Conforme as festividades do fim do ano se aproximam, chega também o estresse. Isso porque os shoppings ficam superlotados, são muitos os preparativos para as reuniões familiares, o que inclui noites mal dormidas e trânsito caótico para chegar às lojas.

No entanto, é de fundamental importância manter a calma e adotar alguns hábitos para controlar o problema. Pensando nisso, separamos aqui 5 maneiras de lidar com esse estresse de final de ano de forma simples, gerando muitos benefícios para você e para a sua família. Confira.

1. Alimentar-se corretamente

Níveis de estresse e uma dieta inadequada estão intimamente relacionados. Quando estamos sobrecarregados, como no fim de ano, muitas vezes nos esquecemos de comer bem e recorremos aos alimentos multiprocessados, que são demasiadamente açucarados e gordurosos e contribuem diretamente para o problema.

Tentar evitar esses alimentos e seguir uma dieta equilibrada é fundamental. Veja alguns exemplos:

  • Frutas, como bananas e as chamadas berries (amora, framboesa, mirtilos e similares).
  • Legumes de folhas escuras, como couve e espinafre.
  • Peixes, com altos níveis de ácidos graxos ômega-3, como atum e salmão.

Esses são excelentes exemplos de alimentos que ajudam na redução do estresse. Agora só falta montar a “quentinha” e priorizar sua alimentação saudável.

2. Praticar pilates

Situações complicadas que muitas vezes acontecem no fim do ano aumentam o nível de hormônios como adrenalina e cortisol no seu corpo, contribuindo diretamente para os altos níveis de estresse. Esses hormônios são essenciais para nos proteger de danos corporais imediatos quando estamos sob ameaça. No entanto, quando em excesso, podem gerar problemas como irritação e inquietude.

Nesse ponto é que entra o pilates. A prática dessa atividade pode ser usada como um substituto para metabolizar os hormônios do estresse excessivo e restaurar seu corpo e mente para um estado mais calmo. Além disso, os exercícios posturais e técnicas de respiração empregadas na atividade contribuem para um estado de relaxamento.

3. Fazer yoga

Muitos hábitos fornecem alívio imediato, mas também há muitas mudanças de estilo de vida que podem ser mais eficazes a longo prazo, como por exemplo a yoga. Durante a prática de yoga, o cérebro trabalha de forma mais lenta e os ruídos originados pelos pensamentos tornam-se sutis.

A yoga ajuda a domar essa agitação que nos acomete constantemente nessa época do final do ano, promovendo equilíbrio e paz interior. Além disso, promove autoconhecimento e sabedoria na hora de lidar com as situações complicadas. Isso reduz os sintomas do estresse, como exaustão e impaciência.

4. Ter uma boa noite de sono

A falta de sono é um dos principais vilões quando o assunto é estresse. Ao mesmo tempo em que ela contribui para o problema, ele também colabora para mais noites mal dormidas, criando um círculo vicioso.

O objetivo aqui deve ser o de maximizar o seu relaxamento antes de dormir, transformando o quarto em um ambiente tranquilo. Para isso, use cores claras, colchão e travesseiros confortáveis, cortinas que promovam escuridão e temperatura agradável.

5. Começar um “diário do estresse”

Começar e manter um “diário de estresse” por algumas semanas é uma ferramenta de gerenciamento eficaz. Ele ajudará a tornar-se mais consciente das situações que fazem com que você se torne mais nervoso e, assim, poderá encontrar maneiras de controlá-las.

Anote o momento e o cenário que promoveram o estresse e observe atenciosamente o que você estava fazendo, com quem você estava e como se sentia física e emocionalmente. Dê a cada episódio estressante uma classificação de estresse, como numa escala de 1 a 10, e use o diário para entender o que desencadeia esses episódios. Isso permitirá que você evite o estresse de final de ano no futuro e desenvolva melhores mecanismos de enfrentamento.

Sempre haverá situações em que os problemas surgirão, e nessa época de festividades não poderia ser diferente. É importante manter a calma e resolver as coisas da melhor maneira possível, prezando sempre pela saúde física e mental.

Esperamos que essas 5 dicas sobre como evitar o estresse no final de ano sejam úteis e motivem você a seguir uma vida mais tranquila. Você também pode iniciar a prática de yoga hoje mesmo com cursos online. Não espere mais, e não se esqueça de compartilhar com seus amigos.