Perder peso está entre as metas de muitas pessoas que desejam ter um corpo mais tonificado ou mais qualidade de vida. E sabe o melhor? Não é preciso aderir a loucuras, já que existem inúmeros exercícios para emagrecer que podem ser feitos quando e onde quiser.

Engana-se quem acredita que é preciso ficar 24 horas na academia para perder algumas calorias. O primeiro a se fazer é desenvolver consciência corporal. Conhecer o próprio corpo é de extrema importância para praticar os exercícios certos e evitar as temidas lesões. Práticas como yoga e o mindfulness podem ser de grande ajuda.

Também não é novidade que não basta fazer exercícios para perder peso. Por exemplo, do que adiantaria praticar atividades físicas se o seu cardápio é rico em alimentos industrializados cheios de açúcar e sódio? Nada, não é mesmo? É por isso a importância de manter a harmonia em um todo.

Alimentação equilibrada

Atletas ou praticantes de atividades físicas devem ficar atentos ao que ingerem. O ideal é montar um cardápio com bons níveis de nutrientes para saciar e proporcionar energia para as práticas. Banana, mel, mandioquinha, grão de bico, lentilha, abacate, lentilha, esses são apenas alguns dos alimentos que garantem bem-estar e ajudam o corpo a ficar mais ativo.

Inclusive, a banana é uma ótima aliada de quem realiza exercício físico. Os bons níveis de fibras e minerais, como o ferro e o potássio, fazem com que o intestino fique regulado e o coração funcione corretamente. Dores musculares e câimbras também podem ser aliviadas com o consumo constante da fruta. Os açúcares presentes na composição da banana (sacarose, frutose e glicose) fornecem energia ao corpo.

Prefira alimentos naturais e funcionais e evite produtos industrializados, inclusive sucos de caixinha.

exercícios para emagrecer

Exercícios para emagrecer

Esqueça aquela história de ficar presa na academia. Existem inúmeros exercícios para emagrecer que podem ser feitos em qualquer local.

Dança

A dança é uma ótima atividade para quem deseja aliar saúde e prazer. Dependendo do ritmo da dança, você conseguirá perder boas calorias. A zumba é um bom exemplo disso.

Essa técnica alia movimentos de ginástica com dança e proporciona ao corpo fortalecimento muscular, alívio de estresse e ansiedade e, claro, perde de peso. Ao realizar de uma a duas vezes por semana já sentirá os benefícios.

O ballet blend também é um outro exemplo de dança como exercício físico. As aulas são focadas em aumentar a força e a resistência muscular do aluno, além de melhorar o alinhamento postural. Ao realizar as aulas constantemente, também verá os números da balança diminuírem.

Superioga

Quem disse que yoga é só meditação? Existem métodos, como o superioga, que garantem uma prática dinâmica e acelerada. As aulas foram pensadas em quem deseja trabalhar intensamente o corpo e a mente de forma consciente e segura.

Ao praticar superioga constantemente, sentirá o seu corpo mais fortalecido e alongado. O método também ajuda a emagrecer, já que em uma aula é possível queimar cerca de 500 calorias.

Treino funcional

Queridinho de muitas pessoas, o treino funcional faz jus a sua fama. Ele é um ótimo método para quem deseja sair do sedentarismo e ter mais qualidade de vida.

Ao contrário de algumas práticas específicas, o treino funcional trabalha todas as áreas do corpo. Para isso, desenvolve exercícios com movimentos do dia a dia para alcançar o objetivo desejado, como correr, pular, caminhar, agachar, levantar, sentar etc.

Sabe aquele papo do “eu não consigo”? Aqui não tem vez. Os exercícios propostos no treino funcional são fáceis de executar, ótimos até para quem nunca realizou atividades físicas. Agachamento e abdominais estão entre alguns exercícios da prática.

Corda

E por falar em treino funcional, quem nunca pulou corda? Aquela brincadeira de criança tem mais benefícios do que você imagina.

Pular corda ajuda a emagrecer e ainda tonifica as pernas e os glúteos. Você pode fazer o exercício dividido em séries. Com 30 minutos já é possível sentir alguns benefícios no corpo. Claro que para isso precisa praticar constantemente, nada acontece da noite para o dia.

Corrida / caminhada

A corrida e a caminhada também são boas alternativas para quem deseja, ou precisa, emagrecer. Correr 45 minutos já proporciona grande alívio na tensão do dia a dia e contribui para a perda de peso. Porém, o ideal é praticar a corrida de duas a três vezes por semana, assim sentirá os benefícios no corpo.

Agora, que não é fã de corrida, pode encontrar na caminhada uma outra opção. Caminhar de três a quatro vezes por semanas também ajuda na perda de peso e aumenta a sensação de bem-estar.

Natação

Além de melhorar a respiração, a natação é uma boa aliada do emagrecimento. Em uma aula, é possível perder, aproximadamente, 400 calorias. Porém, como em todo exercício, o resultado depende do aluno e de sua entrega e disciplina durante a prática.

A natação pode ser considerada uma das atividades mais completas que existe, já que trabalha inúmeras partes do corpo ao mesmo tempo.

Confira, a seguir, um exercício para emagrecer.

Agachamento

Para o agachamento você não precisa de muito. Vista uma roupa confortável e faça a prática em um local com espaço.

Você deve abrir as pernas na altura do quadril. Caso queira, abra um pouco mais, mas não muito. Os pés devem estar firmes no chão e as pontas dos pés viradas para fora (uma virada ligeira).

Jogue o quadril para trás e desça devagar na primeira vez. Todo o peso deve ser colocado na borda externa dos pés. Mantenha o quadril abaixo do nível do joelho e suba. Faça séries de agachamentos. Você também pode estipular um tempo para cada série e fazer quantos agachamentos conseguir.

Esse exercício ajuda a tonificar as pernas e a região dos glúteos, além de contribuir para a perda de peso.

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