Você já reparou como muitas vezes não ficamos em uma posição ideal para a nossa coluna? Saiba que o pilates pode ser um grande aliado para a sua saúde. E, também, poderá te ajudar em como corrigir a postura.

Atualmente, grande parte das pessoas passa um bom tempo olhando para os celulares ou sentados em frente aos seus computadores. E essa rotina resulta em uma má postura e desconforto muscular. 

Os desalinhamentos corporais acarretados pela vida moderna é o reflexo da mudança da relação que possuímos com o nosso corpo hoje em dia. 

Ao longo da evolução da espécie humana, o homem demandou uma imensa energia para manter-se na postura ortostática (em pé). A fim de percorrer grandes caminhadas desbravando terras e fugindo de ameaças.

Se você está  pensando que para ter uma boa postura ou se livrar das dores musculares é preciso andar durante horas a fio, muita calma. Fazer uma atividade física regularmente, principalmente as práticas que nos ajudam a ter maior consciência corporal, pode ser muito benéfico para a saúde física, mental e emocional. 

Mas, afinal, o que é ter uma boa postura? 

O significado da palavra postura, segundo os dicionários, é: posição espacial do corpo ou de uma de suas partes; maneira de manter o corpo, ou compor os traços fisionômicos. 

E uma boa postura está associada ao equilíbrio muscular e esquelético. Responsável por proteger as estruturas de sustentação do corpo contra possíveis lesões ou desalinhamentos. 

Ou seja, a postura correta é aquela na qual um mínimo de estresse é aplicado em cada músculo ou articulação. 

Como corrigir a postura e ter uma maior qualidade de vida?

Segundo Joseph Pilates, criador do Método Pilates, hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças. Se não por todas elas. E dentro desses maus hábitos está a forma de se postar, isto é manter sua postura. 

O corpo humano tem um centro de força – localizado na região do abdômen, parte inferior das costas, assoalho pélvico e glúteos – que são responsáveis por dar base a todos os outros movimentos do corpo. 

Trabalhar esse centro de força aumenta a estabilidade da coluna vertebral, facilitando as atividades de vida diária. O fortalecimento e alongamento da musculatura promove melhorias perceptíveis no equilíbrio e alinhamento da postura corporal. 

Como corrigir a postura com atividade física? O Pilates pode te ajudar!

A maioria dos problemas posturais, que não são de origem estrutural, são relativamente fáceis de corrigir. Desde que os causadores dos problemas tenham sido realizados. E o Pilates ajuda nesse processo, uma vez que auxilia o praticante a ter uma maior consciência corporal. E, por consequência, manter uma postura ereta quando estiver em pé, sentado ou em qualquer outra atividade diária.

Nunca pensou em fazer Pilates, mas se animou com os benefícios da prática? O Namu tem uma série de aulas de Pilates online que podem te ajudar a corrigir a sua postura. Vem ver! 

Para quem não é adepto da prática e quer começar a investir na modalidade, o curso do Namu de Pilates para Iniciantes  mostra como corrigir a postura e, de quebra, ajuda a emagrecer. 

como corrigir a postura com pilates

Durante as nove aulas, a professora Sheila Dionísio mostra de forma didática e segura alguns exercícios de Pilates no solo. Capazes de promover o alongamento e o fortalecimento muscular, o que ajuda a melhorar o condicionamento postural. E mais: por trabalhar a respiração, a prática do Pilates ainda acalma a mente. 

Agora, se é alívio para os desconfortos do dia a dia que procura, neste curso de Pilates online, você vai aprender a adaptar a prática feita em estúdios, mas em casa, utilizando objetos fáceis, que fazem parte do nosso dia a dia. 

A proposta da professora Gerusa Gurak promove o autoconhecimento do potencial físico do praticante do desenvolvimento muscular uniforme, respiração e concentração, além do controle e equilíbrio físico, mental e emocional. 

Quais são os benefícios de praticar pilates?

Em poucas semanas de prática de Pilates é possível ver os benefícios, afinal, as atividades online oferecidas pelo Namu são ótimas para ensinar como corrigir a postura sem sair de casa.

Os resultados da prática são transformadores, tanto para a saúde quanto para a qualidade de vida. Em poucas semanas o praticante se transforma em uma pessoa muito mais energética, com mais força muscular, disposição. 

E os benefícios vão além: as aulas de Pilates vão te ensinar como corrigir a postura, te auxiliar a respirar e dormir melhor e, provavelmente vai sentir menos dores musculares e desconfortos no corpo.

Gostou de saber um pouco mais sobre como corrigir a postura com o Pilates? Se ainda tiver alguma dúvida sobre o tema ou sobre algum curso de pilates online do Namu, mande um e-mail para [email protected] e coloque o Pilates na sua rotina de uma forma segura, eficaz e prazerosa. Temos certeza que essa atividade física poderá ser uma grande aliada na sua busca por uma vida mais saudável e com muito mais qualidade!