Talvez nada seja tão instintivo, automático, simples e essencial quanto a respiração. No entanto, o estresse, nossa postura inadequada e hábitos errados muitas vezes impedem que tenhamos todos os benefícios desse ato.

Você sabia que a respiração correta pode garantir uma vida mais saudável? Então, não perca mais tempo. Preste atenção nas nossas dicas e aprenda agora como respirar melhor.

Saiba a importância de respirar melhor

É a respiração que supre todos os tecidos do nosso corpo com o precioso oxigênio, fundamental para a vida celular e seu bom funcionamento. A respiração curta e rápida não fornece todo o oxigênio que precisamos, e pode provocar doenças.

Além disso, respirar melhor nos deixa mais calmos e relaxados. A oxigenação causada pela respiração perfeita previne envelhecimento, infecções, garante um sono mais tranquilo, aumenta nossa capacidade de concentração e nos ajuda a manter o equilíbrio.

Por isso, aprender técnicas e truques para obter os melhores efeitos dessa função é um conhecimento realmente valioso. Então, respire fundo porque vamos começar.

Aprenda técnicas de respiração

O primeiro passo é treinar a respiração diafragmática: respire lenta e profundamente, observando o movimento do abdômen enquanto inspira e expira. Com essa observação, você pode perceber se o diafragma está realmente se contraindo e abaixando durante a inspiração, o que projeta as vísceras, sem forçar.

A seguir, você pode aplicar outras técnicas para respirar melhor:

Respiração abdominal deitada

Deite-se na cama com as luzes apagadas. Conte mentalmente enquanto respira pelas narinas. Use o mesmo tempo para expirar e inspirar. Mantenha as mãos sobre o abdômen o tempo todo. Essa técnica é ótima para relaxar e mandar a ansiedade embora.

Respiração quadrada

Nessa técnica, você também vai expirar e inspirar contando o mesmo tempo. Porém, entre um movimento e outro, segure a respiração. Por exemplo: inspire contando até 4, segure o ar contando até 4, expire contando até 4 e conte até 4 antes de inspirar novamente. Fácil, não é mesmo?

Respiração alongada

Essa técnica é parecidíssima com a anterior, mas você dobra o tempo na hora de expirar. Se contou até 4 nas outras etapas, na expiração contará até 8. Esse movimento tem o potencial de acalmar.

Respiração com flexão do tronco

Para fazer a respiração com flexão do tronco é necessário sentar em uma cadeira e jogar o tronco para a frente, dobrando-o sobre as coxas. Deixe os braços e a cabeça soltos, em direção ao chão. Ao respirar, você sentirá que o movimento respiratório é deslocado para as costas. Ao retornar, levante vagarosamente, iniciando a subida pela região lombar, uma vértebra de cada vez.

Consuma alimentos que ajudam a respirar melhor

Alguns alimentos evitam gripes, resfriados e infecções, e por isso, contribuem para uma boa respiração. Esse é o caso das frutas cítricas, como limão, goiaba, laranja e acerola.

O alho e o gengibre, excelentes anti-inflamatórios, também combatem infecções por bactérias, fungos e vírus. Experimente usar o gengibre em forma de chá, e o alho cru, especialmente em molhos para saladas.

A linhaça é um emoliente natural e, por essa propriedade, ela evita a perda de água dos tecidos. Com a mucosa nasal mais úmida e flexível, é muito mais fácil respirar ou aliviar sintomas de problemas respiratórios.

Além disso, uma alimentação saudável de forma geral melhora a imunidade e favorece a boa respiração.

Pratique atividades que favoreçam a respiração

Alongar a caixa torácica e o abdômen ajuda a melhorar a respiração. Por isso, invista em exercícios que promovam esse tipo de consciência e que ajudem a realizar movimentos de forma lenta e compassada, como pilates e yoga.

Se você quer investir algum tempo exclusivo na sua qualidade de vida, essas são boas recomendações.

Gostou de nossas dicas para respirar melhor? Então você percebeu o quanto elas podem contribuir para sua saúde e bom humor, não é mesmo? Que tal divulgá-las para outras pessoas que podem se beneficiar também? Não perca tempo. Compartilhe este post nas suas redes sociais.