Envelhecer faz parte de um ciclo natural da vida pelo qual todos nós passaremos. No entanto, é perfeitamente possível passar por essa fase de maneira muito mais tranquila e saudável contando com os ajuda da yoga, uma prática que oferece diversos benefícios tanto físicos, como mentais, para pessoas de todas as idades, inclusive para os idosos.

Por isso, confira o nosso post e conheça os benefícios da yoga para a terceira idade!

Fortalecimento dos ossos

Uma das doenças mais comuns que surgem na terceira idade é a osteoporose, que se trata de uma condição caracterizada pela degeneração da densidade óssea que acontece progressivamente, tornando os ossos mais porosos e diminuindo sua resistência aos atritos. Essa condição aumenta em muito o risco de fratura dos ossos nos idosos. Segundo o Dr. Dráuzio Varella, a osteoporose pode levar a fraturas espontâneas ou ainda fraturas por pequenos impactos que podem ser causados pelo simples ato de espirrar ou tossir.

Para fortalecer os músculos e diminuir a incidência dessas fraturas, a yoga tem sido muito recomendada como opção de atividade física para ajudar no tratamento da osteoporose. A yoga se caracteriza por ser um exercício isométrico e de sustentação que trabalha os músculos colocando um grupo muscular contra o outro, gerando forças maiores do que a própria gravidade.

Claro que outras atividades como a aeróbica e a musculação também são atividades que fortalecem os grupos musculares mantendo a osteoporose sob controle, no entanto esse tipo de exercício pode oferecer desvantagens para as pessoas da terceira idade. O ato de pular corda, por exemplo, pode causar a osteoartrite. Como a yoga se trata de uma atividade de baixo impacto, se torna a opção perfeita para a essa fase da vida.

Prevenção de quedas

A yoga possui exercícios para as mais diversas partes do corpo que podem ajudar na diminuição do risco de quedas de idosos. Os exercícios para os olhos, por exemplo, ajudam a manter a retina e outras partes dos olhos saudáveis, permitindo que os idosos enxerguem melhor os degraus e outros obstáculos no chão que podem provocar quedas.

Na yoga também são realizados exercícios que oferecem maior flexibilidade para os dedos dos pés e que fortalecem o arco do pé, permitindo uma melhor sustentação. Além disso, as forças dos músculos também são reequilibradas, mantendo os joelhos na posição correta, um nivelamento da bacia e uma melhora nas articulações dos membros inferiores. A yoga trabalha também a flexibilidade da coluna vertebral, que resulta em mais conforto, melhor postura e mais equilíbrio!

Diminuição da ansiedade, do estresse e da pressão arterial

Um dos grandes benefícios que a yoga oferece é o relaxamento que provém dos exercícios de meditação e de respiração que ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade. E por trás desse benefício, há outro: a diminuição da pressão arterial! Isso acontece porque a sensação de relaxamento que a yoga oferece diminui a produção dos hormônios responsáveis pelo estresse, o cortisol e a adrenalina.

Por isso, a yoga além de relaxar e controlar os níveis de estresse, ainda diminui a pressão arterial que, quando em altos níveis, pode causar sérios danos à saúde dos idosos.

Melhora a capacidade de concentração e a memória

Segundo um estudo que foi publicado no Journal of Physical Activity and Health, apenas vinte minutos de yoga diariamente já são o suficiente para melhorar as capacidades cognitivas. O estudo explica que os exercícios de meditação e de respiração realizados na yoga ajudam a reduzir os níveis de ansiedade e estresse resultando uma maior capacidade de manter a concentração e no fortalecimento de todo o sistema cognitivo, inclusive da memória – que começa a falhar na terceira idade.

A yoga é uma atividade leve, cada vez mais recomendada para a melhor idade. No entanto, antes de começar a praticar, é interessante procurar um médico para saber se existe alguma limitação. Alguns exercícios de respiração ou algumas posições talvez precisem ser evitados, por isso é importante repassar ao instrutor o que o médico recomenda para que as atividades sejam adaptadas, caso seja preciso. Se não tem nenhum problema e gostaria de começar a prática hoje, conheça o curso Yoga para todas as idades. Ministradas pelo professor Gustavo Ponce, as aulas têm como objetivo trabalhar todos os pontos do andaime corporal.