Um ano novo está ai e você já parou para pensar se a sua vida está como gostaria que estivesse? Os meses passam e muitas vezes não damos a devida importância para o nosso corpo, o que acaba por comprometer a saúde. Ter mais qualidade de vida não deve ser restrito a um grupo de pessoas, você deve, e tem o direito, de fazer escolhas que possam te beneficiar e ajudar a manter o equilíbrio em um todo. Mas como começar?

O primeiro a se fazer é rever sua rotina. Quanto tempo você leva para ir ao trabalho e quanto tempo passa por lá? O que faz em sua casa? O que come? Vale a pena focar toda a sua atenção para aquela determina situação? O estresse e a tensão do dia a dia também podem ser grandes problemas para aqueles que procuram uma vida mais equilibrada.

Anotar as suas prioridades e deixar de lado aquilo que te faz mal não deve ser visto com maus olhos. Muitas vezes, é preciso abrir mão de coisas ruins para as boas possam chegar. Ter autoconhecimento e domínio próprio são grandes avanços para quem deseja um ano com mais paz. Por isso, sempre tente resolver tudo da melhor maneira possível. Nada de discussões tolas.

Algumas atividades também podem ser boas aliadas para a qualidade de vida. Você pode encontrar em práticas como a musculação uma grande ajuda para fortalecer e definir o corpo. Agora, se é mais adepto de métodos calmos, como o yoga, encontrará benefícios que vão além do corpo físico. Quer saber quais são?

Confira, a seguir, algumas atividades para melhorar a qualidade de vida em 2019.

Yoga

O yoga é um método bastante conhecido, tanto no oriente quanto no ocidente. As posturas, também conhecidas como asanas, ajudam a manter o equilíbrio entre o corpo e a mente. Inclusive, podem ser feitas por pessoas de qualquer idade, desde que não tenham nenhum tipo grave de lesão.

Praticar yoga constantemente ajuda a fortalecer os músculos, a corrigir a postura, a respirar corretamente, a ter pensamentos positivos, a socializar com o próximo, a pensar no presente e a ter mais consciência corporal. Além disso, alivia sintomas de estresse e ansiedade.

Pilates

O pilates é outra atividade benéfica para o corpo. O método é capaz de trabalhar tanto os músculos internos quanto os externos, o que garante um corpo saudável. Além disso, a prática é muito procurada para quem tem problemas de coluna, assim como quem está em recuperação de alguma lesão. O importante é não abusar dos exercícios e sempre procurar seguir as orientações dos professores, seja em aulas presenciais ou online.

A prática constante de pilates também ajuda a ter autoconhecimento, consciência corporal, confiança em si mesmo e grande bem-estar. Viu? Vantagens para inserir o pilates nas suas atividades desse ano não faltam.

Dança

Agora, se você é um amante da arte e gostaria de iniciar uma aula de dança, saiba que a prática também é incrível. Uma aula de dança é capaz de trazer benefícios que você não faz nem ideia. Primeiro é que boa para socializar as pessoas. Então, se alguém tem dificuldades em se relacionar com o próximo, a dança pode servir de grande ajuda.

A dança também é ótima para aumentar a flexibilidade, fortalecer o corpo, aliviar tensões e sintomas de estresse e ansiedade, relaxar, alinhar a postura e proporcionar grande bem-estar. Balé, hip hop, flamenco, jazz, rockabilly, não importa o ritmo, se joga.

Caminhada / corrida

Se quer economizar, ou simplesmente gosta de atividades ao ar livre, a caminhada e a corrida são boas alternativas. Além de contarem com várias vantagens para a saúde, você não precisa nem se preocupar quanto a horários, já que poderá administrar o seu próprio tempo.

Você deve, no mínimo, caminhar 30 minutos por dia. Entre os benefícios dessas atividades estão: perda de peso, redução de inchaço, prevenção de doenças cardiovasculares e obesidade, melhora da postura, fortalecimento dos músculos e alívio de estresse.

Ciclismo, natação, musculação, futebol, patinagem, tudo isso pode fazer parte do seu dia a dia também. Quer começar 2019 com tudo? Confira, a seguir, uma sequência de exercícios de yoga para relaxamento desfrute de todos os benefícios que a prática pode te proporcionar.

Relaxamento

Deixe os pés afastados, paralelos aos quadris. Contraia, levemente os quadris e cresça com o tronco. Coloque o topo dos ombros para trás, coluna reta. O alto da cabeça cresce na direção do teto. Respire profundamente, coloque a cabeça para a frente e, ao inspirar, dê um longo giro para trás.

Quando a cabeça chegar à frente, gire para o outro lado. Movimento contínuo e gostoso. Inspire, atrás. Exale, à frente. Perceba os ombros. Pense no presente. Movimentos fluídos. Olhos fechados.

Coloque as mãos nos ombos e gire fazendo movimentos calmos e fluídos. Ombros para trás. Inspire, atrás. Exale, à frente. Perceba a articulação dos ombros. Faça o movimento contrário. Esse movimento é para despertar o corpo.

Agora, trabalhe as articulações dos punhos. Coloque os dois braços para a frente e estique-os com as palmas das mãos para cima. Gire os punhos sem mexer os braços. Gire para um lado e, depois, para o outro.

Coloque as mãos na cintura. Afaste um pouco os pés e faça giros com os quadris. Trabalhe bem o local, sinta a articulação se movimentar. Gire para um lado e, depois, para o outro.

Junte os pés e gire a articulação dos joelhos para um lado e, depois, para o outro.

Feito isso, levante uma perna e gire o tornozelo para um lado e depois para o outro. Repita o procedimento com o outro pé. Abra e feche os dedos dos pés. Chacoalhe o pé.

Inspire e levante os braços. Entrelace os dedos e cresça na postura. Inspire, expire.

Exale, entrelace os dedos das mãos e jogue os braços para trás. Permaneça um pouco na postura.

Solte o tronco e a cabeça, perceba o seu corpo. Afaste os pés, os joelhos e sente sem tocar os glúteos no chão. Coloque a mão em namastê em frente ao coração. Permaneça na postura por alguns instantes.

Gostou do relaxamento? Aprenda o passo a passo dos asanas no curso da professora Camila Reitz “Hatha vinyasa yoga e a meditação em movimento” e cresça na prática de yoga sem sair da sua casa.