Muitos pensam que ser saudável é o mesmo que não ter nenhuma doença. Porém, a saúde requer uma análise muito mais ampla, levando em conta fatores como qualidade de vida e aspectos físicos e mentais. E, com o intuito de conscientizar a população sobre essas diversas questões, foi criado o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril.

Neste post, listamos 6 hábitos para você adotar em sua vida e ter uma rotina muito mais saudável. Acompanhe:

1. Beber água

Ficar hidratado é um dos melhores hábitos, pois a água é fundamental para manter todo o nosso corpo funcionando adequadamente. Acontece que, com a correria do dia a dia, muitas vezes nos esquecemos dos litros que deveríamos consumir.

Portanto, tenha sempre uma garrafinha por perto e beba a quantidade suficiente para que a sua urina fique clara. Você perceberá que se sentirá mais leve, disposto e concentrado.

2. Dedicar-se a um hobby

Às vezes, a vida fica tão agitada que nos esquecemos de fazer as coisas que amamos. E, por mais que isso pareça banal, fazer aquilo que se gosta é uma maneira de relaxar e de manter a mente saudável.

Faça uma lista dos seus hobbies e dedique 1 hora do seu dia a eles. Em vez de ficar colado no smartphone, dê uma chance para o bordado, para a culinária, para a cerâmica…

3. Meditar

Um dos rituais diários mais recomendados para quem deseja ter uma vida mais saudável é a meditação. Ela traz muitos benefícios para o corpo e para mente, como:

  • alegria;
  • autoconhecimento;
  • diminuição da ansiedade;
  • extinção do estresse;
  • redução da pressão arterial;
  • entre outros.

Numa posição confortável e com a coluna ereta, mantenha-se atento à sua respiração e tente “silenciar a mente”. Com o tempo, acrescente mantras às sessões.

4. Alongar-se

O alongamento é algo que você deve fazer todos os dias. Mesmo que você fique sentado o tempo todo, os seus músculos se tornam tensos e rígidos. Por isso, dedique alguns momentos para se alongar.

Você alivia a carga sobre o seu corpo e ainda ganha flexibilidade. Se possível, invista na yoga ou no pilates. Essas práticas aliam exercícios de alongamento e de fortalecimento à concentração da mente.

5. Comer menos carne

Ter um prato colorido é uma das melhores formas de adquirir todos os nutrientes que p seu corpo precisa. No entanto, comer não é apenas uma questão de fornecer o que o organismo necessita, mas também uma questão de ética.

O que acontece é que, muitas vezes, a indústria da pecuária mundial tem o lucro como guia, deixando de lado a produção saudável e respeitosa com os animais.

As produções levam a um grande impacto ambiental e, também, ao surgimento de problemas de saúde para quem as come. Portanto, inclua mais plantas em seu cardápio e tente comer menos carne.

6. Preferir escadas

Por menor que seja a distância, estamos muito habituados a usar o elevador. Acontece que trocar a função de apertar o andar desejado pela subida de escadas é uma das atitudes mais saudáveis a se adotar.

Ao preferir a 2ª opção, você:

  • diminui o risco de hipertensão e de problemas cardíacos;
  • faz uma atividade física;
  • melhora a circulação do corpo;
  • torneia e fortalece as pernas.

Portanto, sempre que possível, prefira as escadas.

Esperamos que o Dia Mundial da Saúde te inspire e que essas dicas te motivem a ter uma vida melhor. Se você tem outra sugestão, compartilhe-a com a gente no campo de comentários. Caso não possa realizar atividades ao ar livre, dedique-se aos cursos online de yoga e pilates.