Dias ensolarados trazem alegria e disposição para quem é fã do calor. Mas assim como o sol é importante para a vida na terra, a exposição em excesso pode causar inúmeros problemas, inclusive nos fios. Cabelos ressecados, sem brilho, quebradiços e opacos são comuns em pessoas que gostam de abusar. Por isso, todo cuidado é pouco.

A atenção com os cabelos é tão importante quanto com a pele. Para ter um fio belo e hidratado, é preciso utilizar produtos adequados e que forneçam os nutrientes necessários para o fortalecimento e crescimento do cabelo. Para isso, muitos acabam comprando cosméticos indicados por amigos, ou pelos próprios meio de comunicação, o que pode não dar tanto resultado. Uma boa alternativa é optar por alguns cuidados básicos naturais.

Cuidados naturais

Ingredientes como óleos essenciais, vinagre de maçã, iogurte, azeite, babosa, mamão e abacate devem estar na lista de quem deseja cuidar dos cabelos de forma natural. Por não serem sintéticos, esses materiais fornecem ao cabelo nutrição e hidratação na medida certa, desde que utilizados da maneira correta.

Você pode fazer cremes, máscaras, shampoos, condicionadores, leave-in, tudo o que quiser. Além de economizar na hora da compra, estará proporcionando ao seu cabelo ingredientes super saudáveis.

Lembrando que se estiver na praia ou na piscina o cuidado deve ser redobrado. A dica é enxaguar o cabelo toda vez que os fios forem molhados com água salgada ou na piscina com cloro, assim não ressecará com facilidade.

Alimentação

De nada adiantaria você fazer máscaras e utilizar produtos naturais se a sua alimentação não é das melhores. Para garantir resultados de dentro para fora, é preciso ter um cardápio equilibrado e funcional, e certos alimentos podem te ajudar a ter o resultado tão desejado.

Alimentos alaranjados como cenoura, manga, mamão e abóbora devem estar presentes na mesa de quem quer cabelos mais saudáveis. Eles contêm betacaroteno e vitamina E, ótimos para manter a vitalidade dos fios. A laranja também entra na lista, já que a fruta é rica em vitamina C.

Cereais integrais e oleaginosas, gengibre, pimenta, cúrcuma, canela, vegetais escuros e feijões (leguminosas) são outros alimentos que não podem faltar. O ideal é que as refeições sejam intercaladas com esses alimentos.

Confira, a seguir, três receitas de cremes para deixar o seu cabelo hidratado nos dias de sol.

cabelos ressecados

Máscara natural para hidratar os cabelos

Ingredientes

1 copo de iogurte integral

2 colheres de chá de azeite

2 colheres de chá de mel

2 colheres de chá de óleo de argan

5 gotas de óleo essencial de palmarosa

1 avocado ou ½ abacate normal

Coloque no liquidificador o iogurte, o azeite, o mel, o óleo de argan, o abacate e o óleo de palmarosa. Bata tudo no liquidificador e coloque o creme em um pote.

Comece a aplicação a 3 dedos abaixo da raiz. Não aplique no couro cabeludo, pois pode deixar os fios oleosos. Antes da aplicação, não se esqueça de lavar o cabelo com o shampoo (sem condicionador) e tire o excesso de água.

Divida o cabelo em mechas pequenas. Espalhe a máscara com o pente, para eu o creme penetre com mais facilidade nos fios. Massageie os fios com as mãos, mecha por mecha. Deixe agir de 10 a 15 minutos. Atenção: não é recomendável aquecer com a máscara. O calor da cabeça é ideal para a penetração do produto.

Feito isso, enxague a máscara e passe o condicionador.

Creme para proteger cabelos longos e ondulados do cloro

– 1 colher de café de azeite de oliva extravirgem. Passar nos cabelos da nuca para baixo e na superfície dos fios, sem colocar o óleo no couro cabeludo.

Para hidratação e condicionamento de cabelos secos e ressecados

Ingredientes

– ½ copo de iogurte natural integral

– 1 colher de sobremesa de suco de laranja

– 1 colher de sopa de abacate

Bata todos os ingredientes na mão ou no liquidificador e aplique nos cabelos após a lavagem. Deixe por 30 minutos e enxague.

Shampoo e condicionador para cabelos secos (Ecycle)

Ingredientes

1 xícara de bicarbonato de sódio

¼ de xícara de abacate

400 ml de água filtrada

1 pote vazio (vidro ou plástico com tampa) para armazenamento

Misture os ingredientes em um recipiente. A mistura precisa ficar homogênea. Quanto mais abacate colocar, maior o poder de hidratação. Mas não vá colocando todo o abacate que tiver em casa, já que o excesso pode causar oleosidade no cabelo. A dica é manter o equilíbrio.

Molhe o cabelo e aplique o produto. Assim como na máscara, é importante massagear os fios com o creme, mecha por mecha.

Essa receita é dois em um, serve para shampoo e também para condicionador. O creme é ideal para quem tem cabelos secos, típico de quem abusa do sol e não hidrata os fios.

Quer aprender mais sobre produtos naturais? No curso Cosméticos naturais e veganos – Produtos para a pele você aprende inúmeras receitas sem sair da sua casa.