A bola de pilates é um dos acessórios mais utilizados quando a atividade é feita na modalidade solo (ou pilates de chão, como também é conhecida).  Entre seus benefícios, destacamos que a técnica com o acessório ajuda a prevenir lesões, ganhar mais força muscular, aumentar a flexibilidade, além de melhorar a respiração.

Com diferentes exercícios, a atividade feita com esse acessório pode estimular o corpo de várias formas (e o melhor!) sem deixar nenhum músculo para trás. 

Para que serve a bola de pilates durante os exercícios?

É conhecida por seus praticantes como bola suíça. O acessório pode ser considerado uma das melhores formas de trabalhar o corpo de forma global. 

No entanto, diferente dos outros equipamentos utilizados no Pilates, o acessório não foi inventado pelo criador do método, Joseph Pilates. 

O nome “bola suíça” surgiu porque foi lá onde o acessório começou a ser utilizado, no início do século XX. A bola de Pilates também passou por países como Inglaterra e Estados Unidos. Nos quais começou a ser empregada para processos de tratamento de reabilitação física e cinesiológica. 

Atualmente, esse equipamento é largamente usada não só no Pilates. Mas diversas atividades físicas como a ioga, a ginástica ou em treinamentos esportivos específicos. O acessório pode ser encontrado em diversos tamanhos para que possa ser utilizado em inúmeros exercícios de correção da postural. 

5 benefícios do uso da bola de pilates durante as aulas 

Os exercícios com a bola ajudam a desenvolver a força e a resistência e melhorar a flexibilidade. Além de aumentar o equilíbrio e a coordenação.

Melhora a postura

A má postura é um dos grandes males da sociedade moderna. E, por dar maior consciência corporal, os exercícios de Pilates com bola podem contribuir para a correção da postura. 

A bola suíça usada durante os exercícios ajudam a aumentar a percepção dos movimentos. E, mais atento ao corpo, é possível se policiar a fim de corrigir a postura sempre que estiver mal posicionado.

Outro ponto positivo do uso da bola de Pilates durante os exercícios é que o acessório auxilia a estabilizar a coluna, relaxar os músculos e fortalecer a região das costas e pescoço. 

bola de pilates

Ou seja, se você sofre com as dores de coluna, aposte nos exercícios de Pilates com Bola. Nós já ensinamos aqui 8 exercícios utilizando a bola de pilates. 

Fortalece o equilíbrio

É possível realizar inúmeros exercícios para trabalhar o equilíbrio com esse acessório. São diversas posições que podem ser realizadas com diferentes tipos de bola e níveis de apoio no solo. 

Apesar de ser um dos benefícios mais conhecidos, os exercícios com a bola de Pilates são importante auxiliadores para outros pontos do Pilates, como a melhora na concentração e força abdominal, por exemplo. 

Contribui no desenvolvimento motor

O Pilates com bola pode ajudar (e muito!) para o desenvolvimento e melhora da coordenação motora. Pois ajuda a desenvolver a noção de espaço, pesos e texturas. 

Por isso, é uma das atividades mais indicadas para pessoas (de qualquer idade) em reabilitação ou que precisam aprender ou reaprender certos movimentos, por exemplo.

Para crianças: o uso da bola suíça com as crianças faz com que elas percebam o exercício como algo lúdico e divertido. Diminuindo a resistência deles em relação aos exercícios.

Para adultos: os exercícios com a bola de Pilates ajudam a manter a coordenação motora sempre em dia. Uma vez que nossos maus hábitos posturais ou mesmo a idade podem contribuir para a perda da precisão de certos movimentos. O Pilates com bola pode ajudar a retardar esses efeitos. 

Ativa a musculatura e aumenta a mobilidade

O Pilates com Bola ajuda trabalhar as camadas mais profundas da musculatura corporal. A bola de pilates durante os exercícios tem como função dar apoio para a coluna e os glúteos. Permitindo que os movimentos sejam praticados sem que os músculos da região sofram impacto

Ou seja, a bola usada durante os exercícios de Pilates trabalham outros grupos musculares, fortalecendo áreas que normalmente não são atingidas com outros exercícios.

O Pilates com bola ajuda a melhorar a mobilidade corporal. Uma vez que os exercícios são focados em alongamento e flexibilidade.

Ajuda a ter uma gravidez mais saudável 

O trabalho com bolas em diferentes tamanhos e níveis de estabilidade ajudam a manter as gestantes mais ativas e confortáveis durante a gestação.

Os alongamentos realizados com a bola durante as aulas ajudam a prevenir e aliviar os desconfortos comuns dos últimos meses de gravidez. 

E mais: os exercícios de Pilates com a bola são bastante eficientes para trabalhar os músculos do assoalho pélvico, importantíssimos durante o trabalho de parto; a bola suíça também é bastante utilizada para ajudar na dilatação durante os partos naturais. Bacana, né?

Gostou dos benefícios da prática e quer começar a fazer Pilates, mas não tem tempo de frequentar a academia? Conheça o curso online da Namu e pratique Pilates quando e onde quiser.