Nossa vida costuma ser repleta de tarefas, compromissos e obrigações que incluem estudos, trabalho, família e amigos. Estamos sempre tentando cumprir todas essas atividades enquanto o tempo passa voando. Nesse contexto, tirar um tempo pra si mesmo é quase um milagre, porém tentar fazer disso um hábito pode trazer muitos benefícios.

Equilibrar as esferas da nossa vida e encontrar tempo para dedicar a atividades que nos proporcionem algum prazer é fundamental para levarmos uma vida mais saudável. Cuidar de si mesmo e cultivar o próprio bem-estar fazem parte da busca por mais qualidade de vida.

Pensando nisso, listamos 5 motivos para você decidir passar um tempo sozinho e aproveitar mais a sua própria companhia. Confira:

1. Entender melhor você mesmo

Com a correria do dia a dia, muitas vezes tomamos atitudes impensadas, sem refletir direito sobre o motivo das coisas. Se ficamos sempre cercados de pessoas, realmente fica mais difícil repensar e entender nossas emoções. E o autoconhecimento é um ponto fundamental para conseguirmos otimizar o nosso tempo e viver melhor com o trabalho, com os relacionamentos e consigo mesmo.

2. Cultivar a sua independência

Quando você fica sozinho, precisa se virar com o que tem e com o que sabe fazer. Ou, quem sabe, seja hora de aprender algo novo? Tente tirar proveito de atividades com você mesmo, como ir ao cinema, fazer sua própria comida, dirigir por aí, viajar, conhecer outras pessoas. O sentimento de independência está ligado à satisfação e ao empoderamento, nos dando uma sensação boa de capacidade e dever cumprido.

3. Valorizar você e os seus relacionamentos

Se você se acostuma a passar um tempo sozinho, aprende que não precisa de outras pessoas o tempo todo ao seu lado, e que isso pode ser legal e não sinônimo de solidão. Nesse momento, também pode perceber a importância das pessoas queridas ou sentir a falta de alguma delas em uma ocasião específica. Quando você se relaciona por escolha e por prazer, e não por necessidade, as relações tendem a ser mais leves e agradáveis.

4. Relaxar um  pouco

Se a rotina está muito atribulada, permita-se descansar no seu tempo sozinho, sem fazer mil programações. Passar o dia no sofá, dormir algumas (muitas) horas a mais, sentar em um banco de um parque ou assistir à temporada inteira da sua série favorita. Descansar o corpo e a mente faz parte da sua qualidade de vida, além de ajudar a afastar o estresse e a depressão.

5. Fazer aquilo que você realmente gosta

Vivemos quase que em uma função democrática de tentar agradar alguém ou a maioria — o destino de viagem escolhido pelo outro, o programa de TV que o filho gosta, o corte de cabelo que as amigas elogiam, o restaurante que o pessoal do trabalho prefere.

A oportunidade de ficar sozinho é como um convite para escolher aquilo que realmente nos faz mais felizes. Uma música antiga na hora do trânsito, a comida mais gostosa, um romance bobo que faz suspirar, uma aula de dança — mesmo que você não leve jeito pra isso.

Dedicar alguns momentos para fazer aquilo que nos agrada traz leveza e bom humor para os nossos dias. A internet mesmo tem muitas opções de entretenimento, e também há cursos que nos permitem descobrir novos gostos e talentos, como a culinária ou a yoga, que ainda ajudam a manter uma vida mais equilibrada.

O que você achou do post? Esperamos que você tenha encontrado pelo menos algum bom motivo para passar um tempo sozinho. Se você tem outra dica sobre o assunto, deixe um comentário e compartilhe conosco.