Se o seu objetivo para a próxima estação inclui um corpo mais definido, dias mais produtivos e cheios de energia, é de atividade física que você precisa. Mas junto com a contagem regressiva para o verão, você sente que os seus planos estão expirando? Reaja à típica sensação de desânimo embalada pelas desculpa “que já deveria ter começado” e inicie hoje mesmo seu projeto fitness.

Com os devidos cuidados e proteção adequada, os dias mais longos e ensolarados de verão são bastante convidativos para mudar os hábitos sedentários e iniciar um treinamento físico de forma moderada e regular. É geralmente no período de férias que muitas pessoas desfrutam de tempo para escolher uma atividade e colocar em prática todo o ano.

Que tal aproveitar a descontração do verão e começar a se exercitar agora? Ainda dá tempo de escolher a modalidade que mais se encaixa no seu perfil e intensificar seus treinos até o final do ano. Para deixar você ainda mais motivado, relacionamos alguns passos que podem tornar a prática de exercícios mais prazerosa e gratificante. Siga nossas dicas:

1 – Escolha atividades que façam você se sentir feliz

Correr é bom, caminhadas são prazerosas, musculação define o corpo, yoga traz mais equilíbrio físico e mental. Diante de tantas opções, o ideal é você decidir pelo treino que se encaixa no seu perfil e que estimule a sua vontade de seguir adiante, mesmo que apresente alguns desafios. Por isso, você deve optar por modalidades que se adaptem ao seu estilo de vida, habilidades e gosto. Também é preciso avaliar de que forma a prática será incluída na sua rotina. Leve em conta a questão de custos e deslocamento, caso opte por atividades que precisam ser praticadas em uma academia.

Existem muitas alternativas, além de salas de ginástica e musculação, como andar, correr, nadar, dançar, ciclismo, esportes coletivos, yoga, pilates e, até mesmo, a combinação de duas modalidades distintas. Um dos conceitos que ganha cada vez mais força no universo fitness é associar, por exemplo, a meditação a qualquer tipo de treinamento para multiplicar os benefícios. Seja qual for a sua opção, lembre-se que toda e qualquer atividade física vai além das mudanças corporais. Essa é uma tomada de decisão que opera uma verdadeira transformação no seu estilo de vida.

2 – Inicie de forma gradativa

O objetivo de exercitar-se durante 30 minutos por dia, cinco vezes por semana pode parecer o ideal. Mas qual a probabilidade de você conseguir seguir este planejamento? Lembre-se quanto mais ousado for seu objetivo, a chance de não cumprir e desistir é muito maior. Em vista disso, é melhor começar com objetivos mais fáceis e, à medida que se “cria o gosto”, se avança para metas mais desafiadoras. Lembre-se de que qualquer tempo dedicado ao exercício é melhor do que nenhum. Mesmo se você incluir pequenos treinos à sua rotina semanal, isto se refletirá de forma expressiva em sua saúde mental e emocional.

3 – Se recompense a cada pequeno sucesso

Ao se exercitar regularmente busca-se uma recompensa em longo prazo, que pode estar baseada em uma maior qualidade de vida ou sensação de bem-estar, assim como objetivos mais específicos como emagrecer e dormir melhor. No entanto, quando se inicia um programa de exercícios, é importante dar-se recompensas imediatas ao completar com sucesso um treino ou atingir um novo objetivo fitness. Esses pequenos mimos pode ser um passeio, uma massagem, uma tarde de descanso. Ou seja, o brinde é você quem escolhe.

4– Comprometa-se com o seu objetivo

Planeje seus exercícios para a hora em que você sabe que tem mais disposição e que não haverá intervenções externas. Marque esse horário em sua agenda diária e cumpra como se fosse um compromisso. Não frustre seus planos, praticando em horários em que você não está desperto o suficiente ou que poderá estar muito cansado. Mantenha-se firme e responsável e comunique suas metas para amigos e familiares, ao anunciar seus objetivos “em alto e bom tom” fica mais difícil se desviar de suas metas.

5 – Respeite seu ritmo e alongue-se

Ouça seu corpo e faça os seus exercícios no seu próprio ritmo. Se você se sentir bem, avance um pouco mais. Se você está cansado, descanse. Se tiver a possibilidade, busque atividades variadas, que condicionem e fortaleçam diferentes partes do corpo e o mantenham motivado. E tenha em mente que seu corpo precisa de 24 a 48 horas de repouso entre as atividades. E não se esqueça de se alongar, esticando-se após os exercícios. O alongamento suave após o exercício pode ajudá-lo a se recuperar mais rápido para o seu próximo treino.

6 – Modere as suas expectativas

E por último e não menos importante, tenha em mente que você não irá transformar seu corpo de forma instantânea. Por isso, não se desencoraje se não perceber mudanças imediatas. Embora ocorra uma melhora nos níveis de humor e energia rapidamente, as mudanças físicas, como perda de peso e ganho muscular, são conquista de longo prazo. Concentre-se nas transformações diárias que a prática de uma atividade física pode proporcionar e não se esqueça: cada exercício realizado é um passo em direção a uma vida mais saudável e equilibrada.

Se nossas dicas o deixaram motivado, você pode buscar mais informações sobre as modalidades que tem interesse. No nosso site oferecemos diversos cursos online de yoga e pilates que você pode usar como ponte de partida para se exercitar e aproveitar ao máximo o verão. Aproveite!

Foto: UptownFitness / Piaxabay / CC0 Creative Commons