Trânsito de duas horas para ir e mais três para voltar. Escritório cheio e supervisor em cima. Trabalho pesado, mais duas horas extras. Almoço corrido, nada de lanche entre as refeições. Quem nunca passou por essa situação? Pessoas que trabalham fora de casa, principalmente as das grandes metrópoles, vivem em constante pressão. E como manter o equilíbrio em tudo isso? O pilates pode te ajudar.

Conhecido pelos seus benefícios físicos, o pilates também é capaz de manter o equilíbrio do corpo em um todo, e isso inclui o aspecto físico, mental e emocional. Assim como qualquer atividade física, o pilates atua no organismo de forma positiva. Os hormônios liberados durante a prática fazem com que o aluno sinta um grande bem-estar.

Esse relaxamento proporcionado pelo pilates, acaba por aliviar sintomas de estresse e ansiedade, responsáveis por alguns dos problemas mais comuns atualmente: falta de ar, alergias, perda ou ganho de peso, tontura, náuseas etc. Além disso, quando uma faz o que gosta, tem mais autoconfiança, mais autoestima.

Equilíbrio com o pilates

Para o ser humano ter um equilíbrio completo, é preciso ter vários aspectos da vida em ordem. Por exemplo, como incentivar alguém a ir além, se não tem consciência corporal? O pilates, assim como o treino funcional, trabalha essa área com maestria.

Saber o limite do próprio corpo e entender por que deve ou não realizar determinado movimento é de extrema importância. Muitas pessoas acabam por ter graves lesões por não terem consciência corporal.

Como os exercícios de pilates trabalham cada região por partes, na maioria das vezes, você conseguirá perceber mais sobre o seu corpo, sobre o que tem mais dificuldade e do que realmente precisa.

Concentração aguçada

Falta de concentração também é comum no dia a dia de quem trabalha bastante. A pressão pode ser tanta, que o cérebro não funciona mais como deveria. Os movimentos de pilates ajudam a trabalhar essa área, aumentam a atenção no momento, o que acaba por refletir nas demais áreas do cotidiano.

Ter uma boa concentração é essencial para o equilíbrio em um todo. Inclusive, a concentração é um dos pilares base desse do método pilates.

equilíbrio

Equilíbrio para todas as idades

O pilates é um método que pode ser realizado por qualquer pessoa, seja nova ou mais velha. É por isso que muitos idosos procuram na prática um jeito de melhorar o equilíbrio no dia a dia, isso no âmbito físico. Pense, quantas vezes se desequilibrou ao ponto de cair em casa? Ao longo das aulas, você poderá recuperar a coordenação motora e realizar os movimentos sem ter medo de se machucar.

Faça em casa

Você sabia que pode trabalhar o equilíbrio sem sair de casa?  O pilates solo pode ser feito em qualquer local, desde que tenha espaço para a realização dos exercícios. Além disso, você não precisa ter um professor presencial, já que existem inúmeros cursos online com excelentes profissionais.

Os cursos do Namu, por exemplo, foram pensados em quem não tem tempo para ir a um estúdio. Divididos por aulas, os cursos abrangem diversos exercícios, todos pensados nas necessidades básicas do dia a dia de quem deseja ter mais qualidade de vida.

Além disso, você não precisa ter aparelhos específicos em sua casa, já que as profissionais ensinam a substituição para os acessórios mais comuns do mat pilates.

Lembre-se que, apesar de universal, o pilates tem algumas restrições. Caso tenha algum problema físico mais sério, é imprescindível consultar o médico antes da realização da prática, isso serve para qualquer outra atividade física.

O pilates é ótimo para aumentar a flexibilidade; fortalecer os músculos, tanto internos (intrínsecos) quanto externos; proporcionar alongamento; diminuir dores; corrigir a postura; e, claro, manter o equilíbrio.