O estresse pode deixar muitas pessoas com problemas físicos e mentais. É por isso que é importante manter o equilíbrio e tentar, ao máximo, aliviar toda a tensão que o dia a dia pode proporcionar. E para quem não deseja se entupir de medicamentos, é possível preparar calmantes naturais para relaxar e ter grande bem-estar.

Já reparou como é ruim ficar o dia inteiro nervoso e a ponto de explodir? O estresse pode causar insônia, dor de cabeça, dor nas costas, falta de apetite ou excesso de fome, falta de concentração, falta de memória, problemas respiratórios, alergias, ou seja, tem o poder de mexer com todo o organismo.

E não é que você não deva fazer uso de remédios receitados pelo seu médico, pelo contrário. É de extrema importância seguir à risca o que os profissionais da saúde recomendam. Porém, caso queira complementar o tratamento, ou você realmente não precisa de um acompanhamento, é possível aliviar toda a tensão com simples hábitos.

Os calmantes naturais

Existem diversos tipos de calmantes naturais. Atividades como yoga, pilates, mindfulness, dança, corrida, caminhada, natação, tudo isso é de grande ajuda para quem deseja acalmar os nervos e proporcionar ao corpo grande bem-estar.

Além disso, também é possível preparar alguns calmantes naturais com ingredientes cheios de propriedades benéficas. Os chás são bons exemplos disso.

Erva-cidreira, camomila, valeriana, alfazema, passiflora e erva de são joão são algumas das ervas mais utilizadas para aliviar os sintomas do estresse e da ansiedade.

Quer saber como usá-las? Confira, a seguir, 2 receitas de calmantes naturais para o seu dia a dia.

calmantes naturais

Chá de camomila

Além de delicioso, o chá de camomila é ótimo para relaxar e proporcionar uma boa noite de sono.

Ingredientes

2 colheres de chá de flores secas de camomila

1 xícara de água

Observação: a quantidade de ingredientes depende da quantidade de chá que quer preparar.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver. Quando a água chegar no ponto, adicione as 2 colheres de chá das flores de camomila. Feito isso, tampe o recipiente e deixe repousar por, aproximadamente, 10 minutos. Coe e sirva.

O ideal é tomar o chá sem açúcar, mas caso não goste do sabor, acrescente um pouco de mel. (Tua saúde)

Chá de erva-cidreira

A erva-cidreira tem propriedades calmantes e ajudam a deixar o corpo mais relaxado. Assim como a camomila, proporciona uma boa noite de sono.

Ingredientes

1 xícara de água

Folhas de erva-cidreira

Modo de preparo

Lave bem todas as folhas de erva-cidreira. Em seguida, amasse as folhas da erva-cidreira e reserve. Aqueça a água e adicione as folhas e deixe em infusão por, pelo menos, 10 minutos. Passado esse tempo, você deve coar. Sirva.

Assim como o de camomila, não é recomendada a adição de açúcar na bebida. Porém, se quiser algum sabor, opte por acrescentar um pouco de mel.

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