O consumo de produtos de beleza saudáveis tem crescido a cada ano. Pessoas que mudaram, ou querer mudar, o estilo de vida não param só na alimentação, vão além. É por isso que os cosméticos veganos e orgânicos são os mais procurados quando o assunto é saúde da pele. Mas, afinal, você conhece a diferença entre os dois?

Para começar, é preciso contextualizar as duas palavras.

Vegano

O veganismo é um estilo de vida que exclui qualquer forma de crueldade animal. Isso se aplica a alimentação, medicamentos, vestimentas e cosméticos. Pessoas veganas não usam couro, não tomam leite e não utilizam produtos testados em animais.

De acordo com dados da Sociedade vegetariana Brasileira, SVB, 16 milhões de brasileiros seriam vegetarianos, 5 milhões veganos.

Orgânico

Todo mundo já deve ter ouvido sobre os alimentos orgânicos. Esses alimentos são diferenciados por serem 100% saudáveis, pois não possuem agrotóxicos, substâncias tóxicas que prejudicam o organismo. O conceito de orgânico também pode ser aplicado em outras áreas, como nos produtos de beleza.

Principais diferenças

Cosméticos orgânicos são aqueles feitos com matérias-primas 100% naturais. Os materiais utilizados são certificados e não prejudicam o meio ambiente. Esses produtos não contêm agrotóxicos, assim como os alimentos, ou seja, são produzidos de forma sustentável.

Os cosméticos veganos são aqueles que não contêm ingredientes de origem animal, assim como os orgânicos. Porém, a principal diferença é que os produtos veganos não necessariamente são orgânicos e naturais, já que podem ter em sua composição matérias-primas não certificadas. Ou seja, os ingredientes utilizados nos cosméticos veganos podem ser sintéticos.

Agora que já sabe a diferença entre cosméticos veganos e orgânicos, que tal aprender duas receitas práticas e sem nada de origem animal? O seu corpo agradece e o meio ambiente também.

cosméticos veganos

Desodorante vegano (Glamour)

Ingredientes

4 colheres de sopa de óleo de coco

2 colheres de chá de bicarbonato de sódio

Óleos essenciais (escolha os que desejar)

Modo de preparo

Derreta o óleo de coco (só derreta o óleo caso esteja sólido). Em seguida, misture o bicarbonato de sódio. Se tem alguma alergia aos óleos essenciais, deixe o desodorante assim. Caso queira ter um perfume, adicione algumas gotas de óleos no produto. Misture e despeje em um pote (é importante que tenha tampa). Deixe esfriar.

Shampoo de juá (Laura Vegan)

Ingredientes

1l de agua

100g de raspa de casca de juá

100g de jaborandi (ou qualquer outra erva da sua preferência, como hortelã, camomila etc)

Modo de preparo

Coloque um litro de água em uma panela com 100g de raspa ou casca de juá. Ferva por 15 minutos a mistura e adicione 100g da erva escolhida. Tampe a panela e deixe por mais 15 minutos. Em seguida, coe a mistura e deixe esfriar. Guarde em potes, ou garrafinhas pequenas.

Gostou do conteúdo? Fique de olho no lançamento do novo curso de cosméticos naturais do Namu Cursos. Enquanto ele não sai, aprenda receitas veganas deliciosas, todas preparadas por chefs renomados.

cosmeticos naturais