O ano está acabando, mas o mundo não precisa acabar junto com ele. Se o estresse de final de ano sempre te atinge em cheio e você se vê em um ciclo interminável de compras de natal, ruas cheias, prazos apertados no trabalho e conflitos familiares, saiba que você pode ter tranquilidade para lidar com todo esse caos.

Confira, a seguir, algumas dicas de como manter a calma e desfrutar da paz que você merece.

Equilibre sua alimentação

Nessa época, costumamos exagerar na alimentação e o resultado é sempre o aumento do estresse e acúmulo de alguns quilos. Então, que tal fazer diferente agora? Esteja no controle da situação e vivencie uma experiência nova comendo e bebendo menos nas festas de fim de ano.

No dia a dia, permita-se um café da manhã completo, almoço equilibrado e jantar leve para que seu corpo não se desgaste tanto fazendo digestões pesadas. Se vai rever sua dieta e seus conceitos alimentares, aproveite para conhecer um pouco mais sobre os benefícios da alimentação vegetariana.

Reconheça seus méritos e presenteie-se

Reconhecer o seu merecimento é fundamental. Que tal se presentear? Reflita sobre tudo que aconteceu durante o ano e reviva suas conquistas. Mantenha a autoestima elevada, vista-se confortavelmente, use acessórios que te valorizem, vá ao salão de beleza e dê aquele trato no visual. Você também merece.

Pratique exercícios físicos

Comece a se exercitar. Se você tem pouco tempo para se dedicar a alguma atividade física, considere a possibilidade de um curso online de yoga, por exemplo, e veja como fica mais fácil adaptar o tempo curto a uma atividade que equilibra corpo e mente ao mesmo tempo. Se não quiser yoga, tudo bem, basta identificar um outro curso que seja a sua cara.

Mantenha-se bem-humorado

Toda ação possui sua reação de acordo com os princípios da física. Por mais difícil que seja manter o bom humor, é fundamental cultivá-lo para contagiar as pessoas ao seu redor e dar a elas um motivo real para retribuir sorrisos e gentilezas.

Faça pequenos planejamentos

Ainda há tempo de colocar os assuntos em dia. Identifique as urgências e as prioridades e estabeleça metas pequenas (de poucos dias) para executá-las, tanto em ambiente familiar quanto profissional. O que não for urgente virá em seguida, e pode ser até que você descubra atividades que não precisam sequer serem executadas em 2016.

Priorize boas companhias

O melhor remédio para qualquer estresse de final de ano é festejar com familiares queridos e amigos. Escolha comemorações que lhe aproximem deles e tragam momentos leves e agradáveis.

Além disso, não saia aceitando todos os convites que surgirem só para manter as aparências. Permita-se recusar o que não te acrescenta e aproveite para adotar essa filosofia de vida por todo o ano de 2017.

Lembre-se de que a melhor companhia que você pode ter é a sua própria, então, cuide para que você consiga ter momentos prazerosos ao seu lado. É o silêncio dessas horas que lhe trará reflexões sobre quem você é, gerando um autoconhecimento valioso e o autocontrole emocional que você tanto deseja.

Gostou das nossas dicas? Faça com que seus amigos também consigam ter um fim de ano tão leve quanto o seu e compartilhe com eles este post nas redes sociais.