fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Gerais »

Gerais

Como lidar com o estresse do dia a dia?

Reserve tempo para atividades de lazer que proporcionem alegria, como assistir seriado, tocar algum instrumento ou praticar exercícios físicos
Da redação
02/06/17

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Acordar cedo, levar as crianças para a escola, gastar incontáveis minutos no trânsito para chegar ao trabalho e depois voltar para casa, quase na hora de dormir novamente. Seu telefone toca sem parar e você vive isso todos os dias. Ufa! É cansativo, mas infelizmente essa rotina de estresse é a realidade de quase todo mundo. Todos têm seus compromissos e não dá para fugir deles. Portanto, o melhor a se fazer é tentar conviver com ela da melhor maneira possível. Pensando nisso, reunimos algumas dicas que te ajudarão a lidar de forma mais leve com toda a pressão diária. Confira!

Aprenda a lidar com suas emoções

Conhecer e saber lidar com as emoções é algo que se aprende com o tempo. Tente identificar os motivos pelos quais você fica estressado, para que possa tentar evitar certas circunstâncias. O autoconhecimento é poderoso. Se notar, por exemplo, que sempre fica estressado em determinado momento ou com determinada pessoa, descubra uma maneira de preparar seu cérebro para as próximas vezes. Se é alguém íntimo, diga a ela como faz você se sentir — de uma forma sutil. Se não se sente confortável em falar sobre suas emoções com essa pessoa, conte até dez e lembre-se de que a ocasião é momentânea. Logo a sensação passará e você estará completamente no controle.

Dê ao sono sua devida importância

Noites mal dormidas são um alimento para o estresse. Por outro lado, ele também tira seu sono, pois os pensamentos continuam a mil, te impedindo de relaxar o suficiente para adormecer. Em vez de depender de medicação, seu objetivo deve ser maximizar seu relaxamento antes de deitar. Certifique-se de que seu quarto seja um oásis tranquilo, com pouca luz, mantendo computador e celular desligados. Evite cafeína durante a noite, bem como outras substâncias estimulantes. Pare com atividades que exijam muito de sua mente horas antes de dormir; assim, seu cérebro poderá se acalmar. Além disso, adote um horário certo de ir para a cama todos os dias, para que seu corpo e sua mente se acostumem com uma rotina previsível.

Encontre tempo fazer algo divertido e relaxante

Não fique tão atolado na confusão e agitação da vida a ponto de esquecer de cuidar de suas próprias necessidades. E o lazer é uma necessidade, não um luxo. Se você tirar sempre um tempo para diversão e relaxamento, poderá lidar melhor com o estresse. Faça algo que goste todos os dias. Reserve tempo para atividades de lazer que proporcionem alegria, como assistir a um seriado, tocar algum instrumento ou praticar exercícios físicos.

Gerencie melhor seu tempo para evitar o estresse

Uma má administração do tempo pode causar muito estresse. Quando você está se esticando muito e correndo atrás, é difícil permanecer calmo e focado. Além disso, você ficará tentado a evitar ou reduzir todas as coisas saudáveis que precisa fazer para manter o controle, como atividades de lazer e dormir o suficiente. A boa notícia é que existem coisas que você pode fazer para conseguir um equilíbrio mais saudável entre trabalho e vida. Veja:
  • não se comprometa demais- evite agendar muitas atividades e compromissos para um único dia;
  • priorize tarefas- faça uma lista das coisas que precisa resolver em ordem de prioridade;
  • quebre projetos- se uma atividade parece esmagadora, faça um plano passo a passo, em vez de assumir tudo de uma vez;
  • delegue responsabilidades- você não precisa fazer tudo sozinho, seja em casa, onde estuda ou no trabalho.
Quem disse que não dá para viver sem estresse no século 21? Como você pode ver, é uma questão de se enxergar entre suas responsabilidades e controlar melhor os seus horários. Será que você está fazendo o suficiente? Conte para a gente nos comentários. Adoraremos trocar experiências. Não se esqueça de conhecer nossos cursos online de alimentação saudável, yoga e pilates e aumente o seu bem-estar e qualidade de vida.

Recomendados
Gerais

Transtorno obsessivo-compulsivo: o que é e como tratar

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um tr...

Gerais

Gastrite! Saiba como tratar e prevenir a doença

Você anda sofrendo com constantes dores estomac...