Correr, pular, andar, sentar, levantar, tudo isso faz parte do dia a dia de qualquer pessoal. O problema é que, muitas vezes, atividades simples como essas se tornam um empecilho. A falta de força e flexibilidade torna tarefas que deveriam ser fáceis em verdadeiros obstáculos, principalmente para quem não tem o hábito de praticar exercícios físicos. O treino funcional conta inúmeros benefícios e tem como objetivo melhorar esses trabalhos cotidianos.

O acesso às tecnologias como carro, elevador, controle remoto, escada rolante, celular tem criado uma geração de pessoas com dificuldades, ou preguiça, de realizar qualquer tipo de atividade física. Não que as tecnologias sejam ruins, pelo contrário, mas é preciso ter consciência de quando e onde usar, para que possa ter mais qualidade de vida.

Se a padaria fica a dois quarteirões da sua casa, vá a pé, não use o carro. Se precisa conversar com alguém que está no cômodo ao lado, não mande uma mensagem, simplesmente levante e vá. Se mora em apartamento, tire alguns dias da semana para subir de escadas. Essas pequenas atitudes podem ajudar, e muito, a sair do sedentarismo e ter mais bem-estar.

O treinamento funcional é uma ótima oportunidade para quem deseja ter mais disposição no dia a dia e manter o corpo em forma. Ele mostra como pode ser fácil realizar as atividades básicas e como é importante manter uma rotina de exercícios físicos. Quer saber mais? Confira alguns benefícios do treino funcional.

benefícios do treino funcional

Benefícios do treino funcional

Fortalecimento muscular

Quem disse que só a musculação fortalece os músculos? O treino funcional também trabalha a força e é ótima para tonificar o corpo. Braços, pernas, glúteos, tudo pode ser exercitado com essa prática. Inclusive, diferente da musculação que foca em uma região específica, o treino funcional abrange várias áreas do corpo, garantindo mais eficácia.

Queima de gordura

Procura por uma atividade para emagrecer? O treino funcional pode ser a solução. Os exercícios realizados durante a aula ajudam a queimar as gorduras localizadas e a garantir o peso ideal.

Lembrando que para conseguir o peso desejado, é preciso aliar a prática de exercícios físicos com uma boa alimentação.

Melhora da postura

Dor na coluna é um dos problemas mais comuns na população, principalmente naquelas pessoas que trabalham muito tempo na mesma posição. Essas dores são causadas pela má postura, que se não tratada pode desenvolver transtornos sérios.

O treino funcional é um bom aliado para quem procura por uma atividade que corrija a postura e amenize as dores. O fortalecimento dos músculos ajuda a manter as costas alinhadas, assim como os ombros e o pescoço. Inclusive, a prática é ótima para fortalecer o core, importante para a estabilidade do corpo.

Aumento da consciência corporal

Ter consciência corporal é essencial para a qualidade de vida. Saber os próprios limites ajuda a ter uma prática mais segura e, assim, a evitar lesões sérias.

O treino funcional auxilia a ter essa percepção do que você consegue ou não fazer naquele momento. Te ajuda a entender os movimentos do corpo e a trabalhar com cada um da melhor forma.

Aumentar a consciência corporal é um processo gradativo, não acontece de uma hora para outra.

Alívio do estresse e ansiedade

Quem disse que o treino funcional só tem benefícios físicos? Assim como a dança, essa prática ajuda a relaxar, a ter mais energia e a garantir o bem-estar. Sintomas de estresse e ansiedade podem ser aliviados com o treino, que libera pelo corpo hormônios como endorfina, serotonina e dopamina.

Quer desfrutar de todos esses benefícios e muitos outros? Conheça o curso da professora Jamille Farath Programa de treinamento funcional em casa e comece a praticar hoje mesmo.

aulas fitness