É normal chegar em uma idade mais avançada e sentir dificuldades para a realização das tarefas diárias. É por isso que muitos médicos aconselham a prática de exercícios físicos ao longo da vida. Mas para que nunca foi muito atlético durante a juventude, ainda é possível mudar. Existem inúmeros exercícios para idosos ótimos para fortalecer o corpo e melhorar a qualidade de vida.

O enfraquecimento dos músculos é um dos problemas mais corriqueiros na terceira idade, e a diminuição da massa muscular é uma das responsáveis por isso. Ao praticar os exercícios certos, você sentirá como o seu dia a dia melhorará. Aliás, não é preciso ficar horas em uma academia. Tirar duas horas do seu tempo para a realização de atividades físicas já ajuda, e muito.

Quer saber mais? Confira, a seguir, alguns dos melhores exercícios para idosos.

3 exercícios para idosos

Pilates

Quem nunca ouviu falar de pilates? A fama da prática tem crescido cada vez mais, e não é para menos. Você sabia que com duas aulas por semana do método o seu corpo pode receber inúmeros benefícios?

Os exercícios de pilates são ótimos para quem deseja fortalecer os músculos, tanto internos (intrínsecos) quanto externos. Inclusive, um dos focos do método é trabalhar a região do tronco (centro de força). Ao fortalecer o local, o corpo estará estabilizado.

Melhora da postura, redução de dores, aumento da consciência corporal, aumento da concentração e melhora da memória estão entre outras vantagens de realizar pilates.

Lembrando que idosos com restrição física devem procurar a orientação de um médico antes de realizar qualquer atividade física. Se mal feito, o pilates, assim como qualquer outro exercício, pode aumentar o risco de lesões mais sérias.

Yoga

O yoga é outro método capaz de fazer maravilhas. Conhecida por seus asanas, também chamados de posturas, a prática é pedido certo quando o assunto é bem-estar e qualidade de vida.

Idosos que praticam yoga constantemente sente um grande alívio na realização das tarefas do dia a dia. Isso porque o método, assim como o pilates, ajuda no fortalecimento corporal. O yoga também ajuda a prevenir quedas. Os asanas feitos durantes as aulas aumentam a flexibilidade, melhoram a postura e ajudam a manter os joelhos na posição correta.

Quer mais? O yoga ainda ajuda a manter o equilíbrio entre o corpo e a mente. Logo na primeira aula é possível sentir um grande alívio da tensão, relaxamento físico e mental, ou seja, um grande bem-estar. Com isso, os níveis de estresse e ansiedade também diminuem.

exercícios para idosos

Treino funcional

Você sabe o que é um treino funcional? Basicamente, o método consiste em trabalhar o corpo com todos os movimentos realizados no dia a dia, são eles: andar, correr, pular, sentar, levantar, agachar. Para uma simples ida ao mercado é preciso realizar essas ações. Sem um corpo minimante fortalecido é difícil até mesmo abaixar para amarrar os sapatos, por isso a importância de ter um corpo saudável.

Ao realizar aulas de treino funcional, nem que seja duas vezes por semana, os músculos ficam mais resistentes e flexíveis. Além disso, o método ajuda a aumentar a consciência corporal. Saber o limite do próprio corpo, o que pode ou não fazer, é essencial para evitar lesões e problemas mais sérios. Auxilia a ter mais percepção dos movimentos, a trabalhar o corpo do jeito que deve ser.

Dança

Não é novidade que a dança é uma ótima companheira. A prática é uma grande aliada quando o assunto é benefícios para o corpo e para a mente.

Ter o hábito de dançar, e não é preciso ser profissionalmente, melhora o humor, o sono, alivia dores, melhora a postura, corrige a respiração, melhora a coordenação motora, aumenta a autoestima e proporciona boa memória para o praticante.

Existem inúmeros estilos de dança, entre eles: ballet blend, salsa, balé clássico, samba rock, rockabilly, jazz, dança do ventre, country, samba, frevo, hip hop. Basta escolher o que mais se adequa ao seu gosto pessoal.

Anotou todas as informações? Que tal conhecer os cursos online do Namu? As aulas são ótimas para quem deseja ter mais qualidade de vida. Não perca mais tempo!