Quer fortalecer o seu corpo para o dia a dia? O treino funcional em casa é uma ótima oportunidade para quem deseja fazer exercícios de fortalecimento e flexibilidade. Os movimentos são pensados nas atividades básicas do cotidiano como correr, pular, caminhar, correr, agachar e levantar.

A prática de treino funcional é ótima para a saúde e conta com inúmeras vantagens. Alívio de estresse e ansiedade, fortalecimento muscular, queima de gordura, melhora de postura, aumento da consciência corporal, aumento da autoestima e bem-estar estão entre os principais benefícios do método.

E sabe o melhor? Você não precisa pagar todos os meses uma academia para iniciar a prática, já que é possível realizar os exercícios em casa sem nenhum problema. Por isso, separe um local amplo em sua casa, pode ser o quintal ou a sala, caso tenha espaço.

A roupa deve ser confortável e dar a flexibilidade que você precisa para cada movimento. Isso também vale para o tênis. O ideal é contar com a ajuda de um mat (colchão), ele é barato e pode ser adquirido em lojas de artigos esportivos. Vamos lá?

Aquecimento

Antes de iniciar o treino funcional, é de extrema importância que realize um aquecimento. Mexa o quadril de um lado para outro (em círculos); mexa os pés em círculos também; alongue os braços e as pernas. Feito isso, já pode começar.

Corrida

treino funcional em casa

Apoie bem a mão na parede, leve o seu corpo para a frente e a ponta dos pés para trás. Os joelhos devem estar acima do nível do seu quadril. As duas mãos devem estar encostadas na parede.

É importante alternar as pernas para que o exercício funcione. A ideia que o tempo seja um pouco avançado, nada muito lento. Faça 20 repetições desse exercício.

Agachamento

treino funcional em casa

Esse exercício pode ser feito por qualquer pessoa, desde que respeite o próprio limite. Não desista.

Pernas abertas na altura do quadril, pode ser um pouco mais. As pontas dos pés devem estar viradas ligeiramente para fora. Jogue o quadril para trás. Desça e jogue o peso na borda externa do pé e nos calcanhares. Quadril abaixo do nível do joelho. Tronco reto. Faça 10 repetições desse exercício.

Abdominal

treino funcional em casa
treino funcional em casa

Deite no mat e estique os braços e as pernas. Mantenha a coluna reta. Feito isso, levante e abrace os joelhos, como se quisesse sentar. Deite outra vez. Sola dos pés no chão. O exercício tem total apoio dos pés e das mãos. Faça 10 repetições desse exercício.

Flexão

treino funcional em casa

Deite de barriga para o chão no mat. Coloque os braços bem juntos do tronco e jogue as pernas para trás. Apoie toda a perna no chão, inclusive o céu do pé. Deixe o tronco firme, coluna reta. Levante a parte de cima do tronco e volte.

treino funcional em casa

Você também pode fazer outra versão. Tronco reto e mãos ao lado do tronco. Deixe as pontas dos pés encostarem no chão. Agora, levante um pouco mais, levante uma parte das coxas. Faça 5 repetições de flexões.

Fez tudo? Agora descanse um pouco e faça 4 séries de todos esses exercícios. Você verá que ao longo do tempo o seu corpo estará bem mais fortalecido e prevenido de possíveis lesões.

Lembrando que é importante respeitar o próprio corpo. Nada de forçar um exercício, pois poderá ter consequências sérias.

Quer aprender um treino funcional completo? Conheça o novo curso online da professora Jamille Farah e aprenda o passo a passo para ter um bom treinamento sem sair da sua casa.