Dor na coluna: é difícil conhecer alguém que nunca sofreu com esse problema pelo menos uma vez na vida, não é mesmo? Aliás, esse sintoma, que está entre as queixas mais frequentes de milhões de pessoas em todo o mundo, pode ser um episódio esporádico ou crônico, leve ou intenso.

Neste momento, você deve estar se perguntando: mas quais são as causas de dor na coluna e por que isso é tão comum? Esse tipo de dor pode ser na coluna vertebral, nos músculos, nervos ou órgãos situados no local, como rins e ovários. A dor pode se estender também a outras partes do corpo.

Neste post, elencamos quais são as principais causas de dor nas costas para que você descubra o que desencadeia esse sintoma. No fim, vamos dar algumas dicas de como solucionar esse problema. Acompanhe!

Dor na coluna

Má postura

A forma como ficamos de pé ou sentados ao longo do dia, assim como a posição durante o sono, são duas das principais causas de dor na coluna. A má postura pode causar pressão em regiões específicas das costas, especialmente no cóccix, um osso situado no final da coluna vertebral, o que causa a dor na lombar.

Uma das principais vilãs do momento é a posição na frente de computadores, notebooks e smartphones, visto que ficamos sentados com a coluna torta e o pescoço mais baixo que o normal para enxergar a tela, o que gera incômodos, especialmente na cervical.

Traumas

Sofrer um trauma ou uma lesão nas costas, como uma batida, queda ou acidente de carro, é outra causa frequente de dor no local. Nesses casos, ela costuma ser aguda e intensa, e necessita de cuidados médicos.

Estresse

Devido ao ritmo de vida da atualidade, o estresse é uma condição cada vez mais presente em nossa rotina, o que afeta de forma muito negativa nossa qualidade de vida e bem-estar. Quanto à dor nas costas, o estresse gera uma descarga de hormônios no organismo, que provoca tensão muscular e aumenta a percepção de dor na região.

Esforço repetitivo

Atividade repetitivas, como abaixar muitas vezes durante o trabalho e carregar mochilas, caixas ou baldes pesados, também provocam inflamação dos músculos das costas e dores na coluna, especialmente na lombar, que é a região que mais sofre mais com esse tipo de sobrecarga. Se os objetos carregados apresentam excesso de peso, então, o problema pode ser ainda pior.

Viu só como são diversos os fatores que geram dor na coluna? Por isso, é muito importante prevenir todos eles para evitar que esse incômodo acabe acontecendo com você. Cuide da sua postura, leve uma vida mais leve e tranquila, e procure sempre ter cuidado com movimentos que podem lesionar ou machucar as suas costas.

Ademais, caso você já esteja sentindo essas dores, o pilates é uma das melhores opções de tratamento para amenizar o sintoma e prevenir que ele volte. Por isso, não deixe de se exercitar — ele é um ótimo aliado na luta contra as causas de dor na coluna.

Se interessou pelo exercício? Conheça nossas aulas de pilates para iniciantes e melhore a sua postura.