Dor nas costas, cabeça cheia e um peso enorme nos ombros. Mesmo após o expediente, parece que o seu dia ainda não terminou. É muito comum profissionais que estão passando por situações de estresse levem para casa todo o peso de um dia ruim, junto àquela sensação de cansaço que parece não passar.

Isso pode ser prejudicial à saúde física e mental, além de interferir no seu convívio com a família e amigos próximos, fazendo-o perder momentos prazerosos e qualidade de vida, e se tornando cada vez mais irritado no ambiente de trabalho.

Para ajudar a repensar toda a sua rotina, a fim de terminar o dia descansado e de bom humor, separamos 9 dicas que, com certeza, farão a diferença nesse novo estilo de vida que você pode adquirir. Confira:

– Repense a sua lista de afazeres

Para ter aquela sensação de dever cumprido ao fim do dia, é importante concluir todas as tarefas que havia planejado. Então, se você não tem conseguido terminar sua lista de afazeres e frequentemente tem deixado alguns itens para o dia seguinte, reflita sobre novas maneiras de conclui-los no dia programado.

– Anote a sua programação para o dia

Tudo o que deve ser feito durante o seu dia pode estar em uma lista de tarefas, inclusive os horários para as ligações e reuniões. Com isso, você garante que, ao final do dia, consiga ter realizado tudo o que era necessário, evitando assim preocupações com o que deixou para trás.

– Adiante os trabalhos menos importantes

Sobrou um tempinho antes do fim do expediente e há alguns trabalhos menos importantes para fazer? Adiante a execução deles. Aproveite para enviar alguns e-mails, fazer telefonemas, adiantar relatórios e deixar o mínimo para o dia seguinte. Evite que as tarefas possam se acumular.

– Certifique-se de que nada ficou para trás

Antes de finalizar o seu dia de trabalho, verifique com a sua equipe e com a chefia se algo ainda está pendente. Aproveite o momento para dividir com os seus colegas e superiores os avanços dos projetos que estão sob sua responsabilidade.

– Organize o seu posto de trabalho

Quando encerrar os seus compromissos profissionais, dedique alguns minutos para organizar a sua mesa de trabalho. Deixe o ambiente pronto para o próximo dia, pois isso será mais um estímulo para que você termine o dia bem e possa estar preparado para a manhã seguinte.

– Responda todas as solicitações de contato

Quando você finaliza o seu dia de trabalho sem ter respondido a todos os e-mails, a probabilidade de você levar isso na mente até a sua casa é muito maior. Além disso, algumas dessas solicitações podem virar urgências no dia seguinte. Responda a todas, mesmo que com uma mensagem mais genérica avisando que no dia seguinte vai dar tratativa ao que foi solicitado.

– Estabeleça uma hora de desligar

Checar e-mails e resolver problemas de trabalho após o expediente não deve ser algo frequente na sua rotina. Determine o horário em que você vai se desconectar definitivamente e jamais trabalhe de sua cama. O horário para se desligar dos compromissos do escritório deve ser bem antes de dormir, de preferência seguido de atividades que relaxem, como a yoga ou o pilates, e essas são atividades que você pode fazer em casa.

– Limpe a sua mente

E se, mesmo após sair do trabalho, você ainda fique pensando em prazos e projetos, ideias e objetivos, experimente escrever tudo em uma folha de papel. Dessa forma, você não irá se esquecer das informações e ainda conseguirá limpar a mente para relaxar.

– Reflita sobre o seu dia

Ao refletir sobre os fatos que aconteceram durante o seu dia, você dá início a um importante ritual de finalização. É dessa maneira que você avalia o que foi positivo, o que foi negativo e o que pode ser melhorado.

Gostou das nossas dicas para terminar o dia descansado? Quer ficar por dentro de tudo que envolve qualidade de vida e bem-estar para a sua mente e o seu corpo? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos. E se deseja iniciar alguma atividade que te ajude a relaxar, conheça a plataforma NAMU Cursos. Nela você encontra diversas aulas de pilates e yoga, todas ministradas por excelentes profissionais da área.