É comum pessoas estarem preocupadas em ter o “corpo perfeito”, prova disso é o crescente número de matriculados em academias. No entanto, muitas esquecem que para ter a qualidade de vida ideal, é preciso trabalhar mais do que o lado físico. Manter a mente ativa também é primordial para prevenir problemas e doenças de diversos tipos, inclusive o Alzheimer.

O que talvez você não saiba é que é possível, por meio de atitudes simples, ter bem-estar. Quer saber como? Continue a leitura e confira as dicas que preparamos para que você adquira bons hábitos e tenha corpo e mente mais saudáveis.

1. Pratique esportes e atividades em grupo

Se engana quem pensa que a prática de esportes traz benefícios apenas para o corpo. Ao se exercitar, seu cérebro libera endorfina, substância responsável por trazer sensação de bem-estar para a mente.

Outro fato positivo da prática regular de atividades físicas é a melhora do funcionamento cerebral. Você passa a ter um melhor desempenho do sistema cardiovascular, o que assegura a irrigação sanguínea do cérebro.

Como bons exemplos de exercícios, podemos destacar o pilates e o yoga. Ambas as atividades trazem grandes benefícios para seus praticantes. Entre as principais vantagens do pilates estão:

  • melhor postura e consciência corporal;
  • melhor funcionamento do sistema nervoso e da mente;
  • maior coordenação motora e melhora do equilíbrio;
  • respiração correta.

Já os que fazem yoga poderão ver grandes resultados para o corpo e mente como:

  • mais calma;
  • relaxamento a longo prazo;
  • flexibilidade mais desenvolvida;
  • autoestima elevada.

Além disso, ao praticar atividades em grupo, você desenvolverá habilidades sociais, como fazer novas amizades.

2. Tenha uma alimentação regrada

Passando agora para a alimentação, todos sabemos o quão é importante fazer refeições balanceadas, não é mesmo? Os proveitos desse hábito ajudam a ter mente e corpo mais sadios.

Alimentar-se em intervalos de 3 horas, inserir fibras, variar legumes, verduras e proteínas é importante para a saúde do corpo como um todo. Também não se esqueça de ingerir ômega-3, presente em peixes e nozes, que é essencial para a saúde cerebral e ajuda a manter a mente ativa.

3. Busque novos objetivos profissionais

É comum ver pessoas que trabalham em determinada área, mas gostariam de tentar novas experiências profissionais. Não existe nada de errado nisso. Não tenha medo, caso descubra, que está na profissão errada. Volte a estudar, planeje e organize uma mudança em sua vida.

A busca de novos objetivos profissionais fará com que você busque mais qualidade de vida. Afinal, a melhor coisa ao exercer uma profissão é ter prazer e sentir que tem uma vocação, não é mesmo?

4. Interaja com pessoas no dia a dia

É fato que o ser humano, em alguns momentos, precisa estar sozinho para refletir e meditar. No entanto, na maior parte do tempo é importante que estejamos interagindo com as pessoas. Dessa forma, não perca as oportunidades que tiver para estar próximo de amigos e colegas de trabalho, passear com a família e estar presente nos eventos sociais.

Conservar atividades coletivas é indispensável para a saúde mental e proporciona efeitos positivos na capacidade cognitiva. Isso se deve ao fato de trocar afeto, ideias, sorrisos e aprendizados coletivos.

5. Invista em uma rotina mais equilibrada

Como nossa última dica, busque um dia a dia mais equilibrado. Acrescente tais atividades para treinar seu cérebro a ter mais saúde e disposição, como:

  • participar de trabalhos voluntários;
  • criar o habito de ler;
  • dormir bem;
  • aprender algo novo diariamente;
  • pensar positivo;
  • fazer atividades que treinem o cérebro como palavras-cruzadas;
  • ouvir músicas;
  • ser flexível.

Amplie essa lista com outras tarefas que preferir para ter uma rotina saudável e equilibrada. Aliar compromissos com atividades de lazer traz bem-estar diariamente e pode ajudar a tornar seus dias mais produtivos e prazerosos.

Por fim, vale a pena ressaltar que os exercícios feitos para manter a mente ativa e o corpo saudáveis são recomendados para todas as idades. O quanto antes você começar a se exercitar, mais rápido colherá os benefícios.

Agora que já conferiu nossas dicas para manter sua mente e seu corpo saudáveis, compartilhe esse artigo em suas redes sociais. Certamente outras pessoas gostarão de aprender sobre o assunto. Também não deixe de conhecer nossos cursos online de yoga, pilates e fitness. Não irá se arrepender!