No dia 22 de Abril comemoramos o Dia Mundial da Terra e, apesar de muitos não saberem, a data foi criada com o intuito de despertar a consciência comum frente aos problemas de contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais. Porém, se preocupar com o meio ambiente e o planeta em que vivemos deve ser algo praticado todos os dias.

Assim, montamos este artigo com 5 hábitos para cuidar do planeta. Atitudes simples, mas que geram grandes resultados. Acompanhe!

1. Deixe o carro em casa

Com a correria do dia a dia, muitas vezes pegamos o carro mesmo para percorrer pequenas distâncias. Acontece que deixá-lo em casa, nem que seja pelo menos uma vez na semana, acarreta em uma redução de mais de 440kg de CO2 que seriam lançados na atmosfera anualmente. Quantidade que uma árvore de grande porte levaria 20 anos para absorver.

Como alternativa, procure utilizar mais os transportes coletivos ou investir em uma bicicleta. Assim, você ajuda o meio ambiente e também adquire um hábito saudável que melhora o seu bem-estar.

2. Plante uma árvore

Atualmente, enfrentamos um crescente desmatamento e uma grande degradação da natureza devido às transformações urbanas. Nesse cenário, plantar algumas árvores nunca é demais — seja no quintal de casa, na calçada, ou até mesmo em um bonito vaso.

Os benefícios são imensos: você traz mais vida para o lar, purifica o ar, embeleza o ambiente, contribui para a absorção de CO2 e, de quebra, ainda ganha uma boa sombra. Sem contar a diminuição de temperatura que ela proporciona, reduzindo o uso de ar-condicionado.

3. Tenha seu próprio copo

No trabalho, na grande maioria das vezes, utilizamos copos descartáveis para a ingestão de água ou bebidas como café e chá. O que acontece é que o processo de fabricação desses utensílios gera um grande impacto no ambiente e um alto consumo de água — maior do que a lavagem de um copo comum de vidro ou plástico.

Dessa forma, compre um copo de material durável e tenha-o sempre com você para a rotina do serviço. Você contribui consideravelmente para um planeta mais sustentável.

4. Considere tornar-se vegetariano

A maioria da população possui o hábito de ingerir carnes quase que diariamente, o que impulsiona cada vez mais a pecuária a favor da indústria alimentícia. O problema é que essa prática é bastante prejudicial para o planeja, pois, além de desmatar grandes áreas para a construção de pastos, o metano liberado pelos gases bovino contribui para o aquecimento global.

Logo, tornar-se vegetariano ou reduzir o consumo de carne é uma maneira de cuidar do planeta. Introduza receitas diversificadas que empregue uma variedade de vegetais e busque alternar o cardápio. Por mais que a monocultura de alguns alimentos como a soja também não seja boa para o meio ambiente, ainda é melhor do que a carne.

5. Evite usar cafeteiras de cápsulas

Nos últimos anos, as cafeteiras de cápsulas revolucionaram nossa forma de beber café. Seja pela praticidade, variedade de sabores ou até pela modernidade e status incutido nesses produtos, elas caíram no gosto da população. O problema é que também causam um grande impacto ambiental.

As cápsulas são feitas de uma combinação de plástico, metal e material orgânico. Isso gera uma grande dificuldade para a reciclagem, já que o custo para separar os diferentes constituintes é alto, o que acaba entulhando os aterros e prejudicando a natureza. Portanto, evite usar essas cafeteiras e aposte no bom e velho café do coador de pano ou nas cafeteiras prensáveis.

Cuidar do planeta é um dever de todos, e se inspirar nessa data tão importante que é o Dia Mundial da Terra para mudar nosso estilo de vida em prol do meio ambiente, é o pontapé inicial.

Esperamos que você tenha gostado. Se quiser ficar por dentro de mais conteúdos como esse, curta nossa página no Facebook, nos siga no Twitter e Instagram e se inscreva no nosso canal do YouTube. Conheça também nossos cursos online de gastronomia saudável e faça sua parte para preservar o planeta.