Criado pelo médico Joseph Pilates, o pilates é um método que surgiu na metade do século passado. Seu objetivo é exercitar o corpo com movimentos suaves, mas que, ao mesmo tempo, proporcionam alongamento e fortificação dos músculos, controle da respiração e coordenação dos movimentos.

Além disso, praticar pilates é uma ótima maneira de relaxar a mente, diminuir o estresse e desenvolver consciência e equilíbrio corporal. A técnica pode ser realizada por todo tipo de pessoa, inclusive grávidas e idosos.

Quer saber quais são os benefícios do pilates? Continue a leitura e confira.

1. Ameniza dores

Na maioria dos exercícios cotidianos, forçamos a musculatura da lombar, o que causa dores intensas no dia a dia. Os exercícios desenvolvidos no pilates ajudam no realinhamento da coluna vertebral e no fortalecimento da musculatura abdominal e lombar, amenizando as dores nas costas. Além disso, é possível focar nos pontos de tensão individualmente e trabalhá-los, com alongamento e reforço.

2. Melhora a respiração

Os exercícios exigem que a respiração seja bem controlada, pausada e calma. Esse trabalho é muito importante para pessoas ansiosas e estressadas, visto que, na maioria das vezes, elas geram um bloqueio no diafragma, músculo essencial para a respiração. Com a prática, a respiração melhora, assim como a ansiedade.

3. Trabalha a flexibilidade corporal

Já reparou como amarrar os sapatos ou alcançar algum objeto alto pode trazer dores? O pilates melhora a flexibilidade total do corpo, pois, além de trabalhar os músculos, também trabalha as articulações. Assim, é possível notar uma maior facilidade nas atividades cotidianas com algum tempo de prática.

4. Corrige a postura

Na prática do pilates, a postura é essencial e sempre é corrigida pelo professor. Os exercícios são feitos de forma axial, ou seja, com a coluna alongada, alinhada e bem posicionada durante todo o tempo. Com algumas aulas, já é possível notar uma melhora considerável na postura, o que é muito benéfico para dores lombares e nos ombros.

5. Emagrece e tonifica os músculos

A técnica do pilates trabalha todos os músculos do corpo, mas, principalmente, os músculos abdominais. Dessa forma, é possível queimar a gordura localizada e substituí-la por massa magra. No entanto, não é uma técnica indicada para quem precisa ou deseja perder muito peso, visto que um dos benefícios do pilates é tonificar o corpo.

6. Gera bem-estar

Quem pratica pilates sabe que, além da melhoria física, também acontece uma mudança na maneira de enxergar o mundo e viver a vida. A técnica exige concentração, controle da respiração e paciência para executar os movimentos, o que vai levar mais calma e paz para o seu dia a dia. Além disso, como você se sente melhor e mais bem-disposto, o estresse vai embora, a qualidade do sono aumenta e a mente relaxa.

A prática do pilates é indicada de duas a três vezes por semana, mas depende das limitações físicas de cada um. Grávidas, idosos e pessoas com problemas cardíacos também podem participar das atividades, contudo, devem ser liberados por um médico antes.

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