Não há dúvidas que o chá é sempre bem-vindo nos dias mais frios. Povos antigos já declaravam os benefícios da bebida que, ao longo do tempo, foi se tornando parte cultura de muitos países.

O chá é uma boa opção para quem não bebe café ou leite. Suas propriedades vão muito além do que pensamos, já que os benefícios dependem dos ingredientes utilizados em cada preparação. Por exemplo, o chá de camomila ajuda a relaxar e a dar sono. Já o chá-verde pode ajudar a reduzir problemas cardíacos.

O consumo de chás não pode se restringir as estações mais gélidas. Existem diversas receitas deliciosas e prontas para serem experimentadas. Preparado? Confira, a seguir, 4 receitas de chás saudáveis.

Chá de abacaxi com hortelã

O suco de abacaxi com hortelã sempre está presente nos cardápios de lanchonetes e restaurantes. E não é para menos, pois a bebida é saborosa, refresca e possui propriedades que ajudam a manter o organismo saudável. Com o chá não é diferente.

O abacaxi faz parte do grupo das frutas cítricas. A ingestão constante da fruta proporciona ação anti-inflamatória, fortalece cabelos e pele e previne o envelhecimento precoce das células e doenças crônicas e degenerativas.

Ingredientes

1 litro de água

20 folhas de hortelã

1 casca de abacaxi

Modo de preparo

Separe e corte em pedaços iguais a casca do abacaxi. Em seguida, coloque as cascas em um litro de água na panela. Deixe ferver de 5 a 10 minutos. Desligue o fogo e acrescente as folhas de hortelã. Deixe descansar com a panela tampada por 5 minutos. Sirva quente ou deixe gelar.

Chá de gengibre

O gengibre é um ingrediente chave em inúmeras receitas. A raiz pode ser prepara em pratos salgados, doces e em bebidas, como o chá.

A raiz tem ação antioxidante, termogênica e anti-inflamatória. Além disso, o gengibre ajuda a prevenir doenças como gripes e resfriados.

Ingredientes

50 g de gengibre

1/5 limão

2 colheres de sopa de mel

3 xícaras de água

Modo de preparo

Lave bem o gengibre e corte-o em rodelas. Coloque a água na panela junto com o gengibre. Deixe ferver por 8 minutos. Apague o fogo. Coe e adicione o suco do limão espremido e o mel. Mexa bem. Sirva.

Chá de maçã e hibisco

Queridinha da galera, a maçã é pedido certo quando o assunto é lanchinho no meio da tarde. A facilidade de carregar a fruta na bolsa faz com que a delícia esteja entre as frutas mais consumidas do Brasil.

A maçã é fonte de vitamina A, vitamina C, vitamina E e vitaminas do complexo B. Também é rica em fibras como a pectina, substância que ajuda na redução de doenças cardiovasculares.

Ingredientes

4 xícaras de água

1 xícara de maçã desidratada

2 xícaras de suco concentrado de maçã

3 colheres de sopa de flor de hibisco

1 maçã

Modo de preparo

Nesta receita, você pode escolher entre as três opções da maçã para prepara o chá: a seca, a fresca ou o suco concentrado. Se optar pela versão do chá com a maçã desidratada, deixe a fruta de molho por 2 horas. Caso escolha a versão do chá com a maçã fresca, corte-a em pedaços médios e ferva a fruta por, aproximadamente, 5 minutos.

Coloque meio litro de água para ferver, mas não deixe entrar em ebulição. Feito isso, coloque a água em uma jarra. Coloque o hibisco na água quente e misture. Tampe e deixe descansar por 5 minutos. Após esse período, misture o chá de maçã. Coe o chá e sirva. Você também pode acrescentar pedaços de maçã desidratada ou fresca no fundo da xícara para deixar o chá ainda mais saboroso.

Chá de uva

Quando o assunto é bebida saudável, o suco integral de uva está entre os primeiros da lista. O suco contém grandes níveis de revasenol, antioxidante que retarda o envelhecimento precoce das células, ajuda a emagrecer e ainda possui ação anti-inflamatória.

Ingredientes

250 ml de água

250 ml de suco de uva integral

3 cravos-da-Índia

2 canelas em pau

3 colheres de sopa de gengibre

Modo de preparo

Pique o gengibre em cubos. Coloque a água para ferver e adicione o gengibre picado, o cravo e a canela em pau. Deixe ferver por 5 minutos. Junte o chá de gengibre com o cravo e a canela ao suco de uva. Coe e sirva.

Gostou das receitas? Conheça o curso Pães, bolos e tortas sem glúten e sem lactose e acompanhe as delícias ensinadas com o chá da sua preferência.

Foto: congerdesign / Pixabay / CC0 Creative Commons