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Alcançar os objetivos da vida é uma tarefa árdua, não é à toa que se batalha todos os dias para tal, não é verdade? O problema é que quando essa busca se torna um fardo, aos poucos, acaba por consumir todas as nossas forças.

Essa luta pelo excesso traz à tona grandes problemas como agitação, ansiedade e estresse, que podem desencadear outros tipos de transtornos, fazendo com que o prana interior se enfraqueça.

Se você não sabe o que é prana ou como melhorá-lo por meio dos pranayamas, continue a leitura. Explicaremos a diferença entre eles e quais os benefícios que você pode trazer para a sua vida com os pranayamas. Acompanhe!

O que é prana?

Prana é a energia vital, é o que traz a força, a vida aos órgãos e às células. É a energia que permeia todo o universo.

Ela está em tudo, no homem, na natureza, em todo o espaço. Quanto mais dela no corpo, quanto mais presente estiver, mais longevidade se logra.

O que são pranayamas?

É fato que uma respiração agitada não é nada boa, são nesses momentos que a ansiedade toma conta de tudo, por isso a importância de ter um estilo de vida mais calmo.

Para isso, existem os pranayamas, exercícios respiratórios que auxiliam a controlar e dominar toda essa “potência”, o que pode manter a harmonia entre o corpo e a mente. Muitos, inclusive, acreditam que eles são capazes de curar doenças.

Esses exercícios, quando feitos corretamente, ensinam a captar o prana, além de purificarem os condutos energéticos em que ele flui, o ideal é realizá-los todos os dias.

Posso fazer os pranayamas em casa?

Em meio ao caos parece quase impossível se concentrar e encontrar um tempinho para se reconectar e realizar os pranayamas, não é mesmo?

Mas uma das suas vantagens é que você pode realizá-los em casa ou ao ar livre como em um parque, retiro, praia, campo, ou seja, em um local que propicie um contato maior com a natureza.

De qualquer forma, se não for possível estar em um desses espaços, você pode praticá-los do conforto do seu lar e tentar se aproximar desses ambientes. Esqueça os problemas, inspire o ar e relaxe. Aos poucos você se sentirá bem mais tranquilo.

Abaixo explicamos o passo a passo de uma pranayama para fazer no conforto da sua casa.

Pranayamas: Como fazer passo a passo

Prepare-se

Esse exercício traz aquietação e harmoniza todo o corpo. Antes de começar, prepare o ambiente. Escolha um local em sua residência que seja mais quieto, aquele especial onde não tenha muita interferência dos arredores.

Você também pode aromatizar o lugar com óleos e incensos de sua preferência. Coloque uma música doce e tranquila, ela pode contribuir para o foco no pranayama.

Vista uma roupa confortável e sente-se com a coluna ereta. Também é importante que os seus olhos estejam fechados.

Nadi shodhana (narinas alternadas)

Com o dedão da mão direita, obstrua a narina direita e inspire pela narina esquerda. Com os pulmões cheios, troque a narina em atividade, obstruindo a narina esquerda e expirando pela narina direta.

Inspire novamente pela mesma narina que você expirou (pela direita). Com os pulmões cheios, troque a narina em atividade e expire pela narina esquerda.

Esse é um ciclo completo da respiração das narinas alternadas. Você deve começá-lo com cinco ciclos completos e aumentar aos poucos, até conseguir os 12 minutos todos os dias.

Uma dica é realizar os exercícios antes de dormir, pois pode proporcionar uma boa noite de sono.

Benefícios dos pranayamas

Ao fazer dos panayamas um hábito, você promove uma infinidade de benefícios para a sua vida. Abaixo mostramos alguns deles:

Diminuição do estresse

Com a correria do dia a dia nos vemos cada vez mais em prazos apertados, com crises de ansiedade e autocobrança em excesso, assim, nossos níveis de estresse ficam lá em cima, gerando problemas para nossa saúde mental e física.

Nesse cenário, os pranayamas são verdadeiros aliados, já que ao aprender a controlar e estender o prana por meio da respiração, você promove um reequilíbrio do organismo e também um alto estado de relaxamento, diminuindo o estresse e seus desdobramentos.

Auxilia na perda de peso

ganho de peso muitas vezes está associado ao ritmo acelerado da nossa rotina e ao comodismo na hora de decidir o que ingerir.

Muitas vezes nos vemos em fastfoods ou comprando produtos ultraprocessados devido ao estresse e a falta de tempo.

Assim, quando você controla esses problemas com a ajuda dos pranayamas, você alcança uma clareza mental maior sobre o que deve ser consumido para melhorar sua saúde.

Além disso, algumas técnicas de pranayama realmente queimam gordura da região do abdome.

Melhora no sistema linfático

O sistema linfático desempenha um importante papel no nosso organismo. Ele é responsável entre outras coisas por transportar a linfa, fluido rico em células brancas que auxiliam na defesa do nosso corpo.

O problema é que muitas vezes, esse sistema não funciona adequadamente e acumula toxinas, trazendo a sensação de inchaço e dificultando o funcionamento do sistema imunológico.

Assim como as posições de yoga, os pranayamas com seus diversos exercícios, promovem uma movimentação dos órgãos, funcionando com uma bomba para o sistema linfático, drenando-o e impedindo que seu fluxo seja impedido.

Pele mais brilhante

Se você gasta uma boa quantia com cosméticos e tratamentos para deixar sua pele mais bonita e não vê resultado, o problema pode estar na sua respiração. Para inverter esse quadro, nada melhor que os pranayamas.

Quando você pratica os pranayamas, você melhora muito a sua respiração, fornecendo e distribuindo a todo o seu corpo doses extras de oxigênio. Isso culmina em uma pele mais brilhante, bonita e saudável.

Buscar um estilo de vida mais saudável é uma maneira de estar em paz consigo mesmo, se reconectar com seu eu interior e ter uma rotina muito mais equilibrada.

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Se gostou deste artigo e intenta ter esse novo estilo de vida, mas não sabe como começar, pratique os pranayamas e conheça também nossos cursos de yoga online. Com eles, você pode aumentar sua qualidade de vida de forma prática e econômica.