Você sabia que um metabolismo lento pode ter várias causas? O problema é que nem sempre ele é facilmente descoberto. O sintoma que mais chama atenção é o ganho de peso. Muitas vezes, ele ocorre mesmo você estando no meio de uma dieta com altas restrições calóricas.

Alguns até reclamam que não conseguem perder um grama sequer — ainda que pratiquem atividades físicas, muitas vezes intensas. No entanto, devemos deixar claro que nem sempre o metabolismo é o responsável. De nada adianta perder calorias nos treinos e depois descontar nas refeições. Tudo deve ser dosado.

Sendo assim, vamos relacionar algumas causas que realmente podem justificar o metabolismo mais lento. Acompanhe!

1. Genética

A genética é uma das causas mais comuns de metabolismo lento e muito difícil de ser controlada. Mas se você não foi agraciada com uma genética favorável, não desanime. Algumas mudanças de hábitos podem ajudar.

Exemplo disso é a inclusão de alguma atividade física na sua rotina diária. A prática de musculação pode ser uma boa escolha, pois aumenta a massa magra do corpo e acelera o metabolismo.

2. Hipotireoidismo

O hipotireoidismo se caracteriza pela diminuição da atividade da tiroide, glândula localizada na região do pescoço e que tem ação importante na regulação do metabolismo. É comum que as pessoas com essa disfunção observem um aumento de peso e sintam cansaço frequente.

A disfunção da tiroide pode trazer sérios problemas de saúde, se não for cuidada. A doença pode ser diagnosticada por meio de um simples exame laboratorial e tratada com administração de medicamentos, prescritos adequadamente pelo médico responsável.

3. Idade

Já reparou que a maioria das pessoas ganha peso com o passar dos anos? Pois é, a idade é o fator mais facilmente percebido, visto que o passar do tempo nos faz perder massa magra — que queima mais calorias do que a massa gorda —, contribuindo para tornar o metabolismo mais lento.

Mas nada que não possa ser revertido. Uma atividade física que desenvolva a massa muscular pode contribuir (e muito) com o metabolismo, tornando-o muito mais acelerado. Por isso, a dica é se exercitar sempre.

4. Diabetes

O diabetes é uma das causas que dificultam a perda de peso. Apesar de ainda não ser comprovado cientificamente, existe uma associação desse problema com a doença — a maioria dos diabéticos aparentam uma dificuldade maior na perda de peso do que aqueles que não o são.

5. Estilo de vida

Alguns fatos relacionados ao estilo de vida de cada um podem determinar o tipo de metabolismo, mais lento ou acelerado. Assim, pessoas que fazem uso de medicamentos para determinadas doenças, como a depressão, podem ter seu ritmo alterado.

Da mesma forma, pessoas que vivem correndo contra o relógio, estressadas, que pulam refeições ou ficam horas a fio sem comer, podem também ter alterações no metabolismo, que acaba se tornando mais lento para manter alguma energia necessária às funções normais do organismo.

Como você pôde ver, muitas causas têm capacidade de influenciar o metabolismo. Portanto, siga nossas dicas e o mantenha sob controle.

Gostou do nosso artigo sobre metabolismo lento? Foi útil para você? Gostaria de ter acesso a outros assuntos interessantes como esse? Então siga a gente nas redes sociais e fique por dentro das nossas atualizações. Estamos no FacebookTwitter e Instagram.

Também não se esqueça de conhecer nossos cursos online de gastronomia, pilates e yoga, ótimos para aumentar o bem-estar e sua qualidade de vida.