O outono está à porta, e com ele o forte calor começa a se despedir e a dar lugar a dias mais amenos. Seria tudo perfeito, se não fosse pelo fato do número de gripes, resfriados e proliferação de vírus aumentar. É comum pessoas ficarem doentes na mudança de estação e é preciso tomar alguns cuidados para evitar tudo isso.

Manter uma alimentação saudável está entre os primeiros pontos que devem ser seguidos à risca. Comer de três em três horas e dar preferência a produtos naturais devem ser sua prioridade. Pensando nisso, o blog do NAMU Cursos listou alguns alimentos que podem te ajudar na prevenção dessas doenças. Confira:

Frutas cítricas

As frutas cítricas são boas aliadas quando o assunto é prevenção de gripes e resfriados. O kiwi, por exemplo, é rico em vitamina C. Suas propriedades auxiliam a manter o sistema imunológico forte e saudável. A laranja, a tangerina, o limão, a acerola e o morango são outros alimentos cheios de substâncias que mantêm a imunidade resistente. A ação antioxidante dessas frutas também previne o envelhecimento precoce das células e protege o organismo de doenças crônicas e cardiovasculares.

Alho

Você já deve ter ouvido falar da ajuda que o chá de alho dá quando se está gripado, ou até já se arriscou a tomar. Essa receita caseira é muito popular e, por mais surreal que possa parecer, ela pode amenizar os sintomas de gripes e resfriados. Mas e o alho puro? A alicina, causadora do forte odor, é a substância responsável por alguns benefícios do alimento, inclusive da ação anti-inflamatória do organismo e fortalecimento do sistema imunológico. Lembrando que ela só é ativada quando o alho é esmagado.

Oleaginosas

Oleaginosas como nozes e castanhas também entram na lista. Além de servirem como um ótimo lanchinho da tarde, possuem potência antioxidante e propriedades capazes de manter o sistema imune em dia. Porém tome cuidado, nutricionistas não aconselham a ingestão excessiva desses alimentos, uma vez que possuem um nível considerável de gorduras.

Gengibre

Seja cru ou cozido, o gengibre já ganhou o paladar dos brasileiros. E não é para menos, já que seu sabor característico dá um toque especial aos pratos. O que muitos não sabem, é que as vantagens dessa raiz vão muito além do gosto. Suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, assim como os demais alimentos, podem auxiliar a manter a gripe longe. Aliás, você pode ingeri-lo em cardápios crus e quentes, ou até fazer um chá, com limão se quiser, para amenizar os sintomas quando resfriado.

Vegetais verde escuros

Sabe o espinafre, o brócolis e aquela couve que você quase nunca come? Então, eles também são importantes para a manutenção do sistema imunológico. Suas vitaminas e minerais mantêm a saúde das células  e protegem todo o organismo. Invista em saladas e em refogados, você verá ao longo do tempo os benefícios que te proporcionarão.

É importante ressaltar que para ter todas essas vantagens alcançadas, não basta apenas ingerir esses alimentos. É preciso criar hábitos saudáveis, para assim, com a junção de tudo, desfrutar desses benefícios. Por exemplo, opte por cardápios saudáveis ao invés de produtos industrializados, realize atividades físicas e não se esqueça de sempre colocar o bem-estar como prioridade.

Quer aprender novas receitas com esses ingredientes? Então conheça cursos de gastronomia saudável e se delicie com todos os pratos ensinados nas aulas.

Foto: Marina Aguiar / Flick: Acerola / CC BY 2.0