O pilates está entre as atividades mais procuradas quando se trata de bem-estar. Ele é um dos indicados para melhorar a postura e as famosas dores na coluna. Seus benefícios podem ser sentidos logo nos primeiros meses, desde que o praticante tenha disciplina e a concentração necessária.

Uma das principais vantagens é que ele não trabalha só a parte externa, mas também a interna. Os músculos intrínsecos são fortalecidos, o que colabora para a estabilização do tronco.

Mas você sabia que o pilates pode ser feito de diversas formas? Há quem faça com a ajuda de aparelhos, já outros preferem o mat pilates (solo). No entanto, no solo são aplicados exercícios com alguns utensílios, que podem ser substituídos por outros presentes em casa. O que muitos não sabem é da eficácia desses objetos. Quer saber qual é? Nós mostramos!

Bola suíça

Um dos principais instrumentos utilizados nas aulas de pilates é a chamada bola suíça, ou bola de estabilidade, como também é conhecida. Ela tem variados tamanhos, mas a mais utilizada é a de 65 cm. É uma forte aliada para reforçar a prática, seja no estúdio ou em casa, já que os exercícios realizados trabalham com o peso do próprio corpo.

Esse instrumento auxilia no fortalecimento e na definição muscular, além de melhorar a postura. Também é eficaz quando o assunto é condicionamento físico, flexibilidade, alongamento, equilíbrio, coordenação (beneficia a coordenação motora durante os exercícios e a correção postural) e força (para braços, pernas e tronco).

Especialistas recomendam a bola para o tratamento de lesões, desde que não sejam graves.

Overball

A overball surgiu há cerca de dez anos com objetivo terapêutico. Menor do que a bola suíça, tem 23 cm de diâmetro e possui uma textura agradável e macia. Além disso, proporciona exercícios variados e diferentes dos convencionais. Hoje, no entanto, é utilizada para treinamento de condicionamento em academias e estúdios de pilates.

Faixa elástica

A faixa elástica é outro acessório que faz parte do mundo do pilates. Inicialmente, a ideia foi usá-la apenas como um acessório para reabilitação atuando nos trabalhos de força e resistência; hoje é utilizada amplamente no mundo fitness.

No método ela é indicada para reforçar os treinos e contribuir para o fortalecimento muscular. Além disso, alivia dores, melhora a flexibilidade e dá mais resistência ao praticante. O utensílio pode ser utilizado por alunos de qualquer idade, seja de nível iniciante ou mais avançado; o importante é usá-lo do modo correto para evitar futuros problemas. Por isso sempre siga as orientações do professor.

Outra vantagem da faixa é que, como é de fácil manejo e de pequeno porte, pode ser carregada para qualquer local. Ou seja, você não precisa sair de casa para realizar a prática. Se não tiver a faixa específica, você pode trocá-la por uma de roupão.

Anel tonificador

O anel tonificador, criado pelo próprio Joseph Pilates, é também conhecido como anel de pilates ou círculo mágico. É uma boa opção para quem deseja ter mais resistência durante as aulas.

Ele tem a capacidade de aumentar o nível de dificuldade dos exercícios e assim exigir um pouco mais de esforço do aluno. O acessório não se restringe a um tipo de posição, já que com ele podem ser feitas diversas posturas com as mãos e os joelhos, por exemplo.

Além disso, o anel tonificador é utilizado nas aulas de “mat pilates” como um recurso lúdico, tendo a finalidade de estimular os praticantes e tornar as sessões bem mais interessantes e descontraídas.

Disco de equilíbrio

O disco de equilíbrio, ou disco flex, é usado para diminuir o impacto durante as atividades. É ótimo para fortalecer os músculos, melhorar a postura, o equilíbrio, a coordenação motora e o alívio de dores lombares.

Tornozelos, quadris e joelhos também estão entre as partes beneficiadas com o constante uso do aparelho. É multifuncional e é possível trabalhar com ele sentado, como almofada; em pé, como disco; e ajoelhado, inclusive em sua casa.

Toning ball

São bolas de tamanho pequeno e que pesam de 0,5 kg a 6 kg. São utilizadas para o trabalho de mat pilates, tornando os exercícios mais desafiadores. Trazem mais consistência para a estabilidade dos ombros e outros grupamentos musculares.

Fit roll (rolo de espuma)

O fit roll é um acessório de pilates utilizado para dar apoio ao corpo, auxiliando em vários tipos de trabalhos, como alongamento, automassagem, equilíbrio e exercícios de força e resistência.

Como exemplo, teríamos exercícios de estabilidade — o material promove uma superfície instável, que contribui para o fortalecimento do núcleo.

Para o corpo se manter equilibrado nessas condições, os grupamentos musculares das costas e do abdome são bastante solicitados.

Apoio para flexão

O apoio para flexão é um acessório portátil amplamente utilizado nos exercícios de solo, não se restringindo a pessoas treinadas. Sua indicação é bem democrática, podendo ser usada por atletas, militares e na área de reabilitação.

É um equipamento utilizado para o desenvolvimento simétrico da região superior do corpo. Tem por objetivo um trabalho de fortalecimento da musculatura abdominal, da região pélvica e das costas. Além disso, o acessório contribui para o treino cardiopulmonar, a melhoria da postura e a propriocepção postural — que auxilia na busca da consciência corporal.

Bosú

O bosú foi criado nos EUA, em 1999, e seu nome significa “both sides up” (ambos os lados para cima) — ou seja, pode ser usado tanto do lado plano, como do lado oval. Trata-se de um aparelho que é uma meia-bola em que um dos lados é arredondado e o outro é plano e estável.

O acessório atua beneficiando o equilíbrio, a coordenação motora, a consciência corporal, o fortalecimento muscular e o alongamento. Além de aumentar o grau de complexidade dos exercícios, torna as aulas mais variadas e dinâmicas.

Meia-lua ou pilates baby arc

É uma plataforma de tamanho pequeno, de forma curva e acolchoada que permite fazer exercícios com conforto. Sua indicação de uso é para indivíduos que possuem encurtamento nos músculos da parte superior do corpo, bem como para aqueles que têm a musculatura abdominal pouco desenvolvida.

É uma variação do equipamento ladder barrel e tem por finalidade trabalhar o alongamento da parte superior do corpo e fortalecer o centro — o powerhouse. Possibilita a execução de exercícios no solo, como o roll down e o roll up.

Mat

O mat é uma espécie de tapete utilizado no pilates e na yoga que serve para impedir o contato direto do corpo com o chão. Por diminuir a colisão no decorrer das posturas, sempre é recomendado usá-lo, porém é preciso ficar atento e escolher o mais adequado e compatível com o peso do corpo.

Ao terminar os exercícios propostos é indicado higienizar todos os utensílios, assim não haverá o risco de futuras alergias.

E aí, o que achou dos benefícios de usar acessórios de pilates? Viu o quanto eles podem enriquecer e tornar as aulas mais interessantes e dinâmicas? Isso mesmo, com simples objetos é possível realizar as posições e ainda desfrutar de todas as vantagens. Se você tem alguma opinião sobre essa prática, comente e compartilhe com a gente as suas experiências. Também não se esqueça de conhecer nossos cursos online de pilates.