é treinar a respiração diafragmática: respire lenta e profundamente, observando o movimento do abdômen enquanto inspira e expira. Com essa observação, você pode perceber se o diafragma está realmente se contraindo e abaixando durante a inspiração, o que projeta as vísceras, sem forçar. A seguir, você pode aplicar outras técnicas para respirar melhor:

Respiração abdominal deitada

Deite-se na cama com as luzes apagadas. Conte mentalmente enquanto respira pelas narinas. Use o mesmo tempo para expirar e inspirar. Mantenha as mãos sobre o abdômen o tempo todo. Essa técnica é ótima para relaxar e mandar a ansiedade embora.

Respiração quadrada

Nessa técnica, você também vai expirar e inspirar contando o mesmo tempo. Porém, entre um movimento e outro, segure a respiração. Por exemplo: inspire contando até 4, segure o ar contando até 4, expire contando até 4 e conte até 4 antes de inspirar novamente. Fácil, não é mesmo?

Respiração alongada

Essa técnica é parecidíssima com a anterior, mas você dobra o tempo na hora de expirar. Se contou até 4 nas outras etapas, na expiração contará até 8. Esse movimento tem o potencial de acalmar.

Respiração com flexão do tronco

Para fazer a respiração com flexão do tronco é necessário sentar em uma cadeira e jogar o tronco para a frente, dobrando-o sobre as coxas. Deixe os braços e a cabeça soltos, em direção ao chão. Ao respirar, você sentirá que o movimento respiratório é deslocado para as costas. Ao retornar, levante vagarosamente, iniciando a subida pela região lombar, uma vértebra de cada vez.

Consuma alimentos que ajudam a respirar melhor

Alguns alimentos evitam gripes, resfriados e infecções, e por isso, contribuem para uma boa respiração. Esse é o caso das frutas cítricas, como limão, goiaba, laranja e acerola. O alho e o gengibre, excelentes anti-inflamatórios, também combatem infecções por bactérias, fungos e vírus. Experimente usar o gengibre em forma de chá, e o alho cru, especialmente em molhos para saladas. A linhaça é um emoliente natural e, por essa propriedade, ela evita a perda de água dos tecidos. Com a mucosa nasal mais úmida e flexível, é muito mais fácil respirar ou aliviar sintomas de problemas respiratórios. Além disso, uma alimentação saudável de forma geral melhora a imunidade e favorece a boa respiração.

Pratique atividades que favoreçam a respiração

Alongar a caixa torácica e o abdômen ajuda a melhorar a respiração. Por isso, invista em exercícios que promovam esse tipo de consciência e que ajudem a realizar movimentos de forma lenta e compassada, como pilates e yoga. Se você quer investir algum tempo exclusivo na sua qualidade de vida, essas são boas recomendações. Gostou de nossas dicas para respirar melhor? Então você percebeu o quanto elas podem contribuir para sua saúde e bom humor, não é mesmo? Que tal divulgá-las para outras pessoas que podem se beneficiar também? Não perca tempo. Compartilhe este post nas suas redes sociais.

Recomendados
Respiração

Os tipos de aromas para cada cômodo da sua casa

A aromaterapia é uma ciência que ajuda milhares...

Pranayama

Três técnicas de respiração para melhorar sua saúde

Estresse, ansiedade, angústia e agitação são al...