O autoconhecimento é importante para a qualidade de vida. É por meio dele que sabemos o que gostamos, o que não gostamos, quais são nossos sonhos e como alcança-los. Também é pelo autoconhecimento que ganhamos a consciência corporal, essencial para a realização de qualquer atividade, seja na prática de exercícios físicos ou de tarefas básicas do dia a dia.

A consciência corporal é a habilidade de conhecer o próprio corpo. É saber o que pode ou não fazer, qual é o limite, quais movimentos pode realizar. E isso não é algo que deve ser restrito aos adultos, já que uma criança que conhece o corpo cresce com mais percepção do mundo ao seu redor.

Sem a consciência corporal, o ser humano não teria freios. Um exemplo claro disso, é quando praticantes iniciantes de atividades físicas forçam demais uma prática (corrida, peso, musculação), o corpo acaba sentido o esforço que pode ocasionar sérias lesões.

Entre os benefícios de adquirir a consciência corporal destacam-se:

Mais qualidade de vida

Uma pessoa que conhece o próprio sabe como aproveitar melhor os dias. Prioriza o que faz bem para a saúde. Também fica atenta a pequenas atitudes no cotidiano, como sentar, levantar, subir escada, caminhar. Ao fazer tudo isso de maneira consciente, evitará problemas de coluna (como a má postura), entre outras situações.

consciência corporal

Prevenção de lesões

A prática de exercícios físicos é ótima para a saúde. Inclusive, é uma boa forma de adquirir consciência corporal. O problema é que muitas vezes as pessoas não conhecem o próprio limite e acabam por ultrapassa-lo. É preciso ter atenção a todos os movimentos que realizar durante qualquer atividade. Não force os músculos e nem queira ganhar flexibilidade de uma hora para a outra, isso é gradual.

Como adquirir consciência corporal

Desenvolver a consciência corporal não é tão difícil quanto parece. Com simples hábitos você consegue conhecer mais sobre si mesmo.

O primeiro a se fazer é prestar atenção nos movimentos que realiza no dia a dia. Como eu me sento? Como levanto da cama? Será que a minha postura está correta? Como eu piso? Isso tudo é importante para ter uma vida longe de lesões.

Outra maneira de adquirir consciência corporal é realizando algum tipo de atividade física, seja ela de baixo ou alto impacto. O yoga, por exemplo, é uma ótima prática para conhecer a si mesmo. Os asanas, mais conhecidos como posturas, ajudam a focar no agora e a desenvolver um elo consigo mesmo. Isso também se aplica ao mindfulness (atenção plena).

Agora, se deseja uma prática mais dinâmica, o treinamento funcional pode ajudar. Os exercícios trabalham todas as áreas do corpo, proporcionando mais conhecimento sobre como realizar cada movimento, como alinhar a coluna e quanto tempo consegue permanecer em cada etapa. Ao praticar constantemente, sentirá o seu corpo mais inteligente.

Quer desenvolver a consciência corporal? Conheça o curso Treino funcional: o programa definitivo para sair do sedentarismo. Fortaleça seu corpo sem sair da sua casa.

aulas fitness