A realização de atividades físicas é importante para manter a mente relaxada e o corpo fortalecido. E há práticas para todos os gostos: caminhada, natação, dança, musculação, futebol, tênis, surf, yoga. A corrida de rua também é uma grande aliada da qualidade de vida, pois aumenta a disposição e proporciona grande bem-estar.

A corrida de rua ganha cada vez mais adeptos no Brasil. Além de ser um esporte mais em conta, se comparado aos que precisam comprar equipamentos, a corrida tem se mostrado eficaz quando o assunto é condicionamento físico, é por isso que é tão popular. Grandes metrópoles, como São Paulo, apostam nessa prática, e é notória a participação da população.

Benefícios da corrida de rua

Assim como qualquer outra atividade física, a corrida de rua tem inúmeros benefícios para a saúde. É claro que não é do dia para a noite que sentirá as mudanças no seu corpo, mas a prática constante certamente te ajudará.

Fortalece os músculos

É preciso ter músculos fortes para qualquer situação do a dia a dia, por mais simples que seja. Ir ao mercado, carregar caixas, limpar a casa, brincar com os filhos, passear com o cachorro. Qualquer atividade requer o mínimo de fortalecimento possível.

A corrida é uma boa forma de dar resistência aos músculos das pernas e do abdômen. Você pode variar a intensidade da corrida conforme for crescendo na prática.

Alivia estresse e ansiedade

O estresse e a ansiedade são problemas muito comuns nas grandes cidades. A rotina corrida faz com que as pessoas sofram com esses transtornos, que se não tratados podem prejudicar, e muito, a saúde física e mental.

A corrida de rua é uma boa forma de mandar embora toda a tensão e aliviar os sintomas de estresse e ansiedade. Os hormônios, como a endorfina, proporcionam relaxamento e grande bem-estar.

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Previne doenças cardiovasculares

A prática de atividades físicas é uma boa para a prevenção de doenças, inclusive das cardiovasculares. A corrida melhora o funcionamento cardíaco e ajuda na redução da pressão arterial. Além disso, é ótima para controlar e reduzir o mau colesterol.

Lembre-se que para ter a saúde em dia, é preciso ter hábitos mais saudáveis. De nada adiantaria praticar exercícios físicos se a sua alimentação não é das melhores. Por isso, opte sempre por um cardápio equilibrado, longe dos alimentos gordurosos e cheios de sódio, e corra, ou caminhe, regularmente.

Perda de peso

Quer perder peso? Pois a corrida de rua pode te ajudar. A queima calórica se da por meio da movimentação constante do corpo, por isso pode apostar nessa prática.

E você não precisa ficar correndo 1 hora por dia para alcançar o resultado desejado, 15 ou 20 minutos diários pode ser o suficiente.

Anotou tudo? Esses são alguns dos benefícios da corrida de rua. Aumento da autoestima, aumento de concentração, desenvolvimento da consciência corporal e melhora do convívio social estão entre outras vantagens dessa atividade tão prazerosa.

Prepare-se para a corrida de rua

Agora que já sabe o quão bem a corrida faz para a sua saúde física e mental, que tal aprender algumas dicas sobre o esporte? Se é iniciantes e não sabe como se preparar para a corrida de rua, confira algumas orientações.

Conhecer o corpo e respeitar os limites

O primeiro a se fazer é procurar um médico, ou personal trainer, principalmente se tem alguma restrição física. Converse sobre a sua vontade de iniciar na corrida de rua e conte sobre suas limitações.

É de extrema importância conhecer o próprio corpo e respeitar o limite, caso contrário pode se machucar feio. Por isso, comece devagar, com distâncias curtas. Vá fazendo testes, quanto tempo demora para correr determinada área, como o seu corpo reage, etc.

Além da corrida, você pode ter mais consciência corporal com o treino funcional, por exemplo. Ele te dá uma boa ideia de como estão os seus músculos e o quanto o seu corpo pode aguentar. Uma dica é aliar essas práticas.

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Roupa adequada

Você sabia que usar uma roupa inadequada pode comprometer a prática de qualquer atividade física? Com a corrida não é diferente. O tênis errado pode machucar o seu pé, o que não seria nada bom. Por isso, antes de compra-lo saiba como é a sua pisada e procure o produto mais apropriado para a situação.

Nunca utilize um tênis novo na corrida. Assim como no trekking, é preciso que o calçado esteja adaptado ao seu pé, para evitar bolhas e outros problemas indesejados.

Opte por calças ou shorts de secagem rápida, assim como a camiseta. Tecidos pesados e que ficam molhados com o suor acabam por atrapalhar a corrida. Fique atento.

Pesquise o percurso da corrida

Conhecer o local, nem que seja pela internet, é importante para a atividade. Se estiver participando de uma prova, verifique antes o percurso. Isso é essencial para você chegar com tudo na corrida e ficar ainda mais confiante.

Alimentação equilibrada

Em hipótese alguma consuma bebidas alcoólicas antes da corrida de rua, já que o álcool pode desidratar o seu corpo. O ideal é optar por alimentos naturais, como água, suco de frutas, barrinhas e sanduíches caseiros e oleaginosas, isso para dar ainda mais energia.

Não consuma alimentos muito próximo ao horário da corrida, você pode comer até uma hora antes, claro que alimentos leves. Menus com carboidratos são boas opções. Frutas como a banana ajudam a prevenir câimbras, por isso são tão amigas dos atletas ou praticantes de atividades físicas.

Não tenha pressa

Vá no seu ritmo. Se o seu colega corre mais rápido, não se preocupe, cada corpo é um corpo. Ficar olhando o desempenho do próximo pode ser um grande vilão de quem deseja realizar alguma atividade física, por isso vá no seu tempo e aproveite cada minutos dessa prática deliciosa.

Práticas complementares

Como já foi ressaltado, é importante fortalecer os músculos e ter consciência corporal para realizar qualquer exercício físico. A corrida tem benefícios, mas também precisa ser complementada. Não adianta, por exemplo, querer correr 5 km se não se prepara e nem, ao menos, faz um alongamento antes do início da prova.

Procure a orientação de um especialista e peça para te passar uma série de treinos para fortalecer os músculos e melhorar o desempenho na rua. O treino funcional, a musculação e o yoga, por exemplo, são bons aliados e podem preparar o seu corpo para tudo o que vier pela frente.

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