Não é fácil ficar horas parado na mesma posição. Isso sem contar com a pressão vivida diariamente durante o trabalho. E apesar de ser comum ficar irritado, o estresse em excesso pode desenvolver inúmeros problemas de saúde, tanto físicos quanto mentais. É por isso que as técnicas de relaxamento são tão importantes para manter a qualidade de vida.

O estresse é uma defesa natural que todo ser humano tem. Sem ele, não sobreviveríamos. O problema é quando atinge um nível elevado, e isso não é brincadeira. Entre os problemas mais comuns acarretados pelo estresse estão: alergias, problemas respiratórios, ansiedade, dor de cabeça, dor de coluna, insônia ou sono em excesso, hipertensão, síndrome do pânico, gastrite, baixa imunidade, entre muitos outros.

O que pode causar estresse

O estresse é causado por inúmeros fatores. Situações que podem ser resolvidas com facilidade para uns, podem não ser para outros. Por isso a importância de ter empatia pelo próximo e nunca diminuir ou julgar o problema de quem está ao seu lado.

Uma briga, dívidas, doenças crônicas e término de relacionamento está entre algumas causas de estresse. Além disso, desemprego, baixa autoestima, medo, ansiedade, trânsito e trabalho fazem parte da lista de outras possíveis causas.

Técnicas de relaxamento

Você não precisa gastar muito para aliviar o estresse, com simples técnicas é possível relaxar e desfrutar de inúmeros benefícios. Confira, a seguir, algumas técnicas de relaxamento para quem vive estressado.

Controlar a respiração

A respiração tem um papel muito importante no dia a dia de qualquer pessoa. Respirar corretamente oxigena as células e elimina o gás carbônico, o que é essencial para manter o organismo saudável.

Praticar pranayamas, também conhecidos como técnicas de respiração, pode servir de grande ajuda para quem procura mais qualidade de vida. O método é capaz de acalmar a mente, controlar a respiração e proporcionar grande relaxamento. Por isso é tão procurado por quem sofre com estresse.

Ouvir música

Ouvir música pode ser um ótimo aliado de quem precisa relaxar. Assim como a melodia tem o poder de animar uma festa ou despertar aqueles sentimentos mais ocultos, também pode aliviar grandes tensões do dia a dia.

A música pode ser uma verdadeira terapia. Há quem goste de uma batida mais lenta, outros mais rápida, não importa. Porém uma coisa é certa: ao escolher o ritmo que mais gostar, certamente desfrutará de todos os benefícios que a música pode proporcionar, tanto físico quanto mentalmente.

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Dançar

A dança está diretamente relacionada com a música. Se apenas ao ouvir o seu som favorito você se sente bem, já imaginou o que acontece se dançar?

Essa prática é uma das técnicas de relaxamento que mais ajuda a aliviar a tensão. Os passos realizados durante as aulas relaxam os músculos e trazem grande conforto para corpo e para a mente. Inclusive, a dança melhora a flexibilidade e aumenta a autoestima, muito importante para estar bem consigo mesmo e desfrutar o dia a dia da melhor forma possível.

Praticar yoga

O yoga é uma prática conhecida por seus benefícios físicos e mentais. Ao realizá-lo constantemente, sentirá seu corpo mais relaxado, flexível e fortalecido.

Mas quem acredita que as vantagens de praticar yoga só podem ser sentidas a longo prazo, está muito enganado. O método também é ótimo para aliviar a tensão momentânea e proporcionar um dia mais calmo ou, para quem prefere realizar mais tarde, uma boa noite de sono.

Ashtanga, hatha, hatha vinyasa, Iyengar, vinyasa, kundalini, raja, hot, não importa o método de yoga escolhido, qualquer um possui benefícios.

Mindfulness

O mindfulness, também conhecido como atenção plena, é uma técnica que ganha força cada dia mais, e não é para menos.

O método mindfulness ajuda a focar no agora, no presente. Então, tudo o que ansiedade (futuro) e o que passou (passado) não importa, o essencial é manter a atenção naquele momento que está vivenciando. É vivenciar a experiência do agora.

Técnicas de relaxamento como o mindfulness podem ser feitas, inclusive, na hora da refeição. O mindful eating ajuda a comer conscientemente, a melhorar a digestão e perceber que tipo de fome sente no momento.

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Entrar em contato com a natureza

O ser humano vive em constante estresse, isso por conta das longas jornadas que passa entre o transporte público e o trabalho. Porém, estudos recentes já comprovaram que ter contato com a natureza é uma ótima oportunidade para aliviar toda a tensão acumulada.

Já reparou como o ar do campo é mais leve? Ou então como pisar na areia da praia acalma o seu corpo? Situações simples, como ouvir o canto de um pássaro ou sentir a brisa da montanha já proporciona grande relaxamento.

E para quem gosta de caminhar, praticar trekking é um boa ideia, já que aumenta a qualidade de vida. Separe um final de semana, coloque a mochila nas costas e vá.

Lembrando que é importante sempre ter a orientação de um guia, principalmente se o caminho for em mata fechada. 

Conversar com amigos

Quem tem amigos tem tudo, verdade? Verdade. Uma boa conversa é capaz de acalmar e proporcionar grande bem-estar. E você não precisa sair conversando com todas as pessoas que encontrar pela frente. Caso tenha necessidade de falar, abra o seu coração para aquele seu amigo mais próximo, aquele que você pode contar em qualquer momento.

Aromaterapia

A aromaterapia também está entre as técnicas de relaxamento naturais mais utilizadas. E esse método nada mais é que uma técnica que utiliza os aromas dos óleos essenciais para o tratamento de problemas físicos e mentais.

O óleo de melaleuca e alecrim, por exemplo, possuem propriedades que relaxam e ajudam a aliviar os sintomas de estresse e ansiedade.

Faça em casa

Anotou todas as técnicas de relaxamento? E como o Namu é aliado da qualidade de vida, possui inúmeros cursos online de gastronomia, yoga, mindfulness e fitness para proporcionar relaxamento e grande bem-estar a todos os que os realizam.

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