O pilates é um método bem conhecido. Os seus exercícios têm a capacidade de trabalhar o corpo físico, mas a mente também. Apesar de ter uma grande abrangência, muitos não conhecem as vantagens de sua prática constante. Além de uma boa flexibilidade, coordenação motora, respiração e diminuição do estresse e ansiedade, ele é capaz de outras maravilhas. Quer saber quais são? O blog do NAMU Cursos te conta, confira:

Coluna

Se sofre com dores constantes na região da coluna, o pilates é uma boa opção. Especialistas recomendam a realização do método, já que ele é capaz de diminuir em níveis consideráveis toda moléstia na área. Se praticado a longo prazo, ajuda na estabilização do tronco e alinhamento postural. É importante lembrar que as dores na coluna vertebral podem ser características da má postura ou até de problemas mais graves. Por isso é essencial consultar um médico antes de iniciar qualquer movimento.

Músculos

Tanto o método solo quanto o de aparelho ajuda no fortalecimento muscular. Os exercícios aplicados durante as aulas fortalecem os músculos externos e internos, também conhecidos como intrínsecos. A tonificação da área é essencial para manter o corpo longe das temidas lesões e fraturas.

Osteoporose

E por falar em fraturas, sabia que a prática também é feita por quem sofre com osteoporose? Pois é, e dá resultado. O pilates favorece o aumento da massa óssea e promove tensão. Além disso, os movimentos estimulam a consciência corporal de cada um, muito importante para o desenvolvimento dentro da prática. O método pode ser realizado para melhorar o quadro ou para prevenção. Então está liberado para a terceira idade, desde com o consentimento médico, e para aqueles que desejam evitar futuros problemas.

Corpo mais definido

Você não precisa fazer musculação ou outra atividade para ter o corpo mais definido, pois esse é outro dos inúmeros benefícios do pilates. Diferente das práticas propícias a isso, os resultados do pilates podem ser notados em um pouco mais de tempo. O bom alinhamento postural também contribui para um corpo definido, já que a má postura é uma das culpadas por aquelas gordurinhas a mais. Lembre-se também de aliar o exercício com uma alimentação saudável. Não adianta ir ao estúdio três vezes na semana e não ter um hábito alimentar equilibrado.

Faça em casa

Não tem tempo para ir a um local específico de pilates? Que tal fazer no aconchego da sua casa? Primeiro você precisa escolher um local especial, o indicado é que reserve somente para essa atividade. Após isso, dedique um tempo para comprar um bom curso online, aquele que tem mais a ver com você e com o que almeja alcançar. Depois da escolha é só vestir uma roupa confortável e iniciar as aulas.

Uma das vantagens de realizar o pilates em casa é organizar a sua agenda de exercícios. Porém é essencial ter a mesma dedicação como se estivesse no estúdio. Se não gosta de se exercitar sozinho, chame alguém de sua família ou alguns amigos, verá como será divertido.

Gostou dos benefícios do pilates? Comece hoje mesmo e se surpreenda com os resultados.

Foto: Mateus Lunardi Dutra / Flickr