fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Corpo e Pele » Proteção Solar

Estética

3 cuidados com a pele fundamentais no verão

O sol em excesso pode causar queimaduras, além de aumentar o risco de câncer de pele e desidratação. Por isso os cuidados com a pele são essenciais
Da redação
07/01/19

Sem tempo para ler o artigo "3 cuidados com a pele fundamentais no verão"? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

O verão é uma das estações mais esperadas do ano. Os dias de sol e a temperatura elevada faz com que muitas pessoas se sintam mais à vontade para usar roupas frescas e sapatos arejados e confortáveis. A questão é que nem sempre essas mesmas pessoas se atentam a quanto tempo ficam expostas ao sol, os problemas que isso pode acarretar e quais cuidados com a pele devem tomar.

Os benefícios da luz solar

O sol é necessário, sem ele não existiria vida na terra. No corpo humano, ele ajuda na produção da vitamina D, importante para o fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças nas articulações e autoimunes.

A exposição ao sol também é ótima para a prevenção da depressão. Dias ensolarados contribuem para a formação de substâncias, como a endorfina, ótima para a promoção do bem-estar e equilíbrio do corpo e da mente.

Além de tudo isso, tomar sol nos horários adequados melhora o sono, o humor e ainda pode te deixar com uma cor maravilhosa.

Os malefícios da luz solar

Assim como tem benefícios, o sol pode trazer graves problemas à saúde. Especialistas alertam sobre os horários: o ideal é ficar exposto antes das 10h e depois das 16h. Mas nem sempre esse horário é respeitado.

Quem procura um bronzeado rápido, normalmente, abusa dos produtos estéticos e das horas expostas ao sol. E não pense que é só na praia, em locais mais escondidos, como em cachoeiras, também não se pode descuidar.

O sol em excesso pode causar queimaduras de vários graus, além de aumentar o risco de câncer de pele, envelhecimento precoce das células (pele), reações alérgicas, manchas na pele, desidratação, redução da imunidade e, consequentemente, o aparecimento de outros problemas, como a herpes labial. Os olhos também podem ser afetados, já que os raios solares podem causar irritações sérias na região.

cuidados com a pele

Cuidados com a pele no verão

Respeite o horário

Um dos principais cuidados com a pele que devemos ter é não abusar da exposição ao sol. Respeite o horário indicado pelos especialistas (antes das 10h e depois das 16h) e não passe o dia inteiro “torrando”, caso esteja no litoral ou em algum local com piscina.

Use protetor solar

O uso do protetor solar é outro ponto importante para o cuidado com a pele. Procure a marca que mais se adeque as suas necessidades e adquira o fator certo para o seu tipo de pele. O ideal é passar o produto com, pelo menos, 30 minutos de antecedência.

Se estiver na praia, prefira ficar sobre uma proteção, como o guarda-sol. Apesar do protetor solar ajudar na prevenção de problemas como a insolação, é importante não arriscar.

Não se esqueça: quem está na cidade também precisa estar atento quando sair e ficar exposto ao sol. Use protetor solar no rosto e nos demais locais com contato direto. Esses cuidados com a pele são essenciais.

Roupa como proteção

Boné, chapéu, óculos, tudo isso também pode servir de grande ajuda na hora de cuidar da pele no verão. Inclusive, pessoas com a pele mais sensível podem utilizar roupas UV, feitas especialmente para essas ocasiões. Existem diversas lojas que oferecem esse tipo de peças para todas as idades.

Gostou das dicas? Além dos cuidados com a pele no verão, cuidar da alimentação e praticar atividades físicas são ótimas maneiras de se manter saudável o ano todo. Conheça os nossos cursos online de yoga e alimentação saudável e aproveite o seu verão da melhor maneira possível.

 


Recomendados
Corpo e Pele

7 Dicas Práticas Para Cuidar da Pele do Rosto o Ano Todo

A pele do rosto é uma das partes mais expostas ...

Estética

Produtos naturais para cuidar da sua pele

Produtos de cuidados pessoais naturais cuidam d...