“Ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho”*. Infelizmente, esse transtorno tem tomado conta da vida de várias pessoas, não só no Brasil, mas em diversos outros países, principalmente em cidades grandes, onde é preciso dedicar longas horas do dia para o trabalho. A insegurança, porém, faz com que os indivíduos não procurem o auxílio devido, prejudicando ainda mais o organismo.

Quando uma pessoa com transtorno de ansiedade opta por procurar ajuda médica, normalmente, são receitados certos tipos de medicamentos para o tratamento, isso quando o problema está chegando a um nível mais avançado. Entre uma opção e outra, há quem prefira métodos mais naturais, mas tudo depende de como se encontra o estado de saúde do indivíduo.

Se você tem ansiedade e gostaria de escolher alternativas que possam complementar o tratamento, continue a leitura.

O que pode melhorar a ansiedade?

Existem inúmeras atividades que podem melhorar a ansiedade, e não é preciso desembolsar muito para realizá-las. Um passeio no parque, uma pedalada, uma nadada na piscina, qualquer atividade que te dê prazer pode ajudar a aliviar os sintomas.

Yoga

A prática de yoga já é uma velha conhecida no oriente. Apesar de ser um estilo de vida e uma forma de “elevação” espiritual, no ocidente também é vista como uma atividade física capaz de proporcionar inúmeros benefícios.

Com a respiração equilibrada e a realização dos asanas (posturas), é sim possível diminuir os sintomas de ansiedade, basta praticar com certa frequência.

Pranayamas

Técnicas de respiração são importantes para manter o corpo e a mente em equilíbrio. Práticas simples, como o nadhi sodhasana, relaxam o corpo, melhoram a circulação e afastam toda a tensão causada pela ansiedade.

Meditação

Meditação é outro método adotado por quem sofre com ansiedade. Esvaziar a mente dos maus pensamentos e permanecer em um momento de aquietação pode contribuir para o desaceleramento dos batimentos cardíacos, melhora da respiração e, consequentemente, dos sintomas do transtorno.

Pilates

O pilates é um recurso utilizado para fortalecer o corpo, melhorar a postura, aumentar a flexibilidade e aliviar o estresse e a ansiedade. Praticar, nem que seja uma vez por semana, auxilia no controle emocional e no alívio da tensão diária.

Autoconhecimento (confiança em si mesmo)

Uma pessoa forte é aquela que tem confiança em si mesmo, e para isso é preciso ter conhecimento do seu verdadeiro eu. A ansiedade é a insegurança do que virá, é aquilo que impede os bons pensamentos e, de certa forma, não permite que a pessoa siga em frente. Então, ter confiança em si mesmo e saber o que realmente quer é importante para a evolução como pessoa.

Aromaterapia

Já ouviu falar em aromaterapia? A técnica milenar pode ser considerada como uma medicina complementar. O método faz uso de aromas naturais para tratar de doenças, ferimentos e transtornos como a ansiedade. O óleo de lavanda, ylang ylang e bergamota, por exemplo, contêm propriedades relaxantes, o que faz com que a pessoa se acalme e consiga trazer o equilíbrio entre o corpo e a mente.

*Trecho retirado do artigo científico Transtornos de ansiedade, publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria [Link]

Anotou as dicas? Então não se esqueça de utilizá-las sempre que possível. Agora, se não sabe por qual começar, indicamos nossos cursos de yoga e pilates, ótimos para aliviar a ansiedade e proporcionar a qualidade de vida que você merece.