A correria do dia a dia faz com que muitas pessoas acabem por optar por alimentos rápidos, como os industrializados. E apesar de toda essa pressa, ainda há quem se preocupe com a saúde e a procedência dos produtos. Um exemplo disso é quando trocam o refrigerante (famoso vilão da alimentação) pelo suco de caixinha. Mas será que essa troca verdadeiramente traz algum benefício?

Não é novidade que comer frutas faz bem para o nosso corpo, o ideal é ingerir três por dia. E uma boa maneira de acrescentar essas delícias saudáveis no cardápio é por meio dos sucos naturais. Essas bebidas, quando ingeridas sem ingredientes prejudiciais, são ótimas para manter o intestino regulado, o corpo hidratado e proporcionar as vitaminas e minerais necessários para um dia cheio de energia.

E os de caixinha? Quem acredita que essas bebidas são tão saudáveis quanto as naturais está enganado. O suco de caixinha passa por um processo chamado pasteurização, que ajuda a conservar o alimento, mas acaba por destruir as vitaminas que ainda poderiam estar no produto.

Pense bem, como uma bebida pode durar um ano e não estragar? A quantidade de conservantes e açúcares faz com que o produto não seja saudável. Além disso, quase não há fruta nenhuma na composição. Faça o teste e leia o rótulo.

 O que fazer?

Você não precisa retirar para sempre do seu dia o suco de caixinha. Assim como em qualquer área da sua vida, é preciso ter equilíbrio na alimentação. Por isso, vá devagar, comece a substituir o seu cardápio aos poucos.

Uma dica é aproveitar tudo o que a terra dá e preparar o seu próprio suco. Além de mais gostoso, você estará contribuindo para a saúde do seu corpo. Escolha a fruta que mais gostar e faça. Você também pode utilizar nas bebidas folhas verdes, cenoura, beterraba, tomate, pepino, tudo o que quiser, só precisa soltar a sua imaginação.

Gostou da ideia? Esqueça o suco de caixinha e confira 4 receitas de bebidas naturais para fazer em casa.

suco de caixinha

Suco de melancia com gengibre

Ingredientes

1 colher de sopa de gengibre

1 colher de chá de canela em pó

½ melancia

Modo de preparo

Corte a melancia em cubos. Em seguida, descasque e corte o gengibre. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Coe o suco e sirva.

Suco de jabuticaba

Ingredientes

1 copo de água de coco

20 g de amora

40 g de jabuticaba

1 colher de sopa de agave

1 colher de chá de capim santo

Modo de preparo

Lave bem a amora e a jabuticaba. Em seguida, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Coe o suco e sirva.

Suco de coco e tâmara

Ingredientes

1 polpa de coco verde

4 tâmaras sem caroço

500 ml de água de coco

Modo de preparo

Deixe as tâmaras sem sementes de molho em um pouco de água de coco por, pelo menos, 1 hora. Retire a carne de coco com a ajuda de uma colher. Em seguida, coloque todos os ingredientes no liquidificador. Bata bem e sirva.

Suco de açaí com banana (energizante)

Ingredientes

1 xícara de polpa de açaí sem açúcar

1 xícara de banana

1 colher de chá de gengibre

1 copo de água mineral

Modo de preparo

Coloque a polpa do açaí, a banana, o gengibre e a água no liquidificador. Bata bem, até ficar homogêneo. Sirva.

Observação: o ideal é consumir as bebidas assim que ficarem prontas, para que não percam os nutrientes principais.

Gostou das receitas? Que tal aprender cardápios completos saudáveis para deixar a sua vida ainda mais equilibrada? Conheça os cursos online de gastronomia do Namu e fique por dentro das novidades do mundo da culinária saudável.