fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Pilates » Gerais

Gerais

2 exercícios para melhorar a postura em casa

Sofre com dor nas costas? Para ter mais qualidade de vida, é preciso realizar toda a semana exercícios para melhorar a postura
Da redação
31/01/19

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

A sua coluna diz muito sobre o seu estilo de vida. Uma pessoa que trabalha muito tempo na mesma posição, seja sentada ou em pé, tende a ter dores na região, contribuindo para a má postura e outros problemas mais sérios. Nesses casos, o indicado é realizar exercícios diários para melhorar a saúde das costas. E não é preciso muito, basta reservar 30 minutos do seu dia para a prática.

Uma boa postura melhora a qualidade de vida. Primeiro porque uma pessoa que não cuida da coluna vive corcunda e com dores. Segundo porque uma coluna reta deixa o corpo posicionado, contornado, o que ajuda a aumentar a autoestima.

Outra vantagem em trabalhar a coluna está o aumento da autoconfiança. Uma pessoa medrosa e fraca vive “acanhada”, encolhida, já reparou? Ao alinhar a postura o indivíduo se torna mais confiante, acredita mais em si mesmo.

O pilates é um método que traz muitos benefícios para a saúde, tanto física quanto mental. O melhor é que você não precisa ir a um estúdio para realiza-lo. Exercícios simples podem ser feitos em casa, e até no trabalho, sem o uso de aparelhos.

Aprenda dois exercícios para melhorar a postura e desfrute de todos os benefícios. Lembre-se se realizar a prática em um local sem muita interferência externa e utilize roupas confortáveis. Não realize os exercícios sem a autorização do seu médico, caso tenha problemas sérios na coluna.

Exercícios para melhorar a coluna

Rotação da coluna

exercícios para melhorar a postura

Pés no chão um pouco afastados um do outro, na largura do quadril. Coluna reta. Coloque as mãos para a frente e, em seguida, flexione os cotovelos. Uma mão em cima da outra. Mantenha a cabeça na linha das mãos. Comece a girar o corpo para o lado, com o nariz e olhar sempre na linha das mãos.

exercícios para melhorar a postura

Rode o tanto que conseguir, sem mexer os pés. Por mais que sua coluna esteja rígida, é importante manter o olhar e o nariz na linha das mãos.

exercícios para melhorar a postura

Abra os braços, com a palma das mãos viradas para baixo. Abra os braços, como se tivesse a sensação que alguém está puxando os seus braços. Cresça na postura. Pés no chão e respiração fluída.

exercícios para melhorar a postura

Feche os braços devagar, uma mão em cima da outra. Encontre o olhar no meio da sua mão e faça o movimento para o outro lado.  Pés parados, tronco parado. A intenção é ativar a musculatura do centro. Gire até onde for possível. Repita o movimento para o outro lado.

Inspire, faça a rotação. Expire, cresça com os braços. Ombros relaxados. Repita o movimento várias vezes.

Rolamento

exercícios para melhorar a postura

Abaixe os braços devagar e relaxe. Se preferir, vire para o outro lado. Distribua o peso pelos pés. Vá inclinando, aos poucos, a cabeça. Deixe os braços irem para a frente. Abdômen contraído. Deixe as costelas fecharem.

exercícios para melhorar a postura

Deixe a coluna descer, como se suas mãos fossem tocar o chão. Desça na sequência das suas vértebras. Desça até onde sentir que é possível, sem exagero. Não force. Os joelhos não precisam ficar flexionados, já que você deve respeitar o seu limite.

Se prepare para subir, é fundamental que tenha contração abdominal. O abdômen fica contraído para que você não force demais as costas. Suba devagar, deixe o corpo voltar. Reposicione o corpo.

exercícios para melhorar a postura

Repita o movimento. Desça devagar, vértebra por vértebra. Esse movimento acaba envolvendo a flexibilidade da coluna e a flexibilidade do quadril. Suba devagar. Realizando várias vezes, verá como o seu corpo se acostumará e, assim, ganhará mais flexibilidade.

Gostou dos exercícios? No curso online da professora Gerusa Gurak Pilates em casa: equilíbrio e consciência corporal você aprende o passo a passo de exercícios que melhoram a postura e trabalham todas as regiões do corpo. Confira já!


Recomendados
Gerais

5 alongamentos para quem trabalha de casa

Não há dúvida que o home office hoje é a realid...

Pilates

4 dicas e truques para quem pratica pilates

O pilates é um método de exercícios físicos que...