Na hora de praticar pilates, assim como qualquer outra atividade física, é sempre bom estar confortável. E é por isso que nesse artigo vamos falar sobre qual é a melhor roupa para pilates. Ou seja, que não prejudicam os movimentos dos exercícios.

Que o Pilates é uma atividade física completa, isso todo mundo sabe. E além de trabalhar vários músculos de uma só vez, com um único movimento, a atividade ainda ajuda a reduzir dores do dia a dia e corrigir a postura.  

Apesar da prática atrair cada vez mais adeptos, muitos interessados em fazer a atividade possuem dúvida sobre quais são as roupas mais adequadas para garantir um melhor aproveitamento dos exercícios

Se você faz parte do time dos indecisos, nós preparamos algumas dicas para mostrar quais as melhores roupas para pilates. Com alguns modelitos e acessórios para você fazer as aulas com todo conforto e segurança durante a execução dos movimentos. 

Quais os modelos de roupas para Pilates são mais indicados

Para fazer Pilates não é preciso nenhuma roupa especial. Como é o caso dos kimonos nas artes marciais, por exemplo. Para praticar a modalidade é possível aproveitar as roupas utilizadas em outros tipos de atividades físicas.

melhor tipo de roupa para pilates

Vale ressaltar que a única exigência da roupa para Pilates é a elasticidade, afinal, mobilidade é palavra de ordem. Por esse motivo, opte por modelos de roupas que deixem os movimentos livres.

O mais indicado para fazer as aulas de Pilates são as roupas que mais justas ao corpo. Como as leggings, por exemplo. Além de evitar que enrosquem em algum equipamento, os modelos mais juntinhos ajudam a visualizar melhor o  seu corpo. E, se preciso, corrigir seus movimentos e a sua postura

Mas lembre-se: as roupas para pilates devem ser justas e não apertadas  a ponto de atrapalhar a sua circulação. 

Para os dias mais quentes, você pode optar pelas bermudinhas e shorts de lycra. Eles têm a mesma função da legging, só que são bem mais fresquinhos. Ótimas opções para o nosso verão. 

Atualmente, os macacões fitness estão super em alta. E o modelito também é uma peça muito indicada para quem pratica Pilates. Pois além de ser confortável, dá a flexibilidade necessária para realizar os movimentos

Não gosta de roupas muito justas? A opção aqui é usar uma camiseta mais larguinha ou comprida na parte de cima. E na parte debaixo uma calça ou bermuda mais justa. Simples assim, a sua roupa de Pilates já está escolhida. 

Atenção! Quando for fazer algum exercício que exija a posição invertida, prenda a camiseta na parte debaixo da roupa para que elas não subam e exponham partes do seu corpo. Ou, se preferir, você pode ir com um top e fazer sua aula despreocupadamente. 

Roupa para pilates em dias frios

Para encarar o treino de Pilates nos dias mais frios, a dica é recorrer às blusas de manga comprida, calças legging e também apostar nas polainas para esquentar as articulações dos tornozelos. 

As meias antiderrapantes também são ótimas opções para manter os pés bem quentinhos durante as baixas temperaturas. Elas são práticas, acessíveis fáceis de serem encontradas.

Quais tecidos mais recomendados para as roupas de Pilates

Lycra, malha, cotton, suplex, elastano e tactel são alguns dos tecidos mais recomendados para quem pratica não só Pilates, mas qualquer outra tipo de atividade física. 

Esses tecidos proporcionam mobilidade e não impedem que nenhum movimento seja realizado,  o que é muito importante durante a prática. 

Os tecidos dry fit também são muito bem-vindos, principalmente pelos praticantes que suam bastante. Mas, atenção: nada de usar roupa apertada a ponto de prejudicar a circulação ou te incomodar.

A roupa para Pilates ideal é aquela que te dá mobilidade e conforto, pense apenas nisso na hora de escolher o modelito. Claro, levando em consideração os  pontos de segurança mencionados, como: evitar as roupas que podem enganchar nos aparelhos. 

Acessórios para usar nas aulas de Pilates 

Como grande parte dos aparelhos de Pilates são feitos com estruturas metálicas, a modalidade que dispensa o uso de tênis pode ser feita com meias ou sapatilhas antiderrapantes para protegerem os pés e garantirem maior equilíbrio. 

O acessório que ajuda a esquentar os pés durante a prática, podem auxiliar a dar maior estabilidade durante os exercícios, uma vez que os pés ficam mais estáveis e não tem o perigo de escorregar.

Outro acessório útil para os Pilateiros de plantão e os iniciantes são as luvas antiderrapantes, pois ajudam a ter maior segurança durante a execução dos exercícios, sem falar que também protegem a pele da formação de calosidades e bolhas.

O que não usar para fazer Pilates

Tente evitar usar roupas muito largas durante as aulas de Pilates. Por ser um exercício no qual não só a postura, mas a forma como o movimento é executado são importantes, é imprescindível que o instrutor consiga ver o que você está fazendo e as roupas largas atrapalham esse processo. 

Brincos, anéis, relógios e colares  também são completamente dispensáveis na hora do treino e devem ser deixados de fora das aulas de Pilates. 

Para os que possuem cabelo comprido, a dica é usar os fios sempre bem presos para não atrapalhar durante a execução dos exercícios. Tranças e coques altos são ótimas opções. 

Agora que você já sabe quais são as melhores roupas para Pilates, já sabe que para praticar Pilates basta querer, que tal começar hoje mesmo a praticar essa modalidade que possui diversos benefícios para sua saúde física, mental e emocional?

A professora Sheila Dionísio ensina como executar os exercícios do método Pilates no solo para te ajudar a manter a forma e o bem-estar em dia. Clique aqui e confira o curso de Pilates online do Namu. 

Se você ainda não se decidiu, veja aqui os 6 maiores benefícios do Pilates para a vida.