Muito conhecida pelos seus benefícios à beleza, a Aloe Vera (ou babosa como é popularmente chamada) também é uma importante aliada da saúde. 

Por possuir ação hidratante, cicatrizante e revitalizante, a planta é bastante encontrada na composição de cosméticos. Mas não é só isso. 

Estudos afirmam que o consumo da aloe vera aumenta o nível dos fibroblastos. Ou seja, ajuda os tecidos a se recuperarem com mais eficiência. 

E mais: a aloe vera acalma o sistema digestivo, ajuda no processo de emagrecimento e no ganho de massa muscular

Pois é, se você achou que a planta só era eficiente para hidratar os cabelos, essa foi uma boa notícia, não é mesmo? 

Como a Aloe Vera pode ser utilizada

Usada há milhares de anos devido a suas propriedades medicinais, o gel encontrado na parte interna de suas longas folhas é amplamente utilizada para cuidar da pele e cabelos, principalmente no tratamento tópico de queimaduras. 

Presente na composição de diversos cosméticos, a aloe vera tornou-se popular também por causa do seu suco. Ele extraído da parte externa da planta e famoso por possuir efeito desintoxicante e ser benéfico para o tratamento problemas gastrointestinais. 

No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de produtos alimentícios contendo Aloe em 2011. Isso por causa de seus efeitos tóxicos.

Isso porque a aloína, princípio ativo naturalmente existente na planta, quando consumida em excesso, pode irritar a mucosa intestinal. Causando alterações no fígado e até mesmo insuficiência renal aguda.

benefícios do aloe vera

Conheça os poderosos benefícios da Aloe Vera

Anti-idade natural

A aloe vera possui propriedades antioxidantes capazes de combater os radicais livres que prejudicam células saudáveis do organismo. 

De acordo com um estudo realizado pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, na Espanha, o extrato das plantas e folhas da Aloe Vera possui 18 componentes fenólicos que têm atividade antioxidante. 

A planta contém aminoácidos capazes de combater os sinais da idade que teimam em aparecer. São mais de 20 os construtores de proteínas. Sendo que 8 deles são aminoácidos especiais, que nosso corpo não consegue produzir. 

Ajuda a manter a saúde da boca

Com ação antifúngica, a Aloe Vera ajuda a eliminar o acúmulo da placa bacteriana, além de reduzir a inflamação das gengivas, sendo bastante usada no tratamento de doenças como a gengivite e a periodontite.

A planta ainda ajuda a diminuir os  sintomas das úlceras bucais, aliviando a dor e auxiliando no processo de cicatrização.

É anti-inflamatória, analgésica e cicatrizante

A atividade anti-inflamatória e cicatrizante da Aloe Vera está diretamente relacionada a algumas substâncias nela presentes. Substâncias como o polissacarídeo chamado acemanana. E os benefícios não param por aí. 

Segundo publicação do periódico científico Giornale Italiano di Dermatologia e Venereologia, a babosa pode ser bastante eficiente no tratamento de queimaduras, feridas, dermatite seborreica, herpes genital, psoríase, além de ser um poderoso agente antifúngico.

Tenha cabelo de capa de revista 

Para garantir a hidratação profunda dos cabelos, aposte na Aloe Vera sem moderação! Graças a seu teor de vitaminas e minerais, a planta nutre os folículos capilares. Ou seja, não só hidrata as madeixas como promove o crescimento do cabelo e nutrir os folículos. 

Quer fazer uma máscara capilar com Aloe Vera  em casa? Misture o gel da planta com óleo de coco e, em seguida, aplique nos cabelos. Deixe agir por alguns minutos e lave o cabelo normalmente.

Aposte na planta para tratar doenças na pele 

Graças às suas propriedades antibacterianas e antifúngicas, a planta pode ser uma verdadeira arma natural para eliminar as células mortas presentes no couro cabeludo.

Então, aposte na planta para ajudar a tratar problemas como caspa, psoríase e dermatites. Que, inclusive, podem causar lesões no couro cabeludo.

Use e abuse do poder da planta para controlar a oleosidade da pele 

Formada por cerca de 99% de água, a Aloe Vera é uma forma poderosa de hidratar, nutrir e rejuvenescer a pele

A Aloe Vera é responsável ainda por reparar o colágeno e a elastina da pele, tornando-a mais flexível e hidratada, sem estimular a produção de sebo da pele. Isto é, ajuda a hidratar e acalmar a pele.

E mais: a planta é supereficiente no combate da acne! Para dar adeus às espinhas, aplique o gel extraído das folhas sobre a acne, massageando a pele com movimentos circulares bem suave para auxiliar a absorção do produto pela pele. 

Repita o processo (com a pele limpa) sempre que quiser, até que as espinhas sumirem.

Pós-sol eficaz 

Ficou muito tempo no sol e queimou demais a pele? Pode passar o gel da Aloe Vera na pele, que você vai amar a sensação de refrescância proporcionada pela planta.

E não é só alívio imediato que ela proporciona, o gel natural é ótimo para tratar as queimaduras de sol, pois possui um hormônio que acelera a formação e o crescimento de células novas. Ou seja, possui propriedades regeneradoras e cicatrizantes para a pele. 

A natureza possui todos os nutrientes que precisamos. Por isso podemos usar recursos naturais em diversas situações do nosso dia a dia, como nos cosméticos, por exemplo. Conheça o nosso curso online de Cosméticos Naturais e Veganos para a pele e aprenda a fazer os seus próprios produtos de forma natural, sustentável e super saudável para a pele.