Quem é que não gosta de ter a pele macia e acetinada, não é mesmo? Mas, com a correria do dia a dia fica difícil manter todos os cuidados com nosso corpo. Para auxiliar você na difícil tarefa de administrar seu tempo e conservar a hidratação, existe uma opção simples e prática para cuidar da saúde da pele: o óleo corporal! 

O óleo corporal é o aliado ideal para proteger a pele de fatores externos como o tempo seco, a ação dos raios solares, ou mesmo com a água quente do banho. E como durante o inverno alguns desses fatores se intensificam e o corpo fica mais exposto ao ressecamento. Aposte no óleo corporal para cuidar da sua pele. 

Como usar o óleo corporal

Se você não usa os óleos corporais porque tem medo de ficar com a pele com aparência de engordurada, experimente aplicar apenas umas gotinhas na mão e espalhá-lo pelo corpo ainda molhado, dentro do chuveiro e dar uma leve enxaguada para tirar o excesso. 

Não se convenceu de incluir os óleos corporais na sua rotina de beleza? Listamos abaixo alguns bons motivos para você experimentar o produto e ver o que ele pode fazer pela saúde da sua pele. 

Motivos para começar a usar o óleo corporal para cuidar da pele 

Pele macia e rejuvenescida

Ricos em vitaminas, os óleos hidratantes corporais são poderosos aliados para cuidar da pele. Inclusive, evitando o envelhecimento precoce. Pois o poder dessas gotinhas proporciona desde efeitos antioxidantes até o auxílio na formação do colágeno. 

Incrível, não é mesmo? 

Separamos algumas opções de óleos e seus benefícios para te ajudar a escolher qual deles pode contribuir mais na hora de cuidar da sua pele. Veja as opções abaixo  para prevenir o envelhecimento precoce da pele: 

Óleo de semente de uva: rico em vitamina E

Óleo de maracujá: possui bastante vitaminas A e C

Óleo de abacate: repleto de vitaminas D e E

saiba mais sobre óleo corporal

Potencializa a hidratação 

Os óleos corporais vegetais auxiliam na hidratação da pele. Isso porque são umectantes, emolientes e lubrificantes, o que confere à pele um aspecto suave e saudável. 

Para quem está com a pele ressecada e precisa dar uma potencializada na hidratação, a dica é passar primeiro o creme hidratante e depois aplicar o óleo por cima. 

É prático e rápido de ser aplicado

Para quem não tem muito tempo (ou tem preguiça), os óleos corporais são a solução que você procurava. Afinal, você praticamente sai do banho já com a pele cuidada. 

Não obstruem os poros 

É importante lembrar que os óleos corporais vegetais não costumam causar obstrução dos poros desde que puros. Pois são absorvidos pela pele, sem deixar que os resíduos se acumulem ou deixem um aspecto gorduroso na pele. 

Óleo vegetal x óleo mineral: entenda a diferença entre eles

Na hora de escolher seu óleo corporal fique atento se ele é mineral ou vegetal. Os óleos minerais geralmente são líquidos compostos por uma mistura de hidrocarbonetos derivados do petróleo. Ou seja, podem conter impurezas bastante prejudiciais à saúde. 

Além do mais, eles ajudam a hidratar ou nutrir a pele. A função deles é formar uma camada que impede a perda de água que já existe no organismo. O que, inclusive, pode obstruir os poros, impedindo que a pele respire. 

Já os óleos corporais vegetais, são gorduras extraídas de plantas, raízes, galhos ou folhas, que propiciam diversos benefícios à pele, uma vez que são responsáveis por transportar vitaminas lipossolúveis, como: A, D, E e K. 

Quer dizer que diferente dos óleos minerais, os óleos vegetais são absorvidos pelo manto hidrolipídico e metabolizados, estimulando assim a função natural de proteção da barreira cutânea, o que ajuda a manter a hidratação profunda da pele.

Posso substituir o hidratante pelo óleo corporal?

Apesar de ser muito mais prático, uma vez que o óleo corporal pode ser aplicado embaixo do chuveiro, é preciso saber escolher o óleo corporal certo para a saúde da sua pele

Então, se a sua escolha for pelos óleos corporais vegetais, é possível aposentar o hidratante, uma vez que eles auxiliam na hidratação por serem umectantes. 

Já os óleos corporais minerais  formam uma película sobre a pele que impede a perda de água, retendo a umidade natural e evitando assim o ressecamento; no entanto, eles não hidratam a pele, por não ter boa penetração e não repor a água perdida.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os óleos corporais e seus benefícios para a nossa pele? Que tal dar mais um passo e aprender a fazer os seus próprios cosméticos? No Namu você encontra o curso online exclusivo de Cosméticos Naturais e Veganos para a pele elaborado por duas engenheiras químicas veganas que ensinam passo a passo de como produzir seus cosméticos em casa.

Quer saber mais? Clique aqui e sinta na pele os benefícios dos cosméticos naturais!