A rotina nem sempre é como se espera. Trânsito, trabalho, cobrança, tudo em excesso pode comprometer a saúde física e mental. E são práticas, como o Iyengar yoga, que podem manter o equilíbrio e ainda proporcionar grandes benefícios para o dia a dia de qualquer pessoa.

O Iyengar yoga foi desenvolvido pelo mestre Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar, B.K.S. Iyengar. A prática consiste em trabalhar os asanas, sempre focando no alinhamento. Segundo a especialista e professora Ana Luisa Matsubara, esse método é uma ótima opção para quem deseja melhorar a qualidade de vida.

“É uma prática que tem um direcionamento bastante democrático. Qualquer pessoa pode desfrutar dos benefícios, porque a forma como é construída uma aula cria esse ambiente. Isso através de um sequenciamento correto, não existe nada que seja aleatório na prática. A construção de uma postura yoguica, que chamamos de asana, após a outra é para levar a um objetivo final”, declara Matsubara.

Cada aula do Iyengar yoga procura proporcionar ao aluno a harmonia em um todo. Para isso, tem o cuidado de alinhar todas as áreas do corpo, tanto física quanto mental, e, ao mesmo tempo, trabalhar a respiração. “Tem um cuidado extremo em, obviamente, estar costurando o enredo da aula com a respiração. Por isso, é muito conhecido como meditação em movimento, porque tem um rio que corre por baixo que está muito ligado a respiração”, reforça a profissional.

Como praticar Iyengar yoga

Para praticar Iyengar yoga não é preciso muito. Você pode, inclusive, realizar inúmeros asanas em casa, basta seguir as dicas dos profissionais.

O primeiro a se fazer é escolher um local calmo para a realização da prática. Pode ser na sala, no quarto, no quintal, não importa, só precisa ter espaço suficiente para as posturas.

A escolha da roupa também é muito importante. Usar calça jeans e camisetas inadequadas pode comprometer a aula e ainda aumentar o risco de lesões. Por isso, opte sempre por calças, ou shorts, que te deem flexibilidade. Nem muito justas, nem muito largas. Prefira tecidos que secam rápido, para que as roupas não fiquem pesadas no corpo.

Acessórios como auxílio

Um dos diferenciais do Iyengar yoga é a utilização dos props, materiais de apoio. Eles têm como finalidade ajudar o aluno a realizar o asana da maneira correta e segura. Além disso, também são ideais para quem nunca praticou yoga, já que ajudam no passo a passo de cada postura.

“Existe uma infinidade enorme de apoio de materiais que a gente usa para assessorar o aluno, não obstante a condição física, emocional ou psíquica”, acrescenta Matsubara. Blocos, cordas, mantas, almofadas, a própria parede, tudo pode servir de auxílio.

Benefícios dos Iyengar yoga

Assim como outros tipos de yoga (ashtanga, kundalini, hatha, raja, acro, superioga), o Iyengar possui inúmeros benefícios a curto e a longo prazo. Confira alguns.

Alívio de estresse e ansiedade

Sabe aqueles dias super estressantes?  O Iyengar pode ajudar. Os asanas feitos nas aulas ajudam a relaxar e proporcionam grande bem-estar durante e após a aula.

Assim como qualquer exercício físico, o yoga é capaz de liberar hormônios responsáveis pela sensação de prazer e felicidade.

Aumento da estabilidade emocional

A estabilidade emocional é outra área que ganha com a prática do Iyengar yoga. Já reparou como vive uma pessoa desnorteada, que não sabe lidar com os sentimentos?

Métodos como o yoga são capazes de trazer o equilíbrio necessário para manter a cabeça em ordem e as emoções. Inclusive, com a prática constante, é possível desenvolver o autoconhecimento, importante para a estabilidade emocional.

Aumento da concentração

A falta de concentração não é um problema específico de uma pessoa. A vida corrida, muitas vezes, contribui para esse quadro em crianças, jovens, adultos e idosos.

Entender e realizar cada asana ajuda a aumentar a concentração, isso porque os alunos precisam ter o mínimo de atenção para fazer a prática. Conforme o tempo for passando, verá como a sua mente estará mais atenta a tudo, inclusive nas atividades simples do dia a dia.

iyengar yoga

Melhora da postura

Problemas de coluna são comuns em pessoas que trabalham o dia inteiro fora de casa. Ficar longas horas sentado, ou em pé, contribui para a má postura, o que ocasiona dores na região.

Assim como o pilates, o Iyengar yoga ajuda no alinhamento postural. A prática constante deixa a coluna reta e evita possíveis lesões no local.

Fortalecimento muscular

Quer um corpo mais fortalecido? O yoga é uma ótima alternativa para quem deseja fortalecer os músculos externos e internos, também conhecidos como intrínsecos. É claro que essa força não se adquire de um dia para o outro, mas verá que com o tempo sentirá o seu corpo mais tonificado.

Aumento da flexibilidade

A flexibilidade é fundamental na vida de qualquer pessoa, seja na ida ao mercado ou na prática de atividades físicas, por mais simples que possam parecer. Já imaginou não conseguir amarrar o cadarço do tênis porque não alcança o pé? Por isso a importância da flexibilidade.

O alongamento feito pelo corpo durante os asanas ajuda a aumentar a flexibilidade. É importante destacar que se não conseguir realizar determinada postura não se preocupe. A flexibilidade vem com o tempo.

Faça em casa

Gostou das dicas? Você pode começar hoje mesmo a praticar Iyengar yoga. E sabe o melhor? Não precisa sair da sua casa. O Namu oferece dois cursos online com a professora Analu Matsubara. Iyengar yoga: alívio de desconfortos do dia a dia e Iyengar Yoga: asanas energizantes, corpo firme e mente estável contam com aulas voltadas para quem deseja ter equilíbrio físico e mental e melhorar a qualidade de vida. Confira já!