Embora a maioria da população saiba dos benefícios de uma vida ativa e uma alimentação saudável, muitos ainda não descobriram na prática como sair do sedentarismo. Acontece que não movimentar o corpo e ter uma dieta totalmente desequilibrada é um prato cheio para diversas doenças crônicas como a obesidade, hipertensão e problemas cardíacos.

Pensando nisso, mostraremos aqui 6 dicas simples para que você inclua novos hábitos no seu dia a dia, tenha muito mais saúde, qualidade de vida e bem-estar. Acompanhe!

Quais são os benefícios de ter uma vida mais ativa?

Nenhum medicamento é tão completo quanto uma vida dinâmica e uma alimentação equilibrada. Ao adotar esse combo, todos os sistemas do seu corpo são estimulados e adaptações que visam a prevenção de doenças são iniciadas.

Dessa maneira, você contribui para que problemas cardiovasculares, respiratórios, neurológicos, musculoesqueléticos, digestivos, oncológicos e até imunológicos tenham menos chances de aparecer.

Sem contar que você ganha resistência, força, flexibilidade, estabilidade e auto-estima!

Como sair do sedentarismo?

Muitos pensam que para sair do sedentarismo é preciso frequentar a academia diariamente e fazer exercícios intensos. O que acontece é que apesar deles serem ótimas maneiras de ter uma vida ativa, você também pode incluir hábitos simples que podem ser eficazes na hora fugir do estilo de vida sedentário. Veja alguns deles:

1. Descer uma parada antes

Quanto utilizamos o transporte público temos o hábito de descer na parada mais próxima do nosso destino, não é mesmo? Uma maneira de sair do sedentarismo é descer uma parada antes. Assim, você acaba caminhando um pouco mais e ajudando na sua saúde.

2. Estacionar longe

O mesmo acontece quando saímos de carro. Em vez de estacionar na vaga mais próxima do seu destino, procure parar um pouco mais longe, como por exemplo a 1 ou 2 quadras de distância, e caminhe até o local.

3. Brincar com o cachorro

Os cachorros são ótimos companheiros para o dia a dia, mas além disso, eles podem te ajudar a ter um estilo de vida mais saudável.

Passeie e brinque com seu bichinho pelo menos 1 vez por dia, além de contribuir para sua saúde, você deixa o peludo super feliz.

4. Caminhar ou pedalar para o trabalho

Na maioria das vezes, o transporte que escolhemos para ir ao trabalho é o carro ou o transporte público, não é mesmo? Mas se você mora a uma distância razoável, considere ir andando ou pedalando.

Além de ser uma atitude mais sustentável, você também evita diversas doenças associadas ao sedentarismo.

5. Dançar

Por mais que gostemos de dançar, nem sempre fazemos disso um hábito. Para mudar esse cenário, coloque aquela música animada que você tanto gosta, afaste os móveis e balance o esqueleto. Uma outra forma é fazer isso durante a faxina. Sua saúde agradece!

6. Usar as escadas em vez do elevador

Em vez de agir no modo automático e pegar o elevador, tente usar as escadas. Você pode subir ou descer quantos andares conseguir e  aumentar os passos assim que o seu corpo se acostumar. Com o tempo você terá muito mais disposição.

Adotar bons hábitos não é apenas uma maneira de ter uma vida mais saudável, mas também de ter mais energia para as tarefas do dia a dia, uma mente mais relaxada e também um corpo bonito e com saúde.


Esperamos que essas dicas sejam fonte de inspiração e motivação para você sair do sedentarismo e começar a ter hábitos mais saudáveis. Se gostou das dicas, compartilhe com seus amigos nas redes sociais, e não deixe de conhecer alguns dos nossos cursos online de yoga para começar a se exercitar em casa ou ao ar livre!